Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Cláudia Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21869
Resumo: O presente relatório apresenta um estudo acerca do impacto das estratégias de aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais, paralelamente à potenciação do sucesso académico nos discentes com necessidades educativas especiais. Este projeto de investigação-ação foi implementado numa turma do 6.º ano do 2.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Pombal, constituída inicialmente por 22 alunos e pretendeu atingir os seguintes objetivos: promover o desenvolvimento de competências sociais e a inclusão dos alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa; potenciar os resultados académicos através de estratégias cooperativas; compreender e identificar o impacto que a aplicação do método STAD (Student Team Achievement Division - Divisão de alunos por equipas para o sucesso) tem na prática docente, e conhecer a opinião dos alunos acerca do método. No sentido de alcançar estes objetivos, selecionámos um conjunto de instrumentos que permitissem recolher os dados necessários: escala de avaliação de competências sociais, escala de avaliação de benefícios da aprendizagem cooperativa, teste sociométrico, grelha de observação naturalista do trabalho de grupo, entrevista semiestruturada para professora e questões-aula. Este estudo permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa na sala de aula de matemática permitiu o desenvolvimento de competências sociais, aumentou a motivação dos alunos para a aprendizagem e potenciou o seu rendimento académico.
id RCAP_15832bfd5e15aba3ce658dab2cc82191
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21869
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativaAprendizagem CooperativaCompetências SociaisSucesso AcadémicoInclusãoNecessidades Educativas EspeciaisO presente relatório apresenta um estudo acerca do impacto das estratégias de aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais, paralelamente à potenciação do sucesso académico nos discentes com necessidades educativas especiais. Este projeto de investigação-ação foi implementado numa turma do 6.º ano do 2.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Pombal, constituída inicialmente por 22 alunos e pretendeu atingir os seguintes objetivos: promover o desenvolvimento de competências sociais e a inclusão dos alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa; potenciar os resultados académicos através de estratégias cooperativas; compreender e identificar o impacto que a aplicação do método STAD (Student Team Achievement Division - Divisão de alunos por equipas para o sucesso) tem na prática docente, e conhecer a opinião dos alunos acerca do método. No sentido de alcançar estes objetivos, selecionámos um conjunto de instrumentos que permitissem recolher os dados necessários: escala de avaliação de competências sociais, escala de avaliação de benefícios da aprendizagem cooperativa, teste sociométrico, grelha de observação naturalista do trabalho de grupo, entrevista semiestruturada para professora e questões-aula. Este estudo permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa na sala de aula de matemática permitiu o desenvolvimento de competências sociais, aumentou a motivação dos alunos para a aprendizagem e potenciou o seu rendimento académico.Vaz, João Luís Pimentel, 1957-Repositório ComumRoque, Cláudia Sofia Ferreira2018-03-06T13:19:52Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21869201857960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:02.980960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa
title Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa
spellingShingle Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa
Roque, Cláudia Sofia Ferreira
Aprendizagem Cooperativa
Competências Sociais
Sucesso Académico
Inclusão
Necessidades Educativas Especiais
title_short Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa
title_full Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa
title_fullStr Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa
title_sort Promoção de competências sociais e sucesso académico em alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa
author Roque, Cláudia Sofia Ferreira
author_facet Roque, Cláudia Sofia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, João Luís Pimentel, 1957-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Cláudia Sofia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Cooperativa
Competências Sociais
Sucesso Académico
Inclusão
Necessidades Educativas Especiais
topic Aprendizagem Cooperativa
Competências Sociais
Sucesso Académico
Inclusão
Necessidades Educativas Especiais
description O presente relatório apresenta um estudo acerca do impacto das estratégias de aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais, paralelamente à potenciação do sucesso académico nos discentes com necessidades educativas especiais. Este projeto de investigação-ação foi implementado numa turma do 6.º ano do 2.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Pombal, constituída inicialmente por 22 alunos e pretendeu atingir os seguintes objetivos: promover o desenvolvimento de competências sociais e a inclusão dos alunos com NEE através da aprendizagem cooperativa; potenciar os resultados académicos através de estratégias cooperativas; compreender e identificar o impacto que a aplicação do método STAD (Student Team Achievement Division - Divisão de alunos por equipas para o sucesso) tem na prática docente, e conhecer a opinião dos alunos acerca do método. No sentido de alcançar estes objetivos, selecionámos um conjunto de instrumentos que permitissem recolher os dados necessários: escala de avaliação de competências sociais, escala de avaliação de benefícios da aprendizagem cooperativa, teste sociométrico, grelha de observação naturalista do trabalho de grupo, entrevista semiestruturada para professora e questões-aula. Este estudo permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa na sala de aula de matemática permitiu o desenvolvimento de competências sociais, aumentou a motivação dos alunos para a aprendizagem e potenciou o seu rendimento académico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06T13:19:52Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/21869
201857960
url http://hdl.handle.net/10400.26/21869
identifier_str_mv 201857960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130024442331136