Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/21017 |
Resumo: | O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu Diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do Diretor, caracterizado por um certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico e prospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior. |
id |
RCAP_156632a8b558e985fb7335a47fae37a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21017 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacionalEstilos de liderançaCultura organizacional escolarAdministração escolarEscola democráticaLeadership stylesSchool organizational cultureSchool administrationDemocratic schoolO artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu Diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do Diretor, caracterizado por um certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico e prospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior.The main goal of this paper were the critical analysis of the working routine of a unipersonal management organ in a Portuguese secondary school, and also the characterization of the principal’s praxis within the daily management tasks. As far as methodology is concerned, we have made a synchronic case study, using several research techniques. The assembled data allowed us to build the principal’s pattern profile regarding leadership, which is basically characterized by a certain hybridism, due to the combination of several styles (rational, hierarchical and prospective), which made it clear that in the daily routine of leadership and management the outside is more valued than the inside.El principal objetivo del artículo es analizar críticamente el funcionamiento del órgano de gobierno de una escuela secundaria portugués, así como caracterizar la praxis de su Director en la gestión diaria. Desde el punto de vista metodológico, se realizó un estudio de caso sincrónico, con el uso de diversas técnicas de investigación. De los datos recogidos fue posible trazar el perfil típico de la dirección del Director, que se caracteriza por una cierta hibridez, sobre la base de una combinación de varios estilos (racional, jerárquico y futuro), que revela, en sus actividades diarias de gestión, la apreciación del exterior en vez de en el interior.Centro de Investigação em Educação da Universidade do MinhoAssociação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)Universidade do MinhoFerreira, Nuno José CarrolaTorres, Leonor Lima2012-042012-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21017por10.21573/vol28n12012.361441678-166X10.21573/vol28n12012.36144https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36144info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:58.589329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
title |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
spellingShingle |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional Ferreira, Nuno José Carrola Estilos de liderança Cultura organizacional escolar Administração escolar Escola democrática Leadership styles School organizational culture School administration Democratic school |
title_short |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
title_full |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
title_fullStr |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
title_full_unstemmed |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
title_sort |
Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
author |
Ferreira, Nuno José Carrola |
author_facet |
Ferreira, Nuno José Carrola Torres, Leonor Lima |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Leonor Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Nuno José Carrola Torres, Leonor Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos de liderança Cultura organizacional escolar Administração escolar Escola democrática Leadership styles School organizational culture School administration Democratic school |
topic |
Estilos de liderança Cultura organizacional escolar Administração escolar Escola democrática Leadership styles School organizational culture School administration Democratic school |
description |
O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu Diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do Diretor, caracterizado por um certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico e prospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04 2012-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/21017 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/21017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.21573/vol28n12012.36144 1678-166X 10.21573/vol28n12012.36144 https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132200846753792 |