Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2508 |
Resumo: | Quando proferimos “Lisboa”, “Paris” ou “Nova Iorque” há um conjunto de pensamentos, sentimentos, ideias e associações que nos vêm à mente. A imagem dessas cidades tem um impacto significativo na prosperidade da sua economia e no desenvolvimento da sua demografia, cultura e turismo. Este estudo descreve o processo seguido para a criação/construção de citybrands bem como da implementação da estratégia de marketing das cidades e como a perceção da identidade podem torná-las mais atraente a nível interno e externo. O principal objetivo do presente trabalho consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, o estudo foca na criação de uma citybranding a partir da análise de vários modelos previamente apresentados, retirando pontos importantes para a criação de um novo modelo que se propõe a apontar os fatores que compõe a marca de uma cidade como identidade do produto, desenvolvimento do produto, gestão da marca e atividades de construção da marca, de forma a poder executar a criação das marcas para as cidades em causa. Relaciona a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. O resultado deste projeto de mestrado foi criar as marcas no âmbito de unir as diretrizes criativas com os pontos fortes identificados nas pesquisas estabelecendo os fatores necessários para a criação do modelo de ABAR de modo que o mesmo representasse de forma clara objetiva o que a cidade exibe visualmente. |
id |
RCAP_156af136f2cb86aacb670cda51b37f21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2508 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo VerdeMarketingmarketing de lugaresmarca-cidadecidades Mindelo e Praia,marcaQuando proferimos “Lisboa”, “Paris” ou “Nova Iorque” há um conjunto de pensamentos, sentimentos, ideias e associações que nos vêm à mente. A imagem dessas cidades tem um impacto significativo na prosperidade da sua economia e no desenvolvimento da sua demografia, cultura e turismo. Este estudo descreve o processo seguido para a criação/construção de citybrands bem como da implementação da estratégia de marketing das cidades e como a perceção da identidade podem torná-las mais atraente a nível interno e externo. O principal objetivo do presente trabalho consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, o estudo foca na criação de uma citybranding a partir da análise de vários modelos previamente apresentados, retirando pontos importantes para a criação de um novo modelo que se propõe a apontar os fatores que compõe a marca de uma cidade como identidade do produto, desenvolvimento do produto, gestão da marca e atividades de construção da marca, de forma a poder executar a criação das marcas para as cidades em causa. Relaciona a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. O resultado deste projeto de mestrado foi criar as marcas no âmbito de unir as diretrizes criativas com os pontos fortes identificados nas pesquisas estabelecendo os fatores necessários para a criação do modelo de ABAR de modo que o mesmo representasse de forma clara objetiva o que a cidade exibe visualmente.2022-12-09T15:15:25Z2022-12-092022-09-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2508oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2508porhttp://hdl.handle.net/11110/2508203111567Rosa, Aguinaldo Cesar Barros Amante dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-15T04:30:34Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:42.335611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde |
title |
Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde |
spellingShingle |
Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde Rosa, Aguinaldo Cesar Barros Amante da Marketing marketing de lugares marca-cidade cidades Mindelo e Praia, marca |
title_short |
Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde |
title_full |
Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde |
title_fullStr |
Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde |
title_full_unstemmed |
Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde |
title_sort |
Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde |
author |
Rosa, Aguinaldo Cesar Barros Amante da |
author_facet |
Rosa, Aguinaldo Cesar Barros Amante da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Aguinaldo Cesar Barros Amante da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing marketing de lugares marca-cidade cidades Mindelo e Praia, marca |
topic |
Marketing marketing de lugares marca-cidade cidades Mindelo e Praia, marca |
description |
Quando proferimos “Lisboa”, “Paris” ou “Nova Iorque” há um conjunto de pensamentos, sentimentos, ideias e associações que nos vêm à mente. A imagem dessas cidades tem um impacto significativo na prosperidade da sua economia e no desenvolvimento da sua demografia, cultura e turismo. Este estudo descreve o processo seguido para a criação/construção de citybrands bem como da implementação da estratégia de marketing das cidades e como a perceção da identidade podem torná-las mais atraente a nível interno e externo. O principal objetivo do presente trabalho consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, o estudo foca na criação de uma citybranding a partir da análise de vários modelos previamente apresentados, retirando pontos importantes para a criação de um novo modelo que se propõe a apontar os fatores que compõe a marca de uma cidade como identidade do produto, desenvolvimento do produto, gestão da marca e atividades de construção da marca, de forma a poder executar a criação das marcas para as cidades em causa. Relaciona a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. O resultado deste projeto de mestrado foi criar as marcas no âmbito de unir as diretrizes criativas com os pontos fortes identificados nas pesquisas estabelecendo os fatores necessários para a criação do modelo de ABAR de modo que o mesmo representasse de forma clara objetiva o que a cidade exibe visualmente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-09T15:15:25Z 2022-12-09 2022-09-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2508 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2508 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2508 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2508 203111567 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130612112556032 |