Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/42997 |
Resumo: | Neste texto recuperamos o quadro teórico proposto por Lee S. Shulman para dar resposta à seguinte questão: Qual o conhecimento de base do professor alfabetizador? A partir desta questão, entende-se que o ensino da alfabetização implica a convocação e a operacionalização de conhecimentos de diferentes naturezas, alguns dos quais subinvestigados e, por isso mesmo, ainda dependentes das intuições e práticas não sistematizadas e dificilmente passíveis de aprendizagem nos contextos de formação académica. Argumenta-se que é pela mesma ordem de razões que a tarefa pedagógica de ensinar a ler se torna difícil de conceber para os jovens professores. Defende-se que o modelo do conhecimento do professor alfabetizador que apresentamos se configura como basilar na concepção da formação do professor alfabetizador no atual contexto formativo português, que também é brevemente caracterizado. |
id |
RCAP_154443df33b0bdad0313d3a496febfdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42997 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizadorSobre la formación del maestro de la educación primaria: una contribución para la caracterización del conocimiento de base del maestro alfabetizadorOn early literacy teacher education: a contribution for characteziring the knowledge base for the early literacy teacherProfessor alfabetizadorFormação profissionalProfessores de educação básicaAprendizaje profesionalMaestro de educación primariaEarly literacy teacherProfissional learningElementar school teacherHumanidades::Outras HumanidadesNeste texto recuperamos o quadro teórico proposto por Lee S. Shulman para dar resposta à seguinte questão: Qual o conhecimento de base do professor alfabetizador? A partir desta questão, entende-se que o ensino da alfabetização implica a convocação e a operacionalização de conhecimentos de diferentes naturezas, alguns dos quais subinvestigados e, por isso mesmo, ainda dependentes das intuições e práticas não sistematizadas e dificilmente passíveis de aprendizagem nos contextos de formação académica. Argumenta-se que é pela mesma ordem de razões que a tarefa pedagógica de ensinar a ler se torna difícil de conceber para os jovens professores. Defende-se que o modelo do conhecimento do professor alfabetizador que apresentamos se configura como basilar na concepção da formação do professor alfabetizador no atual contexto formativo português, que também é brevemente caracterizado.En este trabajo recuperamos el marco teórico propuesto por Lee S. Shulman para dar respuesta a la siguiente cuestión: ¿Cuál es el conocimiento de base de un profesor alfabetizador? Nuestra respuesta es que la enseñanza de la alfabetización implica convocar y operacionalizar conocimientos de diferente naturaleza, algunos de los cuales muy poco investigados y, por esta razón, todavía muy dependientes de intuiciones y prácticas no sistematizadas, difícilmente susceptibles de ser aprendidas en los contextos de formación académica. Argumentamos que es por este mismo tipo de razones que la tarea pedagógica de enseñar a leer resulta difícil de imaginar para los jóvenes profesores. Defendemos que el modelo de conocimiento del profesor alfabetizador que aquí presentamos se confi gura como básico en la concepción de la formación de tal profesor en el actual contexto formativo en Portugal, que también será brevemente caracterizado.In this paper, we recover the theoretical framework proposed by Lee S. Shulman to answer to the following question: What is the base knowledge of the literacy teacher? From this question, one may understand that the teaching of literacy implies in the calling and in the operationalization of diff erent kinds of knowledge, some of which have not been researched deeply and, for this reason are still dependent on intuition and unsystematic practices that are hardly available for learning in academic contexts training. We argue that it is for this same reason that the pedagogical task of teaching to read becomes diffi cult to be conceived by young teachers. We sustain that the model of knowledge of the literacy teacher that we present can be considered in the design of the current Portuguese literacy teacher training context,Fundação para a Ciência e a TecnologiaCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoPereira, Íris SusanaViana, Fernanda LeopoldinaSilva, Cristina Maria Vieira20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/42997por0102-54732175-795X10.5007/2175-795Xhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:24:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:06.396361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador Sobre la formación del maestro de la educación primaria: una contribución para la caracterización del conocimiento de base del maestro alfabetizador On early literacy teacher education: a contribution for characteziring the knowledge base for the early literacy teacher |
title |
Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador |
spellingShingle |
Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador Pereira, Íris Susana Professor alfabetizador Formação profissional Professores de educação básica Aprendizaje profesional Maestro de educación primaria Early literacy teacher Profissional learning Elementar school teacher Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador |
title_full |
Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador |
title_fullStr |
Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador |
title_full_unstemmed |
Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador |
title_sort |
Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador |
author |
Pereira, Íris Susana |
author_facet |
Pereira, Íris Susana Viana, Fernanda Leopoldina Silva, Cristina Maria Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Fernanda Leopoldina Silva, Cristina Maria Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Íris Susana Viana, Fernanda Leopoldina Silva, Cristina Maria Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor alfabetizador Formação profissional Professores de educação básica Aprendizaje profesional Maestro de educación primaria Early literacy teacher Profissional learning Elementar school teacher Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Professor alfabetizador Formação profissional Professores de educação básica Aprendizaje profesional Maestro de educación primaria Early literacy teacher Profissional learning Elementar school teacher Humanidades::Outras Humanidades |
description |
Neste texto recuperamos o quadro teórico proposto por Lee S. Shulman para dar resposta à seguinte questão: Qual o conhecimento de base do professor alfabetizador? A partir desta questão, entende-se que o ensino da alfabetização implica a convocação e a operacionalização de conhecimentos de diferentes naturezas, alguns dos quais subinvestigados e, por isso mesmo, ainda dependentes das intuições e práticas não sistematizadas e dificilmente passíveis de aprendizagem nos contextos de formação académica. Argumenta-se que é pela mesma ordem de razões que a tarefa pedagógica de ensinar a ler se torna difícil de conceber para os jovens professores. Defende-se que o modelo do conhecimento do professor alfabetizador que apresentamos se configura como basilar na concepção da formação do professor alfabetizador no atual contexto formativo português, que também é brevemente caracterizado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/42997 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/42997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0102-5473 2175-795X 10.5007/2175-795X https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132528598056960 |