Resolver e formular problemas na aprendizagem de números e operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89483 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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Resolver e formular problemas na aprendizagem de números e operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoProblem solving and posing in the learning of numbers and operations by 1st and 2nd GradersFormulação de problemasNúmeros e operaçõesResolução de problemasNumbers and mathematical operationsProblem-posingProblem-solvingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório apresenta uma investigação pedagógica desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo a resolução de problemas uma capacidade transversal essencial para o desenvolvimento dos alunos, este foi o tema central deste projeto, sobretudo na aprendizagem do domínio de Números e Operações. Pretendemos, com isto, compreender como os alunos resolvem e formulam problemas numéricos, procurando responder às seguintes questões: 1) Como é que os alunos se envolvem na resolução e na formulação de problemas? 2) Que estratégias utilizam os alunos na resolução e na formulação de problemas numéricos? 3) Que dificuldades manifestam os alunos ao resolver e formular problemas numéricos? O projeto foi implementado em dois contextos escolares distintos: numa turma de 1.º ano (N=20) e noutra turma do 6.º ano (N=20) do Ensino Básico. Enveredamos por uma metodologia assente numa prática reflexiva, com foco numa participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, de forma a promover competências ao nível da resolução e formulação de problemas. Para isso, foram implementadas 8 intervenções no primeiro contexto e 5 no segundo. Os alunos mostraram-se motivados e interessados durante as sessões, demonstrando a aquisição e evolução positiva das suas capacidades no âmbito da resolução e formulação de problemas. Constatou-se uma crescente evolução no recurso a diferentes estratégias para a resolução de vários tipos de problemas, nomeadamente a dramatização/simulação; tentativa-erro. A interpretação e compreensão dos enunciados revelou-se a maior dificuldade e partir do fim para o princípio a estratégia com a qual se sentiram menos confortáveis. Quanto à formulação de problemas, apesar de não estarem acostumados a esta tarefa, assistiu-se a um progresso nas suas competências, sendo capazes de criar bons problemas ao nível da fluência e originalidade. O estudo aqui apresentado evidencia que a resolução e a formulação de problemas podem e devem integrar as práticas de sala de aula, pois assumem-se como uma mais valia no desenvolvimento de competências matemáticas e transversais à Matemática.This report presents a pedagogical research developed within the curricular unit of the Master’s Degree in Teaching of the 1st Graders and of Mathematics and Sciences in the 2nd Graders. Being problem solving an essential and transversal cross-cutting capacity for student development, so this was the central theme of this project, especially in the learning of the Numbers and Mathematical Operations domain. By aiming to understand how students solve anda pose numerical problems, we seek to answer the following questions: 1) How do students engaged in solving and posing problems? 2) What strategies do students use to solve and pose numerical problems? 3) What difficulties do students experience in numerical problem-solving and posing? This project was developed in two distinct academic contexts: in a 1st-grade class (N=20) and in a 6 th-grade class (N=20). We followed a methodology based on a reflective practice, focusing on an active participation of students in the construction of knowledge, in order to promote competences at the level of problem-solving and posing. The students were motivated and interested during the sessions, demonstrating the acquisition and positive evolution of their skills in the context of problem solving and posing. There has been a growing evolution in the use of different strategies for solving various types of problems, namely dramatisation/simulation; trial-error. The interpretation and understanding of the statements proved to be the greatest difficulty and “from the end to the beginning” the strategy with which they felt less comfortable. As for the posing-problems, despite not being used to this task, there was progress in their skills, being able to create good problems in terms of fluency and originality. The study reveals that problem-solving and posing can and should integrate classroom practices, because they are assumed to be an asset in the development of mathematical and transversal skills in Mathematics.Mamede, EmaUniversidade do MinhoMachado, Ana Rita Carvalho2022-07-282022-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89483por203545893info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:20:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:04.270641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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