Implementação do programa de literacia familiar Conto Contigo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Ana Filipa de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31028
Resumo: Em Portugal, apesar de serem conhecidas várias iniciativas que promovam a literacia emergente das crianças, poucas são conhecidas com foco no conhecimento e empoderamento das famílias, através de programas de literacia familiar. O programa de literacia familiar “Conto Contigo”, desenvolvido pela Fundação Aga Khan, emergiu da necessidade de envolver as famílias no desenvolvimento da literacia emergente dos seus filhos, num contexto de facilitação, não de instrução. Este estudo tem um desenho longitudinal, de pré (M1) e pós intervenção (M2 e M3) para avaliar as mudanças nos recursos, atitudes, comportamentos, crenças, entendimento, práticas e atividades de literacia familiar. Também se pretende estudar o papel do Terapeuta da Fala neste tipo de programa. A amostra é constituída por 10 famílias que participaram no “Conto Contigo”, numa biblioteca em Braga, Portugal. Na análise quantitativa dos questionários de literacia familiar, apenas se verificaram diferenças estatisticamente significativas ao nível dos comportamentos de literacia (p=0.01<0.05). Da análise qualitativa, observa-se uma tendência de aumento das atividades e práticas de literacia familiar no M2 e uma estabilização no M3. Considera-se vantajoso o envolvimento de um animador profissional, com formação nas áreas da linguagem, leitura e escrita. A intervenção não teve um efeito muito visível, contudo parece trazer benefícios para os grupos de famílias com menos livros e de estatuto socioeconómico mais baixo.
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