A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2957 |
Resumo: | A literatura científica tem evidenciado que a capacidade de regulação emocional e a autoconsciência estão presentes no funcionamento adaptativo ou psicopatológico, contudo a influência dessas variáveis na satisfação com a vida tem sido pouco estudada teoricamente. Neste estudo pretende-se analisar a relação dessas variáveis, da regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida com as características da amostra, género, idade e institucionalização. Participaram no estudo 47 jovens tanto institucionalizados como não institucionalizados, de ambos os sexos. Foram administrados, a todos os participantes, dois instrumentos sendo eles a escala Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA) traduzida e aferida para a população portuguesa por Reverendo e Machado (2011) e a escala Satisfaction With Life Scale (SWLS) traduzida e aferida para a população portuguesa por Simões (1992) para avaliar a capacidade de regulação emocional e a satisfação com a vida. A satisfação com a vida não apresentou diferenças significativas quanto às variáveis independentes, já a regulação emocional demonstrou diferenças significativas quanto ao género, salientando-se o feminino. Os resultados revelam-se promissores ao nível da compreensão da capacidade de regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida. |
id |
RCAP_15869d68ae8e1bb4ba239def172b14a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2957 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizadosCrianças e jovensEmoçõesInstitucionalizaçãoRegulação emocionalAutoconsciênciaSatisfação com a vidaChildren and adolescentsLife satisfactionEmotionsInstitutionalizationEmotional regulationSelf-awarenessDepartamento de Psicologia e Ciências da EducaçãoA literatura científica tem evidenciado que a capacidade de regulação emocional e a autoconsciência estão presentes no funcionamento adaptativo ou psicopatológico, contudo a influência dessas variáveis na satisfação com a vida tem sido pouco estudada teoricamente. Neste estudo pretende-se analisar a relação dessas variáveis, da regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida com as características da amostra, género, idade e institucionalização. Participaram no estudo 47 jovens tanto institucionalizados como não institucionalizados, de ambos os sexos. Foram administrados, a todos os participantes, dois instrumentos sendo eles a escala Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA) traduzida e aferida para a população portuguesa por Reverendo e Machado (2011) e a escala Satisfaction With Life Scale (SWLS) traduzida e aferida para a população portuguesa por Simões (1992) para avaliar a capacidade de regulação emocional e a satisfação com a vida. A satisfação com a vida não apresentou diferenças significativas quanto às variáveis independentes, já a regulação emocional demonstrou diferenças significativas quanto ao género, salientando-se o feminino. Os resultados revelam-se promissores ao nível da compreensão da capacidade de regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida.The scientific literature has evidenced that emotional regulation and self-awareness are present in adaptive or psychopathological functioning; however there is a dearth of literature about the influence of these variables in life satisfaction. This study aims to analyze the relation of these variables, emotional adjustment, self-awareness and life satisfaction with the characteristics of the sample, gender, age and institutionalization. Participated in the study 47 young both institutionalized as not institutionalized, of both sexes. Were administered to all participants, two instruments being they scale Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA) translated and checked for the Portuguese population by Reverendo and Machado (2011) and the Satisfaction With Life Scale (SWLS) translated and checked for the Portuguese population by Sen (1992) to assess the ability of emotional adjustment and satisfaction with life. Life satisfaction showed no significant differences concerning independent variables, although emotional regulation demonstrated significant differences concerning gender, specifically female. The results are promising in terms of understanding the emotional adjustment capacity, self-awareness and life satisfaction. KEYWORDS: Children and adolescents; EmotionsInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMartins, EmíliaMagalhães, CátiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuNeves, Susana Raquel Martins2015-11-25T10:28:24Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2957TID:201016630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:15Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:03.532186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados |
title |
A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados |
spellingShingle |
A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados Neves, Susana Raquel Martins Crianças e jovens Emoções Institucionalização Regulação emocional Autoconsciência Satisfação com a vida Children and adolescents Life satisfaction Emotions Institutionalization Emotional regulation Self-awareness Departamento de Psicologia e Ciências da Educação |
title_short |
A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados |
title_full |
A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados |
title_fullStr |
A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados |
title_full_unstemmed |
A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados |
title_sort |
A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados |
author |
Neves, Susana Raquel Martins |
author_facet |
Neves, Susana Raquel Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Emília Magalhães, Cátia Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Susana Raquel Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças e jovens Emoções Institucionalização Regulação emocional Autoconsciência Satisfação com a vida Children and adolescents Life satisfaction Emotions Institutionalization Emotional regulation Self-awareness Departamento de Psicologia e Ciências da Educação |
topic |
Crianças e jovens Emoções Institucionalização Regulação emocional Autoconsciência Satisfação com a vida Children and adolescents Life satisfaction Emotions Institutionalization Emotional regulation Self-awareness Departamento de Psicologia e Ciências da Educação |
description |
A literatura científica tem evidenciado que a capacidade de regulação emocional e a autoconsciência estão presentes no funcionamento adaptativo ou psicopatológico, contudo a influência dessas variáveis na satisfação com a vida tem sido pouco estudada teoricamente. Neste estudo pretende-se analisar a relação dessas variáveis, da regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida com as características da amostra, género, idade e institucionalização. Participaram no estudo 47 jovens tanto institucionalizados como não institucionalizados, de ambos os sexos. Foram administrados, a todos os participantes, dois instrumentos sendo eles a escala Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA) traduzida e aferida para a população portuguesa por Reverendo e Machado (2011) e a escala Satisfaction With Life Scale (SWLS) traduzida e aferida para a população portuguesa por Simões (1992) para avaliar a capacidade de regulação emocional e a satisfação com a vida. A satisfação com a vida não apresentou diferenças significativas quanto às variáveis independentes, já a regulação emocional demonstrou diferenças significativas quanto ao género, salientando-se o feminino. Os resultados revelam-se promissores ao nível da compreensão da capacidade de regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-25T10:28:24Z 2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2957 TID:201016630 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2957 |
identifier_str_mv |
TID:201016630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130887187595264 |