Resolução de problemas de processo e formulação de problemas no 1.º ano de escolaridade. Estratégias e representações utilizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malhão, Catarina Clara Esteves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2284
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área da Matemática devido às dificuldades detetadas no grupo relativamente à resolução e formulação de problemas. Este estudo envolveu 20 alunos e teve como objetivo compreender como é que alunos do 1º ano de escolaridade resolvem problemas de processo e lidam com a formulação problemas. Para orientar o estudo foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) Que estratégias utilizam os alunos na resolução de problemas? E na formulação? 2) Que representações são utilizadas pelos alunos? 3) Que dificuldades manifestam os alunos na resolução de problemas? E na formulação? Tendo em conta o problema e as questões do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa e seguiu-se o design de investigação-ação. A recolha de dados concretizou-se através de observação participante, de registos audiovisuais e de documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar as estratégias de resolução e formulação de problemas, e as representações dos alunos. Com este estudo pode-se concluir que as tarefas permitiram uma evolução e melhoria do desempenho dos alunos quanto à resolução de problemas de processo como também na formulação de problemas, e demonstraram que a resolução de problemas de processo é uma ótima ferramenta para proporcionar um papel mais ativo dos alunos, levando-os a refletir sobre a forma de resolver o problema, a organizar o pensamento e a desenvolver a comunicação matemática. Para além do trabalho de investigação está aqui também espelhado o processo de intervenção da PES que me permitiu desenvolver inúmeras competências quer didáticas quer específicas, cruciais na formação de professores, tais como a perceção de como se concretiza a aprendizagem dos alunos e a sua diversidade pessoal, cultural e social; os conteúdos específicos das matérias e áreas, incluindo as suas relações transversais e o conhecimento de diversas metodologias.
id RCAP_c89592eb776dbd4244d6a33d5000579d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Resolução de problemas de processo e formulação de problemas no 1.º ano de escolaridade. Estratégias e representações utilizadasResolução de problemas de processoFormulação de problemasEstratégiasRepresentaçõesProcess problem solvingProblem posingStrategiesRepresentationsEste relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área da Matemática devido às dificuldades detetadas no grupo relativamente à resolução e formulação de problemas. Este estudo envolveu 20 alunos e teve como objetivo compreender como é que alunos do 1º ano de escolaridade resolvem problemas de processo e lidam com a formulação problemas. Para orientar o estudo foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) Que estratégias utilizam os alunos na resolução de problemas? E na formulação? 2) Que representações são utilizadas pelos alunos? 3) Que dificuldades manifestam os alunos na resolução de problemas? E na formulação? Tendo em conta o problema e as questões do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa e seguiu-se o design de investigação-ação. A recolha de dados concretizou-se através de observação participante, de registos audiovisuais e de documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar as estratégias de resolução e formulação de problemas, e as representações dos alunos. Com este estudo pode-se concluir que as tarefas permitiram uma evolução e melhoria do desempenho dos alunos quanto à resolução de problemas de processo como também na formulação de problemas, e demonstraram que a resolução de problemas de processo é uma ótima ferramenta para proporcionar um papel mais ativo dos alunos, levando-os a refletir sobre a forma de resolver o problema, a organizar o pensamento e a desenvolver a comunicação matemática. Para além do trabalho de investigação está aqui também espelhado o processo de intervenção da PES que me permitiu desenvolver inúmeras competências quer didáticas quer específicas, cruciais na formação de professores, tais como a perceção de como se concretiza a aprendizagem dos alunos e a sua diversidade pessoal, cultural e social; os conteúdos específicos das matérias e áreas, incluindo as suas relações transversais e o conhecimento de diversas metodologias.This report was performed under the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) from the Pre-school and Primary Teacher Education (1st Cycle) Master Degree. The research project developed focused on Mathematics due to the difficulties found in the group, regarding problem solving and problem posing. This study involved 20 pupils and its main goal was to understand how 1st grade pupils solve process problems and deal with problem posing. To guide the study the following research questions were defined: 1) What strategies do pupils use in problem solving? And in problem posing? 2) What representations are used by pupils? 3) What difficulties do pupils manifest in problem solving? And in problem posing? Having defined the problem and the questions of the study, we opted for a qualitative research methodology, and an action-research design. The data collection was done through participant observation, audiovisual records and pupils documents. To analyze data, categories and some indicators were defined that allowed to evaluate problem solving and problem posing strategies, and the pupils’ representations. With this study it can be concluded that the tasks allowed an evolution and improvement of the pupils’ performance regarding the process problem solving as well as the problem posing, and revealed that problem solving and posing is a great tool to provide a more effective and dynamic role to the pupils, to help them to reflect on how to solve the problem, to organize thinking and to develop mathematical communication. Beyond the investigation study, also here is described the intervention of PES, which is allowed to promote the skills needed for specific, crucial questions in teacher education, such as the perception of pupils’ learning and their personal, cultural and social diversity; the specific contents of the subjects and areas, including their transversal relationships and the knowledge of several methodologies.2020-01-08T11:49:52Z2019-12-20T00:00:00Z2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2284TID:202358887porMalhão, Catarina Clara Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:01Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:15.364486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas de processo e formulação de problemas no 1.º ano de escolaridade. Estratégias e representações utilizadas
title Resolução de problemas de processo e formulação de problemas no 1.º ano de escolaridade. Estratégias e representações utilizadas
spellingShingle Resolução de problemas de processo e formulação de problemas no 1.º ano de escolaridade. Estratégias e representações utilizadas
Malhão, Catarina Clara Esteves
Resolução de problemas de processo
Formulação de problemas
Estratégias
Representações
Process problem solving
Problem posing
Strategies
Representations
title_short Resolução de problemas de processo e formulação de problemas no 1.º ano de escolaridade. Estratégias e representações utilizadas
title_full Resolução de problemas de processo e formulação de problemas no 1.º ano de escolaridade. Estratégias e representações utilizadas
title_fullStr Resolução de problemas de processo e formulação de problemas no 1.º ano de escolaridade. Estratégias e representações utilizadas
title_full_unstemmed Resolução de problemas de processo e formulação de problemas no 1.º ano de escolaridade. Estratégias e representações utilizadas
title_sort Resolução de problemas de processo e formulação de problemas no 1.º ano de escolaridade. Estratégias e representações utilizadas
author Malhão, Catarina Clara Esteves
author_facet Malhão, Catarina Clara Esteves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malhão, Catarina Clara Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas de processo
Formulação de problemas
Estratégias
Representações
Process problem solving
Problem posing
Strategies
Representations
topic Resolução de problemas de processo
Formulação de problemas
Estratégias
Representações
Process problem solving
Problem posing
Strategies
Representations
description Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área da Matemática devido às dificuldades detetadas no grupo relativamente à resolução e formulação de problemas. Este estudo envolveu 20 alunos e teve como objetivo compreender como é que alunos do 1º ano de escolaridade resolvem problemas de processo e lidam com a formulação problemas. Para orientar o estudo foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) Que estratégias utilizam os alunos na resolução de problemas? E na formulação? 2) Que representações são utilizadas pelos alunos? 3) Que dificuldades manifestam os alunos na resolução de problemas? E na formulação? Tendo em conta o problema e as questões do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa e seguiu-se o design de investigação-ação. A recolha de dados concretizou-se através de observação participante, de registos audiovisuais e de documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar as estratégias de resolução e formulação de problemas, e as representações dos alunos. Com este estudo pode-se concluir que as tarefas permitiram uma evolução e melhoria do desempenho dos alunos quanto à resolução de problemas de processo como também na formulação de problemas, e demonstraram que a resolução de problemas de processo é uma ótima ferramenta para proporcionar um papel mais ativo dos alunos, levando-os a refletir sobre a forma de resolver o problema, a organizar o pensamento e a desenvolver a comunicação matemática. Para além do trabalho de investigação está aqui também espelhado o processo de intervenção da PES que me permitiu desenvolver inúmeras competências quer didáticas quer específicas, cruciais na formação de professores, tais como a perceção de como se concretiza a aprendizagem dos alunos e a sua diversidade pessoal, cultural e social; os conteúdos específicos das matérias e áreas, incluindo as suas relações transversais e o conhecimento de diversas metodologias.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20T00:00:00Z
2019-12-20
2020-01-08T11:49:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2284
TID:202358887
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2284
identifier_str_mv TID:202358887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131528081440768