Influência do play along na prática pedagógica do trompete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroca, Emanuel José Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24385
Resumo: O presente trabalho divulga o projeto de investigação realizado no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e na Sociedade Filarmónica Silvarense (Silvares), bem como os relatórios da Prática de Ensino Supervisionada decorrida durante o ano letivo 2017/2018. Durante três meses foram realizadas três sessões onde os alunos tiveram a possibilidade de utilizar o play along tanto em sala de aula como no seu estudo autónomo. Todos os processos utilizados partiram de uma ideia de desenvolvimento motivador, cognitivo, autónomo e padagógico. O trabalho pretende demontrar as possibilidades pedagógicas que os fonogramas podem ter no desenvolvimento dos alunos quando se sabe trabalhar com esta ferramenta.
id RCAP_154e8a68257fd9aee3d88e870c227996
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/24385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência do play along na prática pedagógica do trompetePlay AlongMotivaçãoAutonomiProcesso CognitivoNovas TecnologiasTrompetePedagogiaO presente trabalho divulga o projeto de investigação realizado no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e na Sociedade Filarmónica Silvarense (Silvares), bem como os relatórios da Prática de Ensino Supervisionada decorrida durante o ano letivo 2017/2018. Durante três meses foram realizadas três sessões onde os alunos tiveram a possibilidade de utilizar o play along tanto em sala de aula como no seu estudo autónomo. Todos os processos utilizados partiram de uma ideia de desenvolvimento motivador, cognitivo, autónomo e padagógico. O trabalho pretende demontrar as possibilidades pedagógicas que os fonogramas podem ter no desenvolvimento dos alunos quando se sabe trabalhar com esta ferramenta.The thesis presented discloses the research project carried out in the Music Conservatory of Aveiro Calouste Gulbenkian and in the Silvarense Philharmonic Society (Silvares), as well as the reports of the Supervised Teaching Practice during the 2017/2018 academic year. Between three months, three sessions were held where the students had the possibility to use play along both in the classroom and in their self-regulatory study. All the processes used started from an idea of motivation, cognitive processes, self-regulation and padagogical development. This paper aims to demonstrate the pedagogical possibilities that phonograms can have in students' development when people knows how to work with it.2018-10-19T13:35:17Z2018-05-24T00:00:00Z2018-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24385TID:202240380porBarroca, Emanuel José Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:45Zoai:ria.ua.pt:10773/24385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:01.746048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência do play along na prática pedagógica do trompete
title Influência do play along na prática pedagógica do trompete
spellingShingle Influência do play along na prática pedagógica do trompete
Barroca, Emanuel José Dias
Play Along
Motivação
Autonomi
Processo Cognitivo
Novas Tecnologias
Trompete
Pedagogia
title_short Influência do play along na prática pedagógica do trompete
title_full Influência do play along na prática pedagógica do trompete
title_fullStr Influência do play along na prática pedagógica do trompete
title_full_unstemmed Influência do play along na prática pedagógica do trompete
title_sort Influência do play along na prática pedagógica do trompete
author Barroca, Emanuel José Dias
author_facet Barroca, Emanuel José Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroca, Emanuel José Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Play Along
Motivação
Autonomi
Processo Cognitivo
Novas Tecnologias
Trompete
Pedagogia
topic Play Along
Motivação
Autonomi
Processo Cognitivo
Novas Tecnologias
Trompete
Pedagogia
description O presente trabalho divulga o projeto de investigação realizado no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e na Sociedade Filarmónica Silvarense (Silvares), bem como os relatórios da Prática de Ensino Supervisionada decorrida durante o ano letivo 2017/2018. Durante três meses foram realizadas três sessões onde os alunos tiveram a possibilidade de utilizar o play along tanto em sala de aula como no seu estudo autónomo. Todos os processos utilizados partiram de uma ideia de desenvolvimento motivador, cognitivo, autónomo e padagógico. O trabalho pretende demontrar as possibilidades pedagógicas que os fonogramas podem ter no desenvolvimento dos alunos quando se sabe trabalhar com esta ferramenta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19T13:35:17Z
2018-05-24T00:00:00Z
2018-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/24385
TID:202240380
url http://hdl.handle.net/10773/24385
identifier_str_mv TID:202240380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137634754232320