História e filosofia da ciência : construir uma nova imagem de ciência na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Fátima
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/430
Resumo: Lição apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para concurso de acesso à categoria de Professor-Coordenador para a Área Científica de Supervisão e Didáctica das Ciências.
id RCAP_1533ad31782a4604f733a1de196f1f0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling História e filosofia da ciência : construir uma nova imagem de ciência na formação de professoresHistória e filosofia da ciênciaEducação em ciênciaFormação de professoresConservação da massa nas reacções químicasLição apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para concurso de acesso à categoria de Professor-Coordenador para a Área Científica de Supervisão e Didáctica das Ciências.Clarificam-se as correntes atuais da filosofia da ciência e em particular as suas direcções mais recentes, baseadas na história da ciência. Defende-se que a história da ciência representa um contributo muito relevante para a educação em ciência e, por isso mesmo, também para a formação de professores. Como exemplo, apresenta-se a controversa construção histórica da ideia de conservação da massa nas reacções químicas.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPaixão, Fátima2010-11-11T15:37:13Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/430porPAIXÃO, Fátima Carmona Simões da (2003) - História e Filosofia da Ciência: Construir uma Nova Imagem de Ciência na Formação de Professores. Castelo Branco : Escola Superior de Educação. 54 f. Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:45:41Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:02.405155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv História e filosofia da ciência : construir uma nova imagem de ciência na formação de professores
title História e filosofia da ciência : construir uma nova imagem de ciência na formação de professores
spellingShingle História e filosofia da ciência : construir uma nova imagem de ciência na formação de professores
Paixão, Fátima
História e filosofia da ciência
Educação em ciência
Formação de professores
Conservação da massa nas reacções químicas
title_short História e filosofia da ciência : construir uma nova imagem de ciência na formação de professores
title_full História e filosofia da ciência : construir uma nova imagem de ciência na formação de professores
title_fullStr História e filosofia da ciência : construir uma nova imagem de ciência na formação de professores
title_full_unstemmed História e filosofia da ciência : construir uma nova imagem de ciência na formação de professores
title_sort História e filosofia da ciência : construir uma nova imagem de ciência na formação de professores
author Paixão, Fátima
author_facet Paixão, Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv História e filosofia da ciência
Educação em ciência
Formação de professores
Conservação da massa nas reacções químicas
topic História e filosofia da ciência
Educação em ciência
Formação de professores
Conservação da massa nas reacções químicas
description Lição apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para concurso de acesso à categoria de Professor-Coordenador para a Área Científica de Supervisão e Didáctica das Ciências.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
2010-11-11T15:37:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/430
url http://hdl.handle.net/10400.11/430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PAIXÃO, Fátima Carmona Simões da (2003) - História e Filosofia da Ciência: Construir uma Nova Imagem de Ciência na Formação de Professores. Castelo Branco : Escola Superior de Educação. 54 f. Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130775969333248