Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sónia Alexandra Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10448
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar e compreender as minhas práticas de preparação e de dinamização de congressos matemáticos. Mais concretamente pretende identificar e analisar os desafios com que me deparo na minha prática nestes dois momentos de trabalho em torno dos congressos matemáticos. O enquadramento teórico inclui três secções fundamentais que discutem as temáticas inerentes aos congressos matemáticos. O primeiro discute o entendimento de congresso matemático e descreve as suas fases, o segundo apresenta a importância dos congressos matemáticos para a aprendizagem dos alunos e o terceiro foca-se nas práticas e nos desafios colocados ao professor na preparação e na dinamização dos mesmos. O estudo insere-se no paradigma interpretativo, segue uma abordagem qualitativa e corresponde a uma investigação sobre a própria prática. Os dados foram recolhidos recorrendo à observação participante e à análise documental. No estudo participam 26 alunos pertencentes a uma turma do 2.º ano de escolaridade e eu própria enquanto professora estagiária. Os resultados do estudo evidenciam que na escolha das tarefas destacam-se desafios referentes à compreensão dos seus objetivos e a aspetos relacionados com a adaptação/construção dos seus contextos. Na antecipação das resoluções, realça-se a dificuldade em antecipar todas as hipóteses de resolução e em prever as dificuldades dos alunos. Na apresentação das tarefas, salientam-se desafios relativos à sua contextualização e em lidar com as intervenções dos alunos. No momento de monitorização, destacam-se as dúvidas em torno das informações a dar aos alunos e o receio de os influenciar na resolução das tarefas. Neste estudo evidencia-se também a dificuldade em selecionar e seriar os pósteres. Durante os congressos matemáticos, realça-se a dificuldade em promover discussões coletivas produtivas, associada quer ao tipo de tarefa proposta quer às minhas intervenções. Por fim, o tempo e a sua gestão surgem como uma dificuldade transversal nos momentos de preparação e dinamização do congresso matemático.
id RCAP_a35f7dbd0eda657ec70c4502d313e148
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10448
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticosPráticas do professorCongressos matemáticosTarefasDesafios do professorRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioTeacher practicesMathematical congresseTasksTeacher challengesEste estudo tem como objetivo analisar e compreender as minhas práticas de preparação e de dinamização de congressos matemáticos. Mais concretamente pretende identificar e analisar os desafios com que me deparo na minha prática nestes dois momentos de trabalho em torno dos congressos matemáticos. O enquadramento teórico inclui três secções fundamentais que discutem as temáticas inerentes aos congressos matemáticos. O primeiro discute o entendimento de congresso matemático e descreve as suas fases, o segundo apresenta a importância dos congressos matemáticos para a aprendizagem dos alunos e o terceiro foca-se nas práticas e nos desafios colocados ao professor na preparação e na dinamização dos mesmos. O estudo insere-se no paradigma interpretativo, segue uma abordagem qualitativa e corresponde a uma investigação sobre a própria prática. Os dados foram recolhidos recorrendo à observação participante e à análise documental. No estudo participam 26 alunos pertencentes a uma turma do 2.º ano de escolaridade e eu própria enquanto professora estagiária. Os resultados do estudo evidenciam que na escolha das tarefas destacam-se desafios referentes à compreensão dos seus objetivos e a aspetos relacionados com a adaptação/construção dos seus contextos. Na antecipação das resoluções, realça-se a dificuldade em antecipar todas as hipóteses de resolução e em prever as dificuldades dos alunos. Na apresentação das tarefas, salientam-se desafios relativos à sua contextualização e em lidar com as intervenções dos alunos. No momento de monitorização, destacam-se as dúvidas em torno das informações a dar aos alunos e o receio de os influenciar na resolução das tarefas. Neste estudo evidencia-se também a dificuldade em selecionar e seriar os pósteres. Durante os congressos matemáticos, realça-se a dificuldade em promover discussões coletivas produtivas, associada quer ao tipo de tarefa proposta quer às minhas intervenções. Por fim, o tempo e a sua gestão surgem como uma dificuldade transversal nos momentos de preparação e dinamização do congresso matemático.This study aims to analyse and to understand my practices of preparation and conduction of mathematical congresses. More specifically it intends to identify and assess the challenges that I encounter in my experience surrounding these two moments of work concerning the mathematical congresses. The theoretical framework includes three fundamental sections that discuss the inherent theme of mathematical congresses. The first discusses the understanding of the mathematical congresses and describes its different phases, the second shows the importance of the mathematical congresses for the students learning and the third focuses on the practices and challenges placed to the teacher in the preparation and dynamize thereof. The study is part of an interpretative paradigm, follows a qualitative approach and corresponds to an investigation on its own procedure. The data was collected using participant observation and documentary analysis. In the study, 26 student’s belonging to the 2nd grade took part and well as myself as a trainee teacher. The results of the study shows that in the choice of tasks the challenges that stand out refer to the understanding of the goals and the aspects related to the adaptation/construction of their contexts. In anticipation of the results, it highlights the difficulty in anticipating all the chances of resolution and to predict the difficulties of the students. In the presentation of the tasks, it is stressed challenges related to its contextualization and to deal with the student’s intervention. At the time of monitoring, it highlights the doubts surrounding the information given to the students and the fear of influencing the resolution of tasks. In this study it also shows the difficulty in select and serialize the posters. During the mathematical congresses, it highlights the difficulty in promoting productive collective discussions, associated either to a type of proposed task or to my interventions. At last, time and its management appear as a transversal difficulty at the time of preparation and dynamize of the mathematical congresses.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalDelgado, CatarinaRepositório ComumFerreira, Sónia Alexandra Marques2015-12-07T14:34:37Z20152015-122015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10448TID:201604272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:53.875424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos
title Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos
spellingShingle Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos
Ferreira, Sónia Alexandra Marques
Práticas do professor
Congressos matemáticos
Tarefas
Desafios do professor
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Teacher practices
Mathematical congresse
Tasks
Teacher challenges
title_short Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos
title_full Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos
title_fullStr Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos
title_full_unstemmed Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos
title_sort Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos
author Ferreira, Sónia Alexandra Marques
author_facet Ferreira, Sónia Alexandra Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Catarina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sónia Alexandra Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas do professor
Congressos matemáticos
Tarefas
Desafios do professor
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Teacher practices
Mathematical congresse
Tasks
Teacher challenges
topic Práticas do professor
Congressos matemáticos
Tarefas
Desafios do professor
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Teacher practices
Mathematical congresse
Tasks
Teacher challenges
description Este estudo tem como objetivo analisar e compreender as minhas práticas de preparação e de dinamização de congressos matemáticos. Mais concretamente pretende identificar e analisar os desafios com que me deparo na minha prática nestes dois momentos de trabalho em torno dos congressos matemáticos. O enquadramento teórico inclui três secções fundamentais que discutem as temáticas inerentes aos congressos matemáticos. O primeiro discute o entendimento de congresso matemático e descreve as suas fases, o segundo apresenta a importância dos congressos matemáticos para a aprendizagem dos alunos e o terceiro foca-se nas práticas e nos desafios colocados ao professor na preparação e na dinamização dos mesmos. O estudo insere-se no paradigma interpretativo, segue uma abordagem qualitativa e corresponde a uma investigação sobre a própria prática. Os dados foram recolhidos recorrendo à observação participante e à análise documental. No estudo participam 26 alunos pertencentes a uma turma do 2.º ano de escolaridade e eu própria enquanto professora estagiária. Os resultados do estudo evidenciam que na escolha das tarefas destacam-se desafios referentes à compreensão dos seus objetivos e a aspetos relacionados com a adaptação/construção dos seus contextos. Na antecipação das resoluções, realça-se a dificuldade em antecipar todas as hipóteses de resolução e em prever as dificuldades dos alunos. Na apresentação das tarefas, salientam-se desafios relativos à sua contextualização e em lidar com as intervenções dos alunos. No momento de monitorização, destacam-se as dúvidas em torno das informações a dar aos alunos e o receio de os influenciar na resolução das tarefas. Neste estudo evidencia-se também a dificuldade em selecionar e seriar os pósteres. Durante os congressos matemáticos, realça-se a dificuldade em promover discussões coletivas produtivas, associada quer ao tipo de tarefa proposta quer às minhas intervenções. Por fim, o tempo e a sua gestão surgem como uma dificuldade transversal nos momentos de preparação e dinamização do congresso matemático.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07T14:34:37Z
2015
2015-12
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10448
TID:201604272
url http://hdl.handle.net/10400.26/10448
identifier_str_mv TID:201604272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135336341700608