Resolver e formular problemas na aprendizagem de números e operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Rita Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89483
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_1580bba23e06271cc3a27f5f7f039959
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89483
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Resolver e formular problemas na aprendizagem de números e operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoProblem solving and posing in the learning of numbers and operations by 1st and 2nd GradersFormulação de problemasNúmeros e operaçõesResolução de problemasNumbers and mathematical operationsProblem-posingProblem-solvingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório apresenta uma investigação pedagógica desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo a resolução de problemas uma capacidade transversal essencial para o desenvolvimento dos alunos, este foi o tema central deste projeto, sobretudo na aprendizagem do domínio de Números e Operações. Pretendemos, com isto, compreender como os alunos resolvem e formulam problemas numéricos, procurando responder às seguintes questões: 1) Como é que os alunos se envolvem na resolução e na formulação de problemas? 2) Que estratégias utilizam os alunos na resolução e na formulação de problemas numéricos? 3) Que dificuldades manifestam os alunos ao resolver e formular problemas numéricos? O projeto foi implementado em dois contextos escolares distintos: numa turma de 1.º ano (N=20) e noutra turma do 6.º ano (N=20) do Ensino Básico. Enveredamos por uma metodologia assente numa prática reflexiva, com foco numa participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, de forma a promover competências ao nível da resolução e formulação de problemas. Para isso, foram implementadas 8 intervenções no primeiro contexto e 5 no segundo. Os alunos mostraram-se motivados e interessados durante as sessões, demonstrando a aquisição e evolução positiva das suas capacidades no âmbito da resolução e formulação de problemas. Constatou-se uma crescente evolução no recurso a diferentes estratégias para a resolução de vários tipos de problemas, nomeadamente a dramatização/simulação; tentativa-erro. A interpretação e compreensão dos enunciados revelou-se a maior dificuldade e partir do fim para o princípio a estratégia com a qual se sentiram menos confortáveis. Quanto à formulação de problemas, apesar de não estarem acostumados a esta tarefa, assistiu-se a um progresso nas suas competências, sendo capazes de criar bons problemas ao nível da fluência e originalidade. O estudo aqui apresentado evidencia que a resolução e a formulação de problemas podem e devem integrar as práticas de sala de aula, pois assumem-se como uma mais valia no desenvolvimento de competências matemáticas e transversais à Matemática.This report presents a pedagogical research developed within the curricular unit of the Master’s Degree in Teaching of the 1st Graders and of Mathematics and Sciences in the 2nd Graders. Being problem solving an essential and transversal cross-cutting capacity for student development, so this was the central theme of this project, especially in the learning of the Numbers and Mathematical Operations domain. By aiming to understand how students solve anda pose numerical problems, we seek to answer the following questions: 1) How do students engaged in solving and posing problems? 2) What strategies do students use to solve and pose numerical problems? 3) What difficulties do students experience in numerical problem-solving and posing? This project was developed in two distinct academic contexts: in a 1st-grade class (N=20) and in a 6 th-grade class (N=20). We followed a methodology based on a reflective practice, focusing on an active participation of students in the construction of knowledge, in order to promote competences at the level of problem-solving and posing. The students were motivated and interested during the sessions, demonstrating the acquisition and positive evolution of their skills in the context of problem solving and posing. There has been a growing evolution in the use of different strategies for solving various types of problems, namely dramatisation/simulation; trial-error. The interpretation and understanding of the statements proved to be the greatest difficulty and “from the end to the beginning” the strategy with which they felt less comfortable. As for the posing-problems, despite not being used to this task, there was progress in their skills, being able to create good problems in terms of fluency and originality. The study reveals that problem-solving and posing can and should integrate classroom practices, because they are assumed to be an asset in the development of mathematical and transversal skills in Mathematics.Mamede, EmaUniversidade do MinhoMachado, Ana Rita Carvalho2022-07-282022-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89483por203545893info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:20:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:04.270641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Resolver e formular problemas na aprendizagem de números e operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Problem solving and posing in the learning of numbers and operations by 1st and 2nd Graders
title Resolver e formular problemas na aprendizagem de números e operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle Resolver e formular problemas na aprendizagem de números e operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Machado, Ana Rita Carvalho
Formulação de problemas
Números e operações
Resolução de problemas
Numbers and mathematical operations
Problem-posing
Problem-solving
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Resolver e formular problemas na aprendizagem de números e operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full Resolver e formular problemas na aprendizagem de números e operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr Resolver e formular problemas na aprendizagem de números e operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed Resolver e formular problemas na aprendizagem de números e operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_sort Resolver e formular problemas na aprendizagem de números e operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
author Machado, Ana Rita Carvalho
author_facet Machado, Ana Rita Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mamede, Ema
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ana Rita Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Formulação de problemas
Números e operações
Resolução de problemas
Numbers and mathematical operations
Problem-posing
Problem-solving
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formulação de problemas
Números e operações
Resolução de problemas
Numbers and mathematical operations
Problem-posing
Problem-solving
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28
2022-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89483
url https://hdl.handle.net/1822/89483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203545893
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138184906407936