Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladeira, Ângela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7978
Resumo: Esta investigação tem como objetivo descrever e analisar as minhas práticas de seleção/adaptação/construção de tarefas de matemática e de orquestração de discussões coletivas produtivas dessas tarefas. Mais concretamente, visa identificar e compreender as preocupações que sobressaem e os desafios que colocam quando me envolvo neste tipo de trabalho. A fundamentação teórica inclui três temáticas: (i) O ensino exploratório, salientado aspetos importantes inerentes ao papel do professor nesta perspetiva de ensino da Matemática, (ii) As tarefas, discutindo o seu significado, a importância da escolha das tarefas e a sua classificação e (iii) As práticas de orquestração de discussões coletivas produtivas. O estudo segue uma metodologia de cariz qualitativo e constitui uma investigação sobre a minha própria prática. A recolha de dados incluiu a observação participante e a análise documental. Os participantes deste estudo correspondem à investigadora e aos alunos da turma 29 da Escola Básica N.º1/Jardim de Infância Professor Bento Jesus Caraça. Os resultados deste estudo apontam para a escolha das tarefas, que potenciem o uso de diversas estratégias, que não sejam muito difíceis e que despertem o interesse dos alunos, aspetos que, simultaneamente, revelam constituir os principais desafios nas práticas de seleção/adaptação/construção de tarefas. No que se refere à orquestração de discussões coletivas produtivas, são vários os aspetos associados às práticas de antecipar, monitorizar, selecionar e sequenciar estratégias de resolução das tarefas, que se vão atenuando ao longo do desenvolvimento do projeto. Para além destas, destacam-se, também, preocupações associadas à gestão da apresentação e da discussão das resoluções dos alunos. Os principais desafios surgem associados a este momento de trabalho em torno das tarefas e ao estabelecimento de conexões entre as estratégias dos alunos.
id RCAP_150aad4e811654f0c9d7f27545b16949
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7978
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivasTarefasComunicação matemáticaOrquestração de discussões coletivas produtivasPráticas do professorRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioTasksMathematical communicationOrchestration of productive group discussionsTeacher practicesEsta investigação tem como objetivo descrever e analisar as minhas práticas de seleção/adaptação/construção de tarefas de matemática e de orquestração de discussões coletivas produtivas dessas tarefas. Mais concretamente, visa identificar e compreender as preocupações que sobressaem e os desafios que colocam quando me envolvo neste tipo de trabalho. A fundamentação teórica inclui três temáticas: (i) O ensino exploratório, salientado aspetos importantes inerentes ao papel do professor nesta perspetiva de ensino da Matemática, (ii) As tarefas, discutindo o seu significado, a importância da escolha das tarefas e a sua classificação e (iii) As práticas de orquestração de discussões coletivas produtivas. O estudo segue uma metodologia de cariz qualitativo e constitui uma investigação sobre a minha própria prática. A recolha de dados incluiu a observação participante e a análise documental. Os participantes deste estudo correspondem à investigadora e aos alunos da turma 29 da Escola Básica N.º1/Jardim de Infância Professor Bento Jesus Caraça. Os resultados deste estudo apontam para a escolha das tarefas, que potenciem o uso de diversas estratégias, que não sejam muito difíceis e que despertem o interesse dos alunos, aspetos que, simultaneamente, revelam constituir os principais desafios nas práticas de seleção/adaptação/construção de tarefas. No que se refere à orquestração de discussões coletivas produtivas, são vários os aspetos associados às práticas de antecipar, monitorizar, selecionar e sequenciar estratégias de resolução das tarefas, que se vão atenuando ao longo do desenvolvimento do projeto. Para além destas, destacam-se, também, preocupações associadas à gestão da apresentação e da discussão das resoluções dos alunos. Os principais desafios surgem associados a este momento de trabalho em torno das tarefas e ao estabelecimento de conexões entre as estratégias dos alunos.This research aims to describe and analyze my practices of selection / adaptation / construction math assignments and orchestration of productive collective discussions of these tasks. More specifically, it aims to identify and understand the aspects of the concerns and challenges that stand that place when I get involved in this type of work. The theoretical framework includes three themes: (i) the exploratory teaching, highlighted important aspects inherent in the teacher's role in teaching mathematics of perspective, (ii) the tasks, discussing its meaning, its importance to the students' learning and their classification and (iii) the productive collective discussions orchestration practices. The study follows a qualitative nature and methodology is an investigation on my own practice. Data collection included participant observation and document analysis. The participants in this study correspond to the researcher and the students of class 29 of the Basic School No.1 / Kindergarten Teacher Bento Jesus Caraça. The results of this study point to the choice of tasks, maximizing the use of various strategies, it is not too difficult and that arouse students' interest, aspects that simultaneously reveal constitute the main challenges in the practice of selection / adaptation / construction tasks. With regard to the orchestration of productive group discussions, several aspects associated with the practices anticipate, monitor, select and sequence of tasks solving strategies, which will attenuate along the project development. In addition to these, the highlights are also concerns associated with managing the presentation and discussion of the resolutions of the students. The main challenges arise for this time to work around the tasks and the establishment of connections between students' strategies.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalDelgado, CatarinaRepositório ComumLadeira, Ângela2015-03-04T14:01:10Z2015-022015-032015-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7978TID:201191598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:24.699019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivas
title Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivas
spellingShingle Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivas
Ladeira, Ângela
Tarefas
Comunicação matemática
Orquestração de discussões coletivas produtivas
Práticas do professor
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Tasks
Mathematical communication
Orchestration of productive group discussions
Teacher practices
title_short Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivas
title_full Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivas
title_fullStr Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivas
title_full_unstemmed Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivas
title_sort Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivas
author Ladeira, Ângela
author_facet Ladeira, Ângela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Catarina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ladeira, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Tarefas
Comunicação matemática
Orquestração de discussões coletivas produtivas
Práticas do professor
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Tasks
Mathematical communication
Orchestration of productive group discussions
Teacher practices
topic Tarefas
Comunicação matemática
Orquestração de discussões coletivas produtivas
Práticas do professor
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Tasks
Mathematical communication
Orchestration of productive group discussions
Teacher practices
description Esta investigação tem como objetivo descrever e analisar as minhas práticas de seleção/adaptação/construção de tarefas de matemática e de orquestração de discussões coletivas produtivas dessas tarefas. Mais concretamente, visa identificar e compreender as preocupações que sobressaem e os desafios que colocam quando me envolvo neste tipo de trabalho. A fundamentação teórica inclui três temáticas: (i) O ensino exploratório, salientado aspetos importantes inerentes ao papel do professor nesta perspetiva de ensino da Matemática, (ii) As tarefas, discutindo o seu significado, a importância da escolha das tarefas e a sua classificação e (iii) As práticas de orquestração de discussões coletivas produtivas. O estudo segue uma metodologia de cariz qualitativo e constitui uma investigação sobre a minha própria prática. A recolha de dados incluiu a observação participante e a análise documental. Os participantes deste estudo correspondem à investigadora e aos alunos da turma 29 da Escola Básica N.º1/Jardim de Infância Professor Bento Jesus Caraça. Os resultados deste estudo apontam para a escolha das tarefas, que potenciem o uso de diversas estratégias, que não sejam muito difíceis e que despertem o interesse dos alunos, aspetos que, simultaneamente, revelam constituir os principais desafios nas práticas de seleção/adaptação/construção de tarefas. No que se refere à orquestração de discussões coletivas produtivas, são vários os aspetos associados às práticas de antecipar, monitorizar, selecionar e sequenciar estratégias de resolução das tarefas, que se vão atenuando ao longo do desenvolvimento do projeto. Para além destas, destacam-se, também, preocupações associadas à gestão da apresentação e da discussão das resoluções dos alunos. Os principais desafios surgem associados a este momento de trabalho em torno das tarefas e ao estabelecimento de conexões entre as estratégias dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-04T14:01:10Z
2015-02
2015-03
2015-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7978
TID:201191598
url http://hdl.handle.net/10400.26/7978
identifier_str_mv TID:201191598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135331229892608