Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53630 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_1109b954bd09d5d07433883b110eea14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53630 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médioInovação curricularTransdisciplinaridadeProjectos educativosAvaliação de projectosTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente trabalho é fruto de uma experimentação pedagógica de transdisciplinarização no ensino médio brasileiro. Apresenta-se aqui um estudo de caso e uma análise da percepção de alunos e professores sobre a efetividade do ensino transdisciplinar. Os atores do projeto foram ouvidos ao fim de um ano de estudo e convidados a comparar as experiências da forma tradicional de ensino (multidisciplinar) com esta inovadora (transdisciplinar). O projeto trata-se de uma proposta de inovação curricular afim de demonstrar uma solução para o problema de desmotivação na escola em questão. Como conclusão, chegou-se à resposta de que, de acordo com os alunos e professores envolvidos no projeto, a ideia da transdisciplinarização foi efetiva, além de inovadora. Este resultado combina com teorias anteriores tanto no que se refere ao conceito de inovação, quanto a questão da efetividade da transdisciplinaridade.The present work is pedagogical experimentation with the results of a transdisciplinarization study in a Brazilian high school. We present a case and students' and teachers’ perception analysis about the effectiveness of transdisciplinary teaching and learning. The project actors were heard at the end of the academic year and then invited to compare the experiences between the traditional way of teaching (multidisciplinary) and this innovative one (transdisciplinary). The project is a proposal of curriculum innovation, Concerning demonstrating a solution to the problem of lack of motivation in this school. In conclusion, the answer we reached was that, according to the students and teachers involved in the project, the curricular transdisciplinarization’s idea was more effective, as well as innovative, especially if we compare with the previous experiences. This result matches with previous theories both regarding the concept of innovation, and the issue of the effectiveness of transdisciplinarity.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaEizerik, Flávia2022-07-04T14:23:37Z20212021-11-192021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53630TID:203059816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:35.057482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio |
title |
Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio |
spellingShingle |
Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio Eizerik, Flávia Inovação curricular Transdisciplinaridade Projectos educativos Avaliação de projectos Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio |
title_full |
Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio |
title_fullStr |
Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio |
title_sort |
Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio |
author |
Eizerik, Flávia |
author_facet |
Eizerik, Flávia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Pedro, 1965- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eizerik, Flávia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação curricular Transdisciplinaridade Projectos educativos Avaliação de projectos Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Inovação curricular Transdisciplinaridade Projectos educativos Avaliação de projectos Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-11-19 2021-01-01T00:00:00Z 2022-07-04T14:23:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53630 TID:203059816 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53630 |
identifier_str_mv |
TID:203059816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134597124980736 |