Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/17074 |
Resumo: | Dissertação entregue à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Intervenção Precoce |
id |
RCAP_159df5ed37a9b60d113981f3d559ea94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17074 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolarParticipação da criançaInterações adulto/criançaInteração entre criançasModelos cooperativosTransferência de modelosChild participationAdult/child interactionsInteraction between childrenCooperative modelsModel transferDissertação entregue à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Intervenção PrecoceNa idade pré-escolar (3 aos 6 anos) a criança aprende sobre si e sobre o que a rodeia, através de experiências nos seus contextos de vida e com os seus interlocutores. Nessas interações, as crianças, imitam e recriam os modelos dos adultos e dos pares. Os estudos Tandem portugueses (2015, 2016, 2017, 2018 & 2022) indicam que a forma como o adulto interage e comunica influencia a ação e a participação da criança, corroborando a investigação, que refere, que as interações adulto-criança e entre pares, contribuem também para o desenvolvimento de modelos cooperativos e construtivos de conduta. Será que a criança, quando assume o papel do adulto com outras crianças, replica o modelo de comportamento d@s educador@ e auxiliar@? Nesta pesquisa participaram 40 crianças em idade pré-escolar e 6 adultos, numa atividade lúdica de construção conjunta com materiais pré-definidos durante 15 minutos, i.e., na situação Tandem, de forma a percebermos se existia transferência do modelo do adulto para a criança e desta para outras crianças. Os resultados do nosso estudo sugerem que não se verifica transferência dos modelos do adulto em todos os casos ou sempre na mesma direção. Não obstante, encontram-se evidências de transferência de modelos e de comportamentos comunicativos. O presente estudo pretende contribuir, com os seus resultados, para a investigação científica e para a melhoria das práticas da Educação-de-Infância e Intervenção Precoce nomeadamente no que diz respeito à importância do papel do adulto (educad@r e auxiliar@), enquanto modelo de interação e participação, para as crianças e no respeito pelos direitos da criança, sobretudo no seu direito à participação e livre expressão enquanto sujeito e agente do próprio processo educativo.At pre-school age (3 to 6 years old), children learn about themselves and their surroundings, through experiences in their life contexts and with their interlocutors. In these interactions, children imitate and recreate the models of adults and peers. The Portuguese Tandem studies (2015, 2016, 2017, 2018 & 2022) indicate that the way the adult interacts and communicates influences the child's action and participation, corroborating the investigation, which states that adult-child and peer interactions, also contribute to the development of cooperative and constructive models of conduct. Does the child, when assumes the role of an adult with other children, replicate the behavior model of educators and assistants? In this research, 40 preschool children and 6 adults participated in a playful activity of joint construction with pre-defined materials for 15 minutes, i.e., in the Tandem situation, in order to understand if there was a transfer of the model from the adult to the child and from this to other children. The results of our study suggest that there is no transfer of adult models in all cases or always in the same direction. Nevertheless, there is evidence of model transfer and communicative behavior. The present study aims to contribute, with its results, to scientific research and to the improvement of Childhood Education and Early Intervention practices, particularly with regard to the importance of the role of the adult (Educator and Assistant), as a model of interaction and participation, for children and respect for children's rights, especially their right to participation and free expression as a subject and agent of the educational process itself.Fuertes, MarinaFernandes, IsabelRCIPLAzevedo, Ana Rita Fanha2024-02-08T09:53:04Z2023-11-082023-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17074TID:203525850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-14T02:16:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:11.676107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar |
title |
Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar |
spellingShingle |
Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar Azevedo, Ana Rita Fanha Participação da criança Interações adulto/criança Interação entre crianças Modelos cooperativos Transferência de modelos Child participation Adult/child interactions Interaction between children Cooperative models Model transfer |
title_short |
Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar |
title_full |
Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar |
title_fullStr |
Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar |
title_sort |
Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar |
author |
Azevedo, Ana Rita Fanha |
author_facet |
Azevedo, Ana Rita Fanha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fuertes, Marina Fernandes, Isabel RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ana Rita Fanha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação da criança Interações adulto/criança Interação entre crianças Modelos cooperativos Transferência de modelos Child participation Adult/child interactions Interaction between children Cooperative models Model transfer |
topic |
Participação da criança Interações adulto/criança Interação entre crianças Modelos cooperativos Transferência de modelos Child participation Adult/child interactions Interaction between children Cooperative models Model transfer |
description |
Dissertação entregue à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Intervenção Precoce |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-08 2023-11-08T00:00:00Z 2024-02-08T09:53:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/17074 TID:203525850 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/17074 |
identifier_str_mv |
TID:203525850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551055721857024 |