GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Aguinaldo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, Jorge, Sousa, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1903
Resumo: O citymarketing assume-se como uma área de aplicação do marketing que tem vindo a ganhar cada vez mais relevo e importância no desenvolvimento e crescimento das cidades. Por conseguinte, o branding de destinos desempenha, assim, um papel proeminente na perceção da imagem dos destinos por parte dos seus visitantes. O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde, de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, analisou-se a criação da marca-cidade das cidades Mindelo e Praia na perspetiva dos pressupostos apresentados, a fim de poder executar a criação das marcas para as cidades relacionando a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. Utilizando o modelo proposto com o objetivo de trabalhar as cidades como marca valorizando as suas riquezas e permitir a competição internacional dessas cidades no âmbito do turismo sustentável. O estudo constitui um instrumento de auxílio na criação e desenvolvimento de uma citybranding em contextos específicos de turismo, refletindo na maior ou menor competitividade entre destinos turísticos. Estudos futuros deverão desenvolver mais profundamente a criação das marcas como das logo marcas criando assim uma identidade no que toca a motivação, satisfação e lealdade, bem como discutir a identidade percebida pelos turistas. Numa perspetiva interdisciplinar, este artigo apresenta uma visão teórica no desenvolvimento e gestão das marcas num contexto turístico.
id RCAP_b12f30baf39e0681261cd6c09782918a
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1903
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMOGENERATION OF BRANDS OF MINDELO AND PRAIA CITIES - CABO VERDE: CONTRIBUTION TO TOURISMMarketing de lugaresMindeloCabo VerdeTurismoO citymarketing assume-se como uma área de aplicação do marketing que tem vindo a ganhar cada vez mais relevo e importância no desenvolvimento e crescimento das cidades. Por conseguinte, o branding de destinos desempenha, assim, um papel proeminente na perceção da imagem dos destinos por parte dos seus visitantes. O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde, de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, analisou-se a criação da marca-cidade das cidades Mindelo e Praia na perspetiva dos pressupostos apresentados, a fim de poder executar a criação das marcas para as cidades relacionando a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. Utilizando o modelo proposto com o objetivo de trabalhar as cidades como marca valorizando as suas riquezas e permitir a competição internacional dessas cidades no âmbito do turismo sustentável. O estudo constitui um instrumento de auxílio na criação e desenvolvimento de uma citybranding em contextos específicos de turismo, refletindo na maior ou menor competitividade entre destinos turísticos. Estudos futuros deverão desenvolver mais profundamente a criação das marcas como das logo marcas criando assim uma identidade no que toca a motivação, satisfação e lealdade, bem como discutir a identidade percebida pelos turistas. Numa perspetiva interdisciplinar, este artigo apresenta uma visão teórica no desenvolvimento e gestão das marcas num contexto turístico.Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação (RAEI)2020-05-12T08:46:39Z2020-05-12T08:46:39Z2020-05-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1903oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1903porRosa, A. A., Gonçalves, J. & Sousa, B. (2020). GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO, REVISTA AMERICANA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO, 2(3), 75-85, ISSN: 2674-7170.2674-7170.http://hdl.handle.net/11110/1903Rosa, AguinaldoGonçalves, JorgeSousa, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:13Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:11.894346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO
GENERATION OF BRANDS OF MINDELO AND PRAIA CITIES - CABO VERDE: CONTRIBUTION TO TOURISM
title GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO
spellingShingle GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO
Rosa, Aguinaldo
Marketing de lugares
Mindelo
Cabo Verde
Turismo
title_short GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO
title_full GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO
title_fullStr GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO
title_full_unstemmed GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO
title_sort GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO
author Rosa, Aguinaldo
author_facet Rosa, Aguinaldo
Gonçalves, Jorge
Sousa, Bruno
author_role author
author2 Gonçalves, Jorge
Sousa, Bruno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Aguinaldo
Gonçalves, Jorge
Sousa, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de lugares
Mindelo
Cabo Verde
Turismo
topic Marketing de lugares
Mindelo
Cabo Verde
Turismo
description O citymarketing assume-se como uma área de aplicação do marketing que tem vindo a ganhar cada vez mais relevo e importância no desenvolvimento e crescimento das cidades. Por conseguinte, o branding de destinos desempenha, assim, um papel proeminente na perceção da imagem dos destinos por parte dos seus visitantes. O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde, de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, analisou-se a criação da marca-cidade das cidades Mindelo e Praia na perspetiva dos pressupostos apresentados, a fim de poder executar a criação das marcas para as cidades relacionando a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. Utilizando o modelo proposto com o objetivo de trabalhar as cidades como marca valorizando as suas riquezas e permitir a competição internacional dessas cidades no âmbito do turismo sustentável. O estudo constitui um instrumento de auxílio na criação e desenvolvimento de uma citybranding em contextos específicos de turismo, refletindo na maior ou menor competitividade entre destinos turísticos. Estudos futuros deverão desenvolver mais profundamente a criação das marcas como das logo marcas criando assim uma identidade no que toca a motivação, satisfação e lealdade, bem como discutir a identidade percebida pelos turistas. Numa perspetiva interdisciplinar, este artigo apresenta uma visão teórica no desenvolvimento e gestão das marcas num contexto turístico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12T08:46:39Z
2020-05-12T08:46:39Z
2020-05-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1903
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1903
url http://hdl.handle.net/11110/1903
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rosa, A. A., Gonçalves, J. & Sousa, B. (2020). GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO, REVISTA AMERICANA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO, 2(3), 75-85, ISSN: 2674-7170.
2674-7170.
http://hdl.handle.net/11110/1903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação (RAEI)
publisher.none.fl_str_mv Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação (RAEI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129892298686464