Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10448 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar e compreender as minhas práticas de preparação e de dinamização de congressos matemáticos. Mais concretamente pretende identificar e analisar os desafios com que me deparo na minha prática nestes dois momentos de trabalho em torno dos congressos matemáticos. O enquadramento teórico inclui três secções fundamentais que discutem as temáticas inerentes aos congressos matemáticos. O primeiro discute o entendimento de congresso matemático e descreve as suas fases, o segundo apresenta a importância dos congressos matemáticos para a aprendizagem dos alunos e o terceiro foca-se nas práticas e nos desafios colocados ao professor na preparação e na dinamização dos mesmos. O estudo insere-se no paradigma interpretativo, segue uma abordagem qualitativa e corresponde a uma investigação sobre a própria prática. Os dados foram recolhidos recorrendo à observação participante e à análise documental. No estudo participam 26 alunos pertencentes a uma turma do 2.º ano de escolaridade e eu própria enquanto professora estagiária. Os resultados do estudo evidenciam que na escolha das tarefas destacam-se desafios referentes à compreensão dos seus objetivos e a aspetos relacionados com a adaptação/construção dos seus contextos. Na antecipação das resoluções, realça-se a dificuldade em antecipar todas as hipóteses de resolução e em prever as dificuldades dos alunos. Na apresentação das tarefas, salientam-se desafios relativos à sua contextualização e em lidar com as intervenções dos alunos. No momento de monitorização, destacam-se as dúvidas em torno das informações a dar aos alunos e o receio de os influenciar na resolução das tarefas. Neste estudo evidencia-se também a dificuldade em selecionar e seriar os pósteres. Durante os congressos matemáticos, realça-se a dificuldade em promover discussões coletivas produtivas, associada quer ao tipo de tarefa proposta quer às minhas intervenções. Por fim, o tempo e a sua gestão surgem como uma dificuldade transversal nos momentos de preparação e dinamização do congresso matemático. |
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O estudo insere-se no paradigma interpretativo, segue uma abordagem qualitativa e corresponde a uma investigação sobre a própria prática. Os dados foram recolhidos recorrendo à observação participante e à análise documental. No estudo participam 26 alunos pertencentes a uma turma do 2.º ano de escolaridade e eu própria enquanto professora estagiária. Os resultados do estudo evidenciam que na escolha das tarefas destacam-se desafios referentes à compreensão dos seus objetivos e a aspetos relacionados com a adaptação/construção dos seus contextos. Na antecipação das resoluções, realça-se a dificuldade em antecipar todas as hipóteses de resolução e em prever as dificuldades dos alunos. Na apresentação das tarefas, salientam-se desafios relativos à sua contextualização e em lidar com as intervenções dos alunos. No momento de monitorização, destacam-se as dúvidas em torno das informações a dar aos alunos e o receio de os influenciar na resolução das tarefas. Neste estudo evidencia-se também a dificuldade em selecionar e seriar os pósteres. Durante os congressos matemáticos, realça-se a dificuldade em promover discussões coletivas produtivas, associada quer ao tipo de tarefa proposta quer às minhas intervenções. Por fim, o tempo e a sua gestão surgem como uma dificuldade transversal nos momentos de preparação e dinamização do congresso matemático.This study aims to analyse and to understand my practices of preparation and conduction of mathematical congresses. More specifically it intends to identify and assess the challenges that I encounter in my experience surrounding these two moments of work concerning the mathematical congresses. The theoretical framework includes three fundamental sections that discuss the inherent theme of mathematical congresses. The first discusses the understanding of the mathematical congresses and describes its different phases, the second shows the importance of the mathematical congresses for the students learning and the third focuses on the practices and challenges placed to the teacher in the preparation and dynamize thereof. The study is part of an interpretative paradigm, follows a qualitative approach and corresponds to an investigation on its own procedure. The data was collected using participant observation and documentary analysis. In the study, 26 student’s belonging to the 2nd grade took part and well as myself as a trainee teacher. The results of the study shows that in the choice of tasks the challenges that stand out refer to the understanding of the goals and the aspects related to the adaptation/construction of their contexts. In anticipation of the results, it highlights the difficulty in anticipating all the chances of resolution and to predict the difficulties of the students. In the presentation of the tasks, it is stressed challenges related to its contextualization and to deal with the student’s intervention. At the time of monitoring, it highlights the doubts surrounding the information given to the students and the fear of influencing the resolution of tasks. In this study it also shows the difficulty in select and serialize the posters. During the mathematical congresses, it highlights the difficulty in promoting productive collective discussions, associated either to a type of proposed task or to my interventions. At last, time and its management appear as a transversal difficulty at the time of preparation and dynamize of the mathematical congresses.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalDelgado, CatarinaRepositório ComumFerreira, Sónia Alexandra Marques2015-12-07T14:34:37Z20152015-122015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10448TID:201604272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:53.875424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo tem como objetivo analisar e compreender as minhas práticas de preparação e de dinamização de congressos matemáticos. Mais concretamente pretende identificar e analisar os desafios com que me deparo na minha prática nestes dois momentos de trabalho em torno dos congressos matemáticos. O enquadramento teórico inclui três secções fundamentais que discutem as temáticas inerentes aos congressos matemáticos. O primeiro discute o entendimento de congresso matemático e descreve as suas fases, o segundo apresenta a importância dos congressos matemáticos para a aprendizagem dos alunos e o terceiro foca-se nas práticas e nos desafios colocados ao professor na preparação e na dinamização dos mesmos. O estudo insere-se no paradigma interpretativo, segue uma abordagem qualitativa e corresponde a uma investigação sobre a própria prática. Os dados foram recolhidos recorrendo à observação participante e à análise documental. No estudo participam 26 alunos pertencentes a uma turma do 2.º ano de escolaridade e eu própria enquanto professora estagiária. Os resultados do estudo evidenciam que na escolha das tarefas destacam-se desafios referentes à compreensão dos seus objetivos e a aspetos relacionados com a adaptação/construção dos seus contextos. Na antecipação das resoluções, realça-se a dificuldade em antecipar todas as hipóteses de resolução e em prever as dificuldades dos alunos. Na apresentação das tarefas, salientam-se desafios relativos à sua contextualização e em lidar com as intervenções dos alunos. No momento de monitorização, destacam-se as dúvidas em torno das informações a dar aos alunos e o receio de os influenciar na resolução das tarefas. Neste estudo evidencia-se também a dificuldade em selecionar e seriar os pósteres. Durante os congressos matemáticos, realça-se a dificuldade em promover discussões coletivas produtivas, associada quer ao tipo de tarefa proposta quer às minhas intervenções. Por fim, o tempo e a sua gestão surgem como uma dificuldade transversal nos momentos de preparação e dinamização do congresso matemático. |
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