A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Susana Raquel Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2957
Resumo: A literatura científica tem evidenciado que a capacidade de regulação emocional e a autoconsciência estão presentes no funcionamento adaptativo ou psicopatológico, contudo a influência dessas variáveis na satisfação com a vida tem sido pouco estudada teoricamente. Neste estudo pretende-se analisar a relação dessas variáveis, da regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida com as características da amostra, género, idade e institucionalização. Participaram no estudo 47 jovens tanto institucionalizados como não institucionalizados, de ambos os sexos. Foram administrados, a todos os participantes, dois instrumentos sendo eles a escala Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA) traduzida e aferida para a população portuguesa por Reverendo e Machado (2011) e a escala Satisfaction With Life Scale (SWLS) traduzida e aferida para a população portuguesa por Simões (1992) para avaliar a capacidade de regulação emocional e a satisfação com a vida. A satisfação com a vida não apresentou diferenças significativas quanto às variáveis independentes, já a regulação emocional demonstrou diferenças significativas quanto ao género, salientando-se o feminino. Os resultados revelam-se promissores ao nível da compreensão da capacidade de regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida.
id RCAP_15869d68ae8e1bb4ba239def172b14a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizadosCrianças e jovensEmoçõesInstitucionalizaçãoRegulação emocionalAutoconsciênciaSatisfação com a vidaChildren and adolescentsLife satisfactionEmotionsInstitutionalizationEmotional regulationSelf-awarenessDepartamento de Psicologia e Ciências da EducaçãoA literatura científica tem evidenciado que a capacidade de regulação emocional e a autoconsciência estão presentes no funcionamento adaptativo ou psicopatológico, contudo a influência dessas variáveis na satisfação com a vida tem sido pouco estudada teoricamente. Neste estudo pretende-se analisar a relação dessas variáveis, da regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida com as características da amostra, género, idade e institucionalização. Participaram no estudo 47 jovens tanto institucionalizados como não institucionalizados, de ambos os sexos. Foram administrados, a todos os participantes, dois instrumentos sendo eles a escala Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA) traduzida e aferida para a população portuguesa por Reverendo e Machado (2011) e a escala Satisfaction With Life Scale (SWLS) traduzida e aferida para a população portuguesa por Simões (1992) para avaliar a capacidade de regulação emocional e a satisfação com a vida. A satisfação com a vida não apresentou diferenças significativas quanto às variáveis independentes, já a regulação emocional demonstrou diferenças significativas quanto ao género, salientando-se o feminino. Os resultados revelam-se promissores ao nível da compreensão da capacidade de regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida.The scientific literature has evidenced that emotional regulation and self-awareness are present in adaptive or psychopathological functioning; however there is a dearth of literature about the influence of these variables in life satisfaction. This study aims to analyze the relation of these variables, emotional adjustment, self-awareness and life satisfaction with the characteristics of the sample, gender, age and institutionalization. Participated in the study 47 young both institutionalized as not institutionalized, of both sexes. Were administered to all participants, two instruments being they scale Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA) translated and checked for the Portuguese population by Reverendo and Machado (2011) and the Satisfaction With Life Scale (SWLS) translated and checked for the Portuguese population by Sen (1992) to assess the ability of emotional adjustment and satisfaction with life. Life satisfaction showed no significant differences concerning independent variables, although emotional regulation demonstrated significant differences concerning gender, specifically female. The results are promising in terms of understanding the emotional adjustment capacity, self-awareness and life satisfaction. KEYWORDS: Children and adolescents; EmotionsInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMartins, EmíliaMagalhães, CátiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuNeves, Susana Raquel Martins2015-11-25T10:28:24Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2957TID:201016630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:15Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:03.532186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados
title A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados
spellingShingle A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados
Neves, Susana Raquel Martins
Crianças e jovens
Emoções
Institucionalização
Regulação emocional
Autoconsciência
Satisfação com a vida
Children and adolescents
Life satisfaction
Emotions
Institutionalization
Emotional regulation
Self-awareness
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação
title_short A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados
title_full A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados
title_fullStr A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados
title_full_unstemmed A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados
title_sort A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados
author Neves, Susana Raquel Martins
author_facet Neves, Susana Raquel Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Emília
Magalhães, Cátia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Susana Raquel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças e jovens
Emoções
Institucionalização
Regulação emocional
Autoconsciência
Satisfação com a vida
Children and adolescents
Life satisfaction
Emotions
Institutionalization
Emotional regulation
Self-awareness
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação
topic Crianças e jovens
Emoções
Institucionalização
Regulação emocional
Autoconsciência
Satisfação com a vida
Children and adolescents
Life satisfaction
Emotions
Institutionalization
Emotional regulation
Self-awareness
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação
description A literatura científica tem evidenciado que a capacidade de regulação emocional e a autoconsciência estão presentes no funcionamento adaptativo ou psicopatológico, contudo a influência dessas variáveis na satisfação com a vida tem sido pouco estudada teoricamente. Neste estudo pretende-se analisar a relação dessas variáveis, da regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida com as características da amostra, género, idade e institucionalização. Participaram no estudo 47 jovens tanto institucionalizados como não institucionalizados, de ambos os sexos. Foram administrados, a todos os participantes, dois instrumentos sendo eles a escala Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA) traduzida e aferida para a população portuguesa por Reverendo e Machado (2011) e a escala Satisfaction With Life Scale (SWLS) traduzida e aferida para a população portuguesa por Simões (1992) para avaliar a capacidade de regulação emocional e a satisfação com a vida. A satisfação com a vida não apresentou diferenças significativas quanto às variáveis independentes, já a regulação emocional demonstrou diferenças significativas quanto ao género, salientando-se o feminino. Os resultados revelam-se promissores ao nível da compreensão da capacidade de regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-25T10:28:24Z
2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2957
TID:201016630
url http://hdl.handle.net/10400.19/2957
identifier_str_mv TID:201016630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130887187595264