Estratégias de resolução de problemas e formulação de problemas: um estudo nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Paulo Miguel Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62194
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_d4fc626e0be0804da0b68a2ce0295258
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de resolução de problemas e formulação de problemas: um estudo nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoProblem-solving strategies and problem-posing: a study in 1st and 2nd cycles of basic educationEstratégias de resolução de problemasFormulação de problemasResolução de problemasProblem-posingProblem-solvingProblem-solving strategiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório apresenta uma investigação pedagógica desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto desenvolveu-se em dois contextos escolares distintos, nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, numa turma de 1.º e de 6.º ano de escolaridade. Teve como tema a resolução de problemas, nomeadamente a exploração de estratégias de resolução de problemas e a formulação de problemas, inserido na área curricular de Matemática. Pretendeu-se compreender os processos desenvolvidos pelos alunos, relativamente à resolução de problemas, identificando as suas estratégias de resolução e as suas capacidades de formulação, respondendo às seguintes questões: 1) Quais são as estratégias que os alunos utilizam para a resolução de problemas? 2) Como entendem os alunos a formulação de problemas? 3) Que dificuldades manifestam os alunos na resolução e formulação de problemas? Optou-se por uma metodologia baseada nos pressupostos da investigação-ação, respeitando as fases de planificação, ação, observação e reflexão, que se desenvolveram em ciclos consecutivos, existindo lugar para uma operacionalização de melhoria nas práticas. Em cada contexto, o plano de intervenção foi iniciado pelo momento diagnóstico, no qual se pretendeu aferir as conceções prévias dos alunos. As intervenções foram desenvolvidas com base nos ciclos supracitados, promovendo um desenvolvimento de competências ao nível da resolução e formulação de problemas. No caso do 1.º ciclo, foram desenvolvidos sete momentos de intervenção, ao passo que no contexto de 2.º ciclo houve lugar a cinco momentos interventivos. A sessão de avaliação final serviu para aferir o desenvolvimento global das aprendizagens realizadas. Observou-se uma evolução positiva no que concerne à utilização de diferentes estratégias de resolução de problemas, tais como a construção de esquemas e tabelas, trabalhar do fim para o início, tentativa com indução, entre outras, bem como às capacidades de resolução de problemas, de diferentes tipologias. Quanto à formulação de problemas, mesmo percebendo que os alunos não se encontram acostumados a este tipo de tarefas, verificou-se um progresso nas suas competências, havendo espaço para novas aprendizagens. Destaca-se a potencialização da comunicação matemática, o envolvimento ativo, motivação e o empenho dos alunos neste projeto.This report presents a pedagogical research developed within the Curriculum Unit of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This project was developed in two different school contexts, in the 1st and 2nd cycles of Basic Education, in a class of 1st and 6th grade. Its theme was problem solving, namely the exploration of problem-solving strategies, and the problem-posing, inserted in the curriculum area of Mathematics. It was intended to understand the problem-solving processes developed by the students, identifying their resolution strategies and their posing skills, answering the following questions: 1) What are the strategies that students use for problem-solving? 2) How do students understand problem-posing? 3) What difficulties do students manifest in problem-solving and posing? We opted for a methodology based on the assumptions of action research, respecting the phases of planning, action, observation and reflection, which were developed in consecutive cycles, having always room for an operationalization of improvement in practices. The intervention plan was initiated by the diagnostic moment, which was intended to assess the students' previous conceptions. The interventions were developed based on the above action research model cycles, enhancing the development of problem-solving and problem-posing skills. In the case of the 1st cycle, seven intervention moments were developed, whereas in the 2nd cycle context there were five intervention moments. Finally, the final assessment session served, in both cases, to gauge the overall development of student learning. It was possible to observe a positive evolution regarding the use of different problem-solving strategies, such as building schemas and tables, working from end to beginning, induction attempt, among others, as well as problem solving capabilities, of different typologies. Regarding the problem-posing, even realizing that students are not used to this type of tasks, there was a progress in their skills, with room for new learning. We also highlight the enhancement of mathematical communication throughout the project, as well as the active involvement, motivation and commitment of students in the accomplishment of tasks.Mamede, EmaUniversidade do MinhoMiranda, Paulo Miguel Ferreira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62194por202299392info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:06.241463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de resolução de problemas e formulação de problemas: um estudo nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Problem-solving strategies and problem-posing: a study in 1st and 2nd cycles of basic education
title Estratégias de resolução de problemas e formulação de problemas: um estudo nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
spellingShingle Estratégias de resolução de problemas e formulação de problemas: um estudo nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Miranda, Paulo Miguel Ferreira
Estratégias de resolução de problemas
Formulação de problemas
Resolução de problemas
Problem-posing
Problem-solving
Problem-solving strategies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estratégias de resolução de problemas e formulação de problemas: um estudo nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_full Estratégias de resolução de problemas e formulação de problemas: um estudo nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_fullStr Estratégias de resolução de problemas e formulação de problemas: um estudo nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_full_unstemmed Estratégias de resolução de problemas e formulação de problemas: um estudo nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_sort Estratégias de resolução de problemas e formulação de problemas: um estudo nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
author Miranda, Paulo Miguel Ferreira
author_facet Miranda, Paulo Miguel Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mamede, Ema
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Paulo Miguel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de resolução de problemas
Formulação de problemas
Resolução de problemas
Problem-posing
Problem-solving
Problem-solving strategies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estratégias de resolução de problemas
Formulação de problemas
Resolução de problemas
Problem-posing
Problem-solving
Problem-solving strategies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62194
url http://hdl.handle.net/1822/62194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202299392
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132676303618048