Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Paulo Renato Bernardes, 1965-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/31893
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Avaliação da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006
id RCAP_151b1f444064b46b225247e1023adb9f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/31893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escolaTeses de mestrado - 2006AvaliaçãoProjecto curricular de escolaAvaliação curricularAvaliação formativaDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Avaliação da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006Este trabalho de investigação surge no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Avaliação da Educação, organizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. A dissertação intitula-se Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do Projecto Curricular de Escola e baseia-se num estudo de caso qualitativo efectuado numa escola básica 1,2,3. O trabalho mobiliza conhecimentos da teoria da avaliação e da teoria do currículo, com o objectivo de explorar o contributo da avaliação para o processo de desenvolvimento do currículo delineado pelo Projecto Curricular de Escola. Numa primeira parte, introdutória, é apresentada a temática, a sua justificação e o desenho do estudo, com referência problema e aos objectivos da investigação. O primeiro capítulo é dedicado ao enquadramento teórico, onde são explorados conceitos do domínio da avaliação e do currículo ainda o respectivo quadro legal de referência. No segundo capítulo é definido o enquadramento metodológico da investigação, em termos da orientação conceptual e da definição de procedimentos. No terceiro capítulo são apresentados os resultados da investigação, de forma descritiva, a partir da análise realizada, seguidos da respectiva interpretação. O capítulo quarto inclui as conclusões e as recomendações decorrentes do estudo. No final incluem-se as secções dedicadas às referências bibliográficas e aos anexos.This research was done in order to obtain the Master degree in the Education Sciences' speciality of Educational Evaluation, at the University of Lisbon. The dissertation's name is "the evaluation role in school curriculum project construction and development", and presents a qualitative case study which has taken place in a basic school with the 1st, 2nd and 3rd cycles of study, from 1st to 9th grade. This work stands on evaluation and curriculum theory, and tries to explore evaluation's role within the school-based curriculum development. This dissertation has five major parts. The first part is the study introduction and refers to the research question and objectives and also to the research design. In the first chapter is included the literature review on several concepts within evaluation and curriculum theory as well as its legal background in basic education. The second chapter refers to the methodology and the third chapter shows the research findings, illuminated by theory. At the end, we provide some conclusions and recommendations from the study, and is presented the bibliography and the research complimentary material.Peralta, Maria Helena, 1947-Repositório da Universidade de LisboaNobre, Paulo Renato Bernardes, 1965-2018-02-21T14:58:38Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:25:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/31893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:11.180958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escola
title Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escola
spellingShingle Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escola
Nobre, Paulo Renato Bernardes, 1965-
Teses de mestrado - 2006
Avaliação
Projecto curricular de escola
Avaliação curricular
Avaliação formativa
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escola
title_full Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escola
title_fullStr Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escola
title_full_unstemmed Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escola
title_sort Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escola
author Nobre, Paulo Renato Bernardes, 1965-
author_facet Nobre, Paulo Renato Bernardes, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peralta, Maria Helena, 1947-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Paulo Renato Bernardes, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses de mestrado - 2006
Avaliação
Projecto curricular de escola
Avaliação curricular
Avaliação formativa
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Teses de mestrado - 2006
Avaliação
Projecto curricular de escola
Avaliação curricular
Avaliação formativa
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Avaliação da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2018-02-21T14:58:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/31893
url http://hdl.handle.net/10451/31893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134397858840576