Avaliação formativa em sala de aula : práticas e perceções de 4 professoras do 2º e 3º CEB
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/48221 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
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Avaliação formativa em sala de aula : práticas e perceções de 4 professoras do 2º e 3º CEBAvaliação da aprendizagemAvaliação formativaPráticas de avaliaçãoTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021A avaliação formativa tem como função a melhoria das aprendizagens dos alunos, é interativa, está integrada nos processos de ensino e de aprendizagem e cria condições para proporcionar feedback de qualidade aos alunos (Fernandes, 2006). Pode-se assim dizer que é uma modalidade da avaliação que está ao serviço das aprendizagens. Contudo, legislada em Portugal desde os finais do século passado, muito se tem questionado acerca da sua utilização nas nossas escolas e de que forma as práticas avaliativas desenvolvidas vão ao encontro do que é a real função da avaliação formativa. Baseando-se em estudos efetuados, Fernandes (2009) refere que a avaliação formativa é pouco frequente nas escolas, e que está mais associada “à intuição dos professores do que à recolha deliberada e propositada de informação” (p. 90). Tendo em conta estas dificuldades manifestadas no terreno, o trabalho que aqui se apresenta tem como objetivo contribuir para compreender as práticas de avaliação em sala de aula, dando particular importância ao seu papel no desenvolvimento do processo de aprendizagem e ensino, nomeadamente através da resposta às seguintes questões: Como se poderão caracterizar as práticas de avaliação (incluindo as de avaliação formativa) que os professores desenvolvem em sala de aula? Como se poderão caracterizar as perceções dos professores sobre as práticas de avaliação que desenvolvem em sala de aula? As questões em análise são abordadas com recurso a uma estratégia qualitativa e a um quadro metodológico de igual natureza. Optou-se pelo estudo de caso, pela entrevista semi-diretiva (a quatro professoras do 2º e 3º ciclos, de duas escolas no distrito de Setúbal) e pela pesquisa documental. O tratamento da informação recolhida efetua-se através da análise de conteúdo. Devido à sua natureza exploratória e centrada essencialmente na compreensão dos fenómenos estudados, não é possível neste trabalho, fazer extrapolações para a população, mas unicamente encontrar ideias ou caminhos a percorrer no que se refere à avaliação em sala de aula. De acordo com os resultados obtidos, parece haver uma identificação entre as perspetivas das professoras face à avaliação formativa e as práticas avaliativas que implementam em sala de aula. O que permite concluir que as práticas de avaliação formativa estão diretamente relacionadas com a perspetiva de ensino e aprendizagem que o professor professa. A intencionalidade reguladora na seleção de tarefas e no desenvolvimento de práticas de avaliação com intenção formativa, estritamente associadas à promoção da aprendizagem dos alunos, o feedback, a forma positiva de lidar com o erro, e a participação/envolvimento dos alunos nas tarefas são práticas privilegiadas pelas professoras.Formative assessment has the function of improving students' learning, it is interactive, it is integrated into teaching and learning processes and creates conditions to provide quality feedback to students. (Fernandes, 2006). It can thus be said that it is a modality of assessment that is at the service of learning. Even though, legislated in Portugal since the end of the last century, much has been questioned about its use in our schools and how the evaluation practices developed are in line with what is the real function of formative evaluation is. Based on studies carried out, Fernandes (2009), states that formative assessment is not frequent in schools, and that it is more associated with “the intuition of teachers than with the deliberate and purposeful collection of information” (p. 90). Bearing in mind these difficulties manifested lived in the field, the work presented here aims to contribute to understanding the assessment practices in the classroom, giving particular importance to their role in the development of the learning and teaching process, particularly through the answer to the following questions: How can the evaluation practices (including those of formative evaluation) that teachers develop in the classroom be characterized? How can the teachers' perceptions of the assessment practices they develop in the classroom be characterized? The issues under analysis are addressed using a qualitative strategy and a methodological framework of the same nature. We chose this case study, the semi-directive interview (to four teachers from the 2nd and 3rd cycles, from two schools in the district of Setubal) and documentary research. The information collected is processed through content analysis. Due to its exploratory nature and focused essentially on understanding the phenomena studied, it is not possible in this work to make extrapolations to the population, but only to find ideas or ways to go with regard to classroom assessment. According to the results obtained, there seems to be an identification between the teachers' perspectives regarding formative assessment and the assessment practices they implement in the classroom. That allows us to conclude that the formative assessment practices are directly related to the teaching and learning perspective the teacher professes. Regulatory intentionality in the selection of tasks and the development of assessment practices with formative intent, strictly associated with the promotion of student learning, feedback, the positive way of dealing with error, and student participation / involvement in tasks are practical privileged by teachers.Rodrigues, Pedro, 1958-Repositório da Universidade de LisboaMoura, Maria de Lurdes Andrade Gomes2021-05-28T09:47:22Z20212021-012021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48221TID:202970493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:51:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:06.526342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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