O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martins
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/114
Resumo: Para que o Sucesso Escolar/Educativo se concretize a Escola tem de ajustar a sua prática educativa a todos os alunos, incluindo os que apresentam Necessidades Educativas Especiais. Portugal dispõe de legislação que assegura os direitos à educação e à igualdade de oportunidades, consignados na constituição da República Portuguesa, na Declaração Universal dos Direitos do Homem e na Lei de Bases do Sistema Educativo. O nosso país subscreveu também a Declaração de Salamanca em 1994, reafirmando o direito à Educação para Todos. A construção da Escola Inclusiva passa pela responsabilização da mesma por todos os alunos, na perspectiva da Educação para Todos, e pela aceitação das diferenças humanas o que, mais não é do que querer que Todos tenham as mesmas possibilidades na Escola e desenvolver uma Educação de qualidade, adaptando-a a todos os alunos e ter como objectivo o Sucesso Escolar. Para que haja Sucesso Escolar/Educativo o aluno com Sequelas de Paralisia Cerebral (PC) precisa de ter alguma auto-estima e auto-imagem que, se poderá alcançar, mediante a frequência de actividades lúdicas e desportivas, de modo a haver Inclusão plena. Com esta investigação pretendemos perceber se as Escolas do 2º e 3º Ciclo e Secundárias poderão ser chamadas de Escolas Inclusivas, que garantam a integração e Sucesso Escolar dos alunos com Sequelas de Paralisia Cerebral. Por outro lado, pretendemos saber se a prática desportiva contribui para o Sucesso Escolar/Educativo dos alunos com Sequelas de Paralisia Cerebral.
id RCAP_42348e9aa6fd065357bdca9a7d7f8364
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/114
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motoraDeficiência motoraInclusãoNecessidades educativas especiaisDesportoSucesso escolarTMEPara que o Sucesso Escolar/Educativo se concretize a Escola tem de ajustar a sua prática educativa a todos os alunos, incluindo os que apresentam Necessidades Educativas Especiais. Portugal dispõe de legislação que assegura os direitos à educação e à igualdade de oportunidades, consignados na constituição da República Portuguesa, na Declaração Universal dos Direitos do Homem e na Lei de Bases do Sistema Educativo. O nosso país subscreveu também a Declaração de Salamanca em 1994, reafirmando o direito à Educação para Todos. A construção da Escola Inclusiva passa pela responsabilização da mesma por todos os alunos, na perspectiva da Educação para Todos, e pela aceitação das diferenças humanas o que, mais não é do que querer que Todos tenham as mesmas possibilidades na Escola e desenvolver uma Educação de qualidade, adaptando-a a todos os alunos e ter como objectivo o Sucesso Escolar. Para que haja Sucesso Escolar/Educativo o aluno com Sequelas de Paralisia Cerebral (PC) precisa de ter alguma auto-estima e auto-imagem que, se poderá alcançar, mediante a frequência de actividades lúdicas e desportivas, de modo a haver Inclusão plena. Com esta investigação pretendemos perceber se as Escolas do 2º e 3º Ciclo e Secundárias poderão ser chamadas de Escolas Inclusivas, que garantam a integração e Sucesso Escolar dos alunos com Sequelas de Paralisia Cerebral. Por outro lado, pretendemos saber se a prática desportiva contribui para o Sucesso Escolar/Educativo dos alunos com Sequelas de Paralisia Cerebral.Orientação: Prof.º Doutor António Vieira Ferreira.2013-08-14T18:00:08Z2009-09-25T12:15:29Z2009-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFradinho,M. F. S. M. (2009). O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/114http://hdl.handle.net/11328/114Fradinho,M. F. S. M. (2009). O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/114http://hdl.handle.net/11328/114porCota: TME 387Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:14:20Zoai:repositorio.upt.pt:11328/114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:54.043098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora
title O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora
spellingShingle O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora
Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martins
Deficiência motora
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Desporto
Sucesso escolar
TME
title_short O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora
title_full O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora
title_fullStr O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora
title_full_unstemmed O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora
title_sort O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora
author Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martins
author_facet Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fradinho, Maria de Fátima dos Santos Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência motora
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Desporto
Sucesso escolar
TME
topic Deficiência motora
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Desporto
Sucesso escolar
TME
description Para que o Sucesso Escolar/Educativo se concretize a Escola tem de ajustar a sua prática educativa a todos os alunos, incluindo os que apresentam Necessidades Educativas Especiais. Portugal dispõe de legislação que assegura os direitos à educação e à igualdade de oportunidades, consignados na constituição da República Portuguesa, na Declaração Universal dos Direitos do Homem e na Lei de Bases do Sistema Educativo. O nosso país subscreveu também a Declaração de Salamanca em 1994, reafirmando o direito à Educação para Todos. A construção da Escola Inclusiva passa pela responsabilização da mesma por todos os alunos, na perspectiva da Educação para Todos, e pela aceitação das diferenças humanas o que, mais não é do que querer que Todos tenham as mesmas possibilidades na Escola e desenvolver uma Educação de qualidade, adaptando-a a todos os alunos e ter como objectivo o Sucesso Escolar. Para que haja Sucesso Escolar/Educativo o aluno com Sequelas de Paralisia Cerebral (PC) precisa de ter alguma auto-estima e auto-imagem que, se poderá alcançar, mediante a frequência de actividades lúdicas e desportivas, de modo a haver Inclusão plena. Com esta investigação pretendemos perceber se as Escolas do 2º e 3º Ciclo e Secundárias poderão ser chamadas de Escolas Inclusivas, que garantam a integração e Sucesso Escolar dos alunos com Sequelas de Paralisia Cerebral. Por outro lado, pretendemos saber se a prática desportiva contribui para o Sucesso Escolar/Educativo dos alunos com Sequelas de Paralisia Cerebral.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-25T12:15:29Z
2009-09-25
2013-08-14T18:00:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fradinho,M. F. S. M. (2009). O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/114
http://hdl.handle.net/11328/114
Fradinho,M. F. S. M. (2009). O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/114
http://hdl.handle.net/11328/114
identifier_str_mv Fradinho,M. F. S. M. (2009). O contributo do desporto no sucesso escolar dos alunos com deficiência motora [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/114
url http://hdl.handle.net/11328/114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134984020164608