Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eizerik, Flávia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53630
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_1109b954bd09d5d07433883b110eea14
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médioInovação curricularTransdisciplinaridadeProjectos educativosAvaliação de projectosTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente trabalho é fruto de uma experimentação pedagógica de transdisciplinarização no ensino médio brasileiro. Apresenta-se aqui um estudo de caso e uma análise da percepção de alunos e professores sobre a efetividade do ensino transdisciplinar. Os atores do projeto foram ouvidos ao fim de um ano de estudo e convidados a comparar as experiências da forma tradicional de ensino (multidisciplinar) com esta inovadora (transdisciplinar). O projeto trata-se de uma proposta de inovação curricular afim de demonstrar uma solução para o problema de desmotivação na escola em questão. Como conclusão, chegou-se à resposta de que, de acordo com os alunos e professores envolvidos no projeto, a ideia da transdisciplinarização foi efetiva, além de inovadora. Este resultado combina com teorias anteriores tanto no que se refere ao conceito de inovação, quanto a questão da efetividade da transdisciplinaridade.The present work is pedagogical experimentation with the results of a transdisciplinarization study in a Brazilian high school. We present a case and students' and teachers’ perception analysis about the effectiveness of transdisciplinary teaching and learning. The project actors were heard at the end of the academic year and then invited to compare the experiences between the traditional way of teaching (multidisciplinary) and this innovative one (transdisciplinary). The project is a proposal of curriculum innovation, Concerning demonstrating a solution to the problem of lack of motivation in this school. In conclusion, the answer we reached was that, according to the students and teachers involved in the project, the curricular transdisciplinarization’s idea was more effective, as well as innovative, especially if we compare with the previous experiences. This result matches with previous theories both regarding the concept of innovation, and the issue of the effectiveness of transdisciplinarity.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaEizerik, Flávia2022-07-04T14:23:37Z20212021-11-192021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53630TID:203059816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:35.057482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio
title Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio
spellingShingle Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio
Eizerik, Flávia
Inovação curricular
Transdisciplinaridade
Projectos educativos
Avaliação de projectos
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio
title_full Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio
title_fullStr Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio
title_full_unstemmed Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio
title_sort Inovação curricular : transdisciplinarização no ensino médio
author Eizerik, Flávia
author_facet Eizerik, Flávia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Pedro, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Eizerik, Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação curricular
Transdisciplinaridade
Projectos educativos
Avaliação de projectos
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inovação curricular
Transdisciplinaridade
Projectos educativos
Avaliação de projectos
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-11-19
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-04T14:23:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53630
TID:203059816
url http://hdl.handle.net/10451/53630
identifier_str_mv TID:203059816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134597124980736