Caracterização da mobilidade da população da FCUL e avaliação do potencial para redução de emissões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calheiros, Henrique Oliveira da Direita
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45492
Resumo: Tese de mestrado integrado em Engenharia da Energia e Ambiente, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020
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spelling Caracterização da mobilidade da população da FCUL e avaliação do potencial para redução de emissõesMobilidade SustentávelEmissõesPadrões de MobilidadeInquéritosTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do AmbienteTese de mestrado integrado em Engenharia da Energia e Ambiente, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020Nos dias que correm, a mobilidade dos cidadãos é uma necessidade cada vez mais recorrente e praticamente um dado adquirido, principalmente nos grandes centros urbanos. As viagens diárias durante a semana são na sua maioria associadas às deslocações pendulares casa-trabalho/trabalho-casa e ainda é muito frequente a utilização do meio de transporte particular (carro). Deste modo, torna-se indispensável a promoção de uma mobilidade sustentável, de forma a reduzir os impactos ambientais, económicos e sociais, que estão associados a uma mobilidade cada vez mais intensa. O estudo dos padrões de mobilidade das populações é um ponto de partida importante e necessário à averiguação de diversas questões, entre elas o nível de emissões de CO2 (Dióxido de carbono) e outras emissões de poluentes regulados tais como CO (Monóxido de carbono), NOx (Óxidos de azoto), PM (Matéria particulada) e COVNM (Compostos Orgânicos Voláteis Não Metânicos), que permitirá elaborar propostas de melhoria. Com o intuito de dar resposta a estas questões, este estudo desenvolveu-se através da realização de inquéritos à população do campus da FCUL. Apesar de ser um universo de pequenas dimensões - cerca de 6 000 pessoas, incluindo docentes/investigadores e estudantes - comparativamente à população nacional (cerca de 10 milhões de pessoas, das quais 7 milhões com idades compreendidas entre os 15 e os 65 anos), é um bom suporte para estudos futuros de pegada carbónica do campus FCUL, demonstrando a aplicabilidade de alguns métodos para estudos de maior amplitude. Nos inquéritos realizados obteve-se uma taxa de resposta de cerca de 10% e concluiu-se que o grupo dos professores e investigadores utilizam essencialmente o carro particular para as suas deslocações diárias. Observou-se que nenhum indivíduo transporta 4 passageiros, isto é, nunca preenche a lotação do veículo, tendo assim sido obtida uma taxa média de ocupação de passageiros por carro de 1,34. Os alunos utilizam maioritariamente os transportes públicos para as suas deslocações multimodais, principalmente o transporte metropolitano. As deslocações pendulares casa-FCUL, para o ano de 2017 foram responsáveis por 411 toneladas de CO2.Nowadays, citizens' mobility is a progressively recurring need and practically a given, especially in large urban centers. During the week, the daily trips are mostly related to commuting from home to work, and so far, the use of private means of transport is still very common. Thus, it is essential to promote sustainable mobility, in order to reduce environmental, economic and social impacts, which are related to an increasingly intense mobility. The analysis of the population mobility standards is an important starting point and necessary to investigate several issues, for instance the level of CO2 (Carbon dioxide) and other controlled pollutants emissions such as CO (Carbon monoxide), NOx (Nitrogen oxide), PM (Particulate matter) and NMVOC (Non-methane volatile organic compound). This will allow the elaboration of improvement studies, through the development of surveys to the FCUL campus population. Despite being a small universe, about 6 000 people (including professors/researchers and students), comparing to the national population, approximately 10 million inhabitants, from which 7 million are between 15 and 65 years old, it is an acceptable basis for future studies of the FCUL campus’ carbon footprint, exposing the applicability of some methods for larger studies. By the surveys conducted, with a response rate of around 10%, it´s possible to conclude that the teachers and researchers group primarily use the private car for their daily trips. Moreover, no driver carried 4 passengers, in other words, the vehicle was never entirely full, with an average passenger occupancy rate per car of 1,34. In other hand, the student’s group, predominately used public transport for their daily trips, mainly by the underground railway system. The commuting trips home-FCUL, in the year 2017, were responsible for 411 tons of CO2.Silva, Carla Alexandra Monteiro daRepositório da Universidade de LisboaCalheiros, Henrique Oliveira da Direita2020-12-21T14:21:04Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45492TID:202604896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:55.342339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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