Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Leonor Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/27063
Resumo: Numa altura em que a instituição escola alcança níveis de sofisticação cultural e organizacional inéditos, assistimos à implementação de uma liderança unipessoal, centrada na figura do Diretor de escola/agrupamento. Contudo, este novo rosto, erguido paradigma da nova gestão escolar, defronta-se com as múltiplas caras das escolas públicas, cada vez mais mascaradas face à imposição de um modelo de liderança unidimensional. Partindo deste cenário, focamos a nossa abordagem sobre: i) os traços que têm vindo a institucionalizar um perfil-ideal de liderança escolar; ii) até que ponto a liderança unipessoal servirá (melhor) como veículo de expressão de uma cultura escolar que se pretende reproduzir nas diversas escolas; iii) de que modo o rosto (Diretor) exercerá um efeito ho- mogeneizador, marcando quadros de interação e lógicas de organização, sobre o quodiano das escolas. As questões enunciadas serão exploradas utilizando como dispositivo metodológico a análise crítica dos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas produzidos durante o I ciclo avaliativo (2006-2011), com o objetivo de apreender os modelos implícitos de cultura de escola e de liderança e as suas implicações na reconfiguração do quotidiano das escolas.
id RCAP_c51a4c67360553f20d0395f5b9de703e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27063
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externaCultura escolarCultura organizacional escolarEstilos de liderançaEscola democráticaDemocratic schoolOrganizational school cultureSchool cultureStyles of leadershipNuma altura em que a instituição escola alcança níveis de sofisticação cultural e organizacional inéditos, assistimos à implementação de uma liderança unipessoal, centrada na figura do Diretor de escola/agrupamento. Contudo, este novo rosto, erguido paradigma da nova gestão escolar, defronta-se com as múltiplas caras das escolas públicas, cada vez mais mascaradas face à imposição de um modelo de liderança unidimensional. Partindo deste cenário, focamos a nossa abordagem sobre: i) os traços que têm vindo a institucionalizar um perfil-ideal de liderança escolar; ii) até que ponto a liderança unipessoal servirá (melhor) como veículo de expressão de uma cultura escolar que se pretende reproduzir nas diversas escolas; iii) de que modo o rosto (Diretor) exercerá um efeito ho- mogeneizador, marcando quadros de interação e lógicas de organização, sobre o quodiano das escolas. As questões enunciadas serão exploradas utilizando como dispositivo metodológico a análise crítica dos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas produzidos durante o I ciclo avaliativo (2006-2011), com o objetivo de apreender os modelos implícitos de cultura de escola e de liderança e as suas implicações na reconfiguração do quotidiano das escolas.Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd)Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)Universidade do MinhoTorres, Leonor Lima2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27063por1645-7250http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/3354info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:20.270317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa
title Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa
spellingShingle Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa
Torres, Leonor Lima
Cultura escolar
Cultura organizacional escolar
Estilos de liderança
Escola democrática
Democratic school
Organizational school culture
School culture
Styles of leadership
title_short Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa
title_full Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa
title_fullStr Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa
title_full_unstemmed Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa
title_sort Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa
author Torres, Leonor Lima
author_facet Torres, Leonor Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Leonor Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura escolar
Cultura organizacional escolar
Estilos de liderança
Escola democrática
Democratic school
Organizational school culture
School culture
Styles of leadership
topic Cultura escolar
Cultura organizacional escolar
Estilos de liderança
Escola democrática
Democratic school
Organizational school culture
School culture
Styles of leadership
description Numa altura em que a instituição escola alcança níveis de sofisticação cultural e organizacional inéditos, assistimos à implementação de uma liderança unipessoal, centrada na figura do Diretor de escola/agrupamento. Contudo, este novo rosto, erguido paradigma da nova gestão escolar, defronta-se com as múltiplas caras das escolas públicas, cada vez mais mascaradas face à imposição de um modelo de liderança unidimensional. Partindo deste cenário, focamos a nossa abordagem sobre: i) os traços que têm vindo a institucionalizar um perfil-ideal de liderança escolar; ii) até que ponto a liderança unipessoal servirá (melhor) como veículo de expressão de uma cultura escolar que se pretende reproduzir nas diversas escolas; iii) de que modo o rosto (Diretor) exercerá um efeito ho- mogeneizador, marcando quadros de interação e lógicas de organização, sobre o quodiano das escolas. As questões enunciadas serão exploradas utilizando como dispositivo metodológico a análise crítica dos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas produzidos durante o I ciclo avaliativo (2006-2011), com o objetivo de apreender os modelos implícitos de cultura de escola e de liderança e as suas implicações na reconfiguração do quotidiano das escolas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07
2013-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/27063
url http://hdl.handle.net/1822/27063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/3354
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132751297773568