Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Íris Susana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Viana, Fernanda Leopoldina, Silva, Cristina Maria Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/42997
Resumo: Neste texto recuperamos o quadro teórico proposto por Lee S. Shulman para dar resposta à seguinte questão: Qual o conhecimento de base do professor alfabetizador? A partir desta questão, entende-se que o ensino da alfabetização implica a convocação e a operacionalização de conhecimentos de diferentes naturezas, alguns dos quais subinvestigados e, por isso mesmo, ainda dependentes das intuições e práticas não sistematizadas e dificilmente passíveis de aprendizagem nos contextos de formação académica. Argumenta-se que é pela mesma ordem de razões que a tarefa pedagógica de ensinar a ler se torna difícil de conceber para os jovens professores. Defende-se que o modelo do conhecimento do professor alfabetizador que apresentamos se configura como basilar na concepção da formação do professor alfabetizador no atual contexto formativo português, que também é brevemente caracterizado.
id RCAP_154443df33b0bdad0313d3a496febfdf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42997
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizadorSobre la formación del maestro de la educación primaria: una contribución para la caracterización del conocimiento de base del maestro alfabetizadorOn early literacy teacher education: a contribution for characteziring the knowledge base for the early literacy teacherProfessor alfabetizadorFormação profissionalProfessores de educação básicaAprendizaje profesionalMaestro de educación primariaEarly literacy teacherProfissional learningElementar school teacherHumanidades::Outras HumanidadesNeste texto recuperamos o quadro teórico proposto por Lee S. Shulman para dar resposta à seguinte questão: Qual o conhecimento de base do professor alfabetizador? A partir desta questão, entende-se que o ensino da alfabetização implica a convocação e a operacionalização de conhecimentos de diferentes naturezas, alguns dos quais subinvestigados e, por isso mesmo, ainda dependentes das intuições e práticas não sistematizadas e dificilmente passíveis de aprendizagem nos contextos de formação académica. Argumenta-se que é pela mesma ordem de razões que a tarefa pedagógica de ensinar a ler se torna difícil de conceber para os jovens professores. Defende-se que o modelo do conhecimento do professor alfabetizador que apresentamos se configura como basilar na concepção da formação do professor alfabetizador no atual contexto formativo português, que também é brevemente caracterizado.En este trabajo recuperamos el marco teórico propuesto por Lee S. Shulman para dar respuesta a la siguiente cuestión: ¿Cuál es el conocimiento de base de un profesor alfabetizador? Nuestra respuesta es que la enseñanza de la alfabetización implica convocar y operacionalizar conocimientos de diferente naturaleza, algunos de los cuales muy poco investigados y, por esta razón, todavía muy dependientes de intuiciones y prácticas no sistematizadas, difícilmente susceptibles de ser aprendidas en los contextos de formación académica. Argumentamos que es por este mismo tipo de razones que la tarea pedagógica de enseñar a leer resulta difícil de imaginar para los jóvenes profesores. Defendemos que el modelo de conocimiento del profesor alfabetizador que aquí presentamos se confi gura como básico en la concepción de la formación de tal profesor en el actual contexto formativo en Portugal, que también será brevemente caracterizado.In this paper, we recover the theoretical framework proposed by Lee S. Shulman to answer to the following question: What is the base knowledge of the literacy teacher? From this question, one may understand that the teaching of literacy implies in the calling and in the operationalization of diff erent kinds of knowledge, some of which have not been researched deeply and, for this reason are still dependent on intuition and unsystematic practices that are hardly available for learning in academic contexts training. We argue that it is for this same reason that the pedagogical task of teaching to read becomes diffi cult to be conceived by young teachers. We sustain that the model of knowledge of the literacy teacher that we present can be considered in the design of the current Portuguese literacy teacher training context,Fundação para a Ciência e a TecnologiaCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoPereira, Íris SusanaViana, Fernanda LeopoldinaSilva, Cristina Maria Vieira20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/42997por0102-54732175-795X10.5007/2175-795Xhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:24:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:06.396361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador
Sobre la formación del maestro de la educación primaria: una contribución para la caracterización del conocimiento de base del maestro alfabetizador
On early literacy teacher education: a contribution for characteziring the knowledge base for the early literacy teacher
title Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador
spellingShingle Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador
Pereira, Íris Susana
Professor alfabetizador
Formação profissional
Professores de educação básica
Aprendizaje profesional
Maestro de educación primaria
Early literacy teacher
Profissional learning
Elementar school teacher
Humanidades::Outras Humanidades
title_short Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador
title_full Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador
title_fullStr Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador
title_full_unstemmed Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador
title_sort Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador
author Pereira, Íris Susana
author_facet Pereira, Íris Susana
Viana, Fernanda Leopoldina
Silva, Cristina Maria Vieira
author_role author
author2 Viana, Fernanda Leopoldina
Silva, Cristina Maria Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Íris Susana
Viana, Fernanda Leopoldina
Silva, Cristina Maria Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Professor alfabetizador
Formação profissional
Professores de educação básica
Aprendizaje profesional
Maestro de educación primaria
Early literacy teacher
Profissional learning
Elementar school teacher
Humanidades::Outras Humanidades
topic Professor alfabetizador
Formação profissional
Professores de educação básica
Aprendizaje profesional
Maestro de educación primaria
Early literacy teacher
Profissional learning
Elementar school teacher
Humanidades::Outras Humanidades
description Neste texto recuperamos o quadro teórico proposto por Lee S. Shulman para dar resposta à seguinte questão: Qual o conhecimento de base do professor alfabetizador? A partir desta questão, entende-se que o ensino da alfabetização implica a convocação e a operacionalização de conhecimentos de diferentes naturezas, alguns dos quais subinvestigados e, por isso mesmo, ainda dependentes das intuições e práticas não sistematizadas e dificilmente passíveis de aprendizagem nos contextos de formação académica. Argumenta-se que é pela mesma ordem de razões que a tarefa pedagógica de ensinar a ler se torna difícil de conceber para os jovens professores. Defende-se que o modelo do conhecimento do professor alfabetizador que apresentamos se configura como basilar na concepção da formação do professor alfabetizador no atual contexto formativo português, que também é brevemente caracterizado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/42997
url https://hdl.handle.net/1822/42997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0102-5473
2175-795X
10.5007/2175-795X
https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132528598056960