A relevância do play along no acompanhamento pedagógico do trompete
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68690 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
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A relevância do play along no acompanhamento pedagógico do trompeteThe relevance of play along in the pedagogical accompaniment of the trumpetPedagogiaPlay alongProcessos cognitivosPedagogyCognitive processCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2018/2019, no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira nos Grupos de Recrutamento M21 – Trompete, M32 - Conjuntos Instrumentais. A intervenção pedagógica teve como objetivo avaliar a relevância do play along no processo de ensino/aprendizagem da trompete. Em particular, procurou-se averiguar se o auxílio desta ferramenta intervém de forma direta com a motivação do aluno, a sua postura na sala de aula e estudo individual em casa, consequente melhoria na evolução técnico/artística do trompete. Participaram no estudo um grupo de quatro alunos no âmbito do Grupo de Recrutamento M21, e um grupo de doze elementos de metais da Orquestra Académica, no âmbito do Grupo de Recrutamento M32. Para a recolha de dados no âmbito dos alunos e dos professores de trompete (M21), foram realizadas entrevistas sobre a aplicação do projeto de intervenção pedagógica na escola e os obstáculos/benefícios que surgiam da prática do uso do play along. Para concluir foi realizado um inquérito via online aplicado a todos os trompetistas, desde amadores, (instrumentistas) profissionais e professores do instrumento para obter uma melhor perceção da relevância do play along no acompanhamento pedagógico do trompete.This report is prepared within the Professional Internship of the Master in Music Education of the University of Minho and reflects the Pedagogical Intervention held during the 2018/2019 school year, at the Conservatory - Professional School of the Arts of Madeira in Recruitment Groups M21 - Trumpet, M32 - Instrumental Ensembles. The pedagogical intervention aimed to evaluate the relevance of play along in the trumpet teaching / learning process. In particular, it was sought to ascertain whether the aid of this tool intervenes directly with the student's motivation, their posture in the classroom and individual study at home, consequent improvement in the technical/artistic evolution of the trumpet. The study included a group of four students from the M21 Recruitment Group and a group of twelve brass members from the Academic Orchestra under the M32 Recruitment Group. For data collection in the context of students and teachers of trumpet (M21), interviews were conducted on the application of the pedagogical intervention project in school and the obstacles / benefits that arose from the practice of using play along. To conclude, an online survey was applied to all trumpeters, from amateurs, professionals and teachers of the instrument to gain a better understanding of the relevance of play along in the pedagogical accompaniment of the trumpet.Faria, Vasco Silva deUniversidade do MinhoTavares, Rui Miguel Vidal20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68690por202537366info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:01.039445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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