Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nuno José Carrola
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Torres, Leonor Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21017
Resumo: O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu Diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do Diretor, caracterizado por um certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico e prospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior.
id RCAP_156632a8b558e985fb7335a47fae37a7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacionalEstilos de liderançaCultura organizacional escolarAdministração escolarEscola democráticaLeadership stylesSchool organizational cultureSchool administrationDemocratic schoolO artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu Diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do Diretor, caracterizado por um certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico e prospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior.The main goal of this paper were the critical analysis of the working routine of a unipersonal management organ in a Portuguese secondary school, and also the characterization of the principal’s praxis within the daily management tasks. As far as methodology is concerned, we have made a synchronic case study, using several research techniques. The assembled data allowed us to build the principal’s pattern profile regarding leadership, which is basically characterized by a certain hybridism, due to the combination of several styles (rational, hierarchical and prospective), which made it clear that in the daily routine of leadership and management the outside is more valued than the inside.El principal objetivo del artículo es analizar críticamente el funcionamiento del órgano de gobierno de una escuela secundaria portugués, así como caracterizar la praxis de su Director en la gestión diaria. Desde el punto de vista metodológico, se realizó un estudio de caso sincrónico, con el uso de diversas técnicas de investigación. De los datos recogidos fue posible trazar el perfil típico de la dirección del Director, que se caracteriza por una cierta hibridez, sobre la base de una combinación de varios estilos (racional, jerárquico y futuro), que revela, en sus actividades diarias de gestión, la apreciación del exterior en vez de en el interior.Centro de Investigação em Educação da Universidade do MinhoAssociação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)Universidade do MinhoFerreira, Nuno José CarrolaTorres, Leonor Lima2012-042012-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21017por10.21573/vol28n12012.361441678-166X10.21573/vol28n12012.36144https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36144info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:58.589329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
title Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
spellingShingle Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
Ferreira, Nuno José Carrola
Estilos de liderança
Cultura organizacional escolar
Administração escolar
Escola democrática
Leadership styles
School organizational culture
School administration
Democratic school
title_short Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
title_full Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
title_fullStr Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
title_full_unstemmed Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
title_sort Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
author Ferreira, Nuno José Carrola
author_facet Ferreira, Nuno José Carrola
Torres, Leonor Lima
author_role author
author2 Torres, Leonor Lima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Nuno José Carrola
Torres, Leonor Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de liderança
Cultura organizacional escolar
Administração escolar
Escola democrática
Leadership styles
School organizational culture
School administration
Democratic school
topic Estilos de liderança
Cultura organizacional escolar
Administração escolar
Escola democrática
Leadership styles
School organizational culture
School administration
Democratic school
description O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu Diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do Diretor, caracterizado por um certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico e prospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04
2012-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/21017
url http://hdl.handle.net/1822/21017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.21573/vol28n12012.36144
1678-166X
10.21573/vol28n12012.36144
https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132200846753792