Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ana Rita Fanha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/17074
Resumo: Dissertação entregue à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Intervenção Precoce
id RCAP_159df5ed37a9b60d113981f3d559ea94
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17074
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolarParticipação da criançaInterações adulto/criançaInteração entre criançasModelos cooperativosTransferência de modelosChild participationAdult/child interactionsInteraction between childrenCooperative modelsModel transferDissertação entregue à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Intervenção PrecoceNa idade pré-escolar (3 aos 6 anos) a criança aprende sobre si e sobre o que a rodeia, através de experiências nos seus contextos de vida e com os seus interlocutores. Nessas interações, as crianças, imitam e recriam os modelos dos adultos e dos pares. Os estudos Tandem portugueses (2015, 2016, 2017, 2018 & 2022) indicam que a forma como o adulto interage e comunica influencia a ação e a participação da criança, corroborando a investigação, que refere, que as interações adulto-criança e entre pares, contribuem também para o desenvolvimento de modelos cooperativos e construtivos de conduta. Será que a criança, quando assume o papel do adulto com outras crianças, replica o modelo de comportamento d@s educador@ e auxiliar@? Nesta pesquisa participaram 40 crianças em idade pré-escolar e 6 adultos, numa atividade lúdica de construção conjunta com materiais pré-definidos durante 15 minutos, i.e., na situação Tandem, de forma a percebermos se existia transferência do modelo do adulto para a criança e desta para outras crianças. Os resultados do nosso estudo sugerem que não se verifica transferência dos modelos do adulto em todos os casos ou sempre na mesma direção. Não obstante, encontram-se evidências de transferência de modelos e de comportamentos comunicativos. O presente estudo pretende contribuir, com os seus resultados, para a investigação científica e para a melhoria das práticas da Educação-de-Infância e Intervenção Precoce nomeadamente no que diz respeito à importância do papel do adulto (educad@r e auxiliar@), enquanto modelo de interação e participação, para as crianças e no respeito pelos direitos da criança, sobretudo no seu direito à participação e livre expressão enquanto sujeito e agente do próprio processo educativo.At pre-school age (3 to 6 years old), children learn about themselves and their surroundings, through experiences in their life contexts and with their interlocutors. In these interactions, children imitate and recreate the models of adults and peers. The Portuguese Tandem studies (2015, 2016, 2017, 2018 & 2022) indicate that the way the adult interacts and communicates influences the child's action and participation, corroborating the investigation, which states that adult-child and peer interactions, also contribute to the development of cooperative and constructive models of conduct. Does the child, when assumes the role of an adult with other children, replicate the behavior model of educators and assistants? In this research, 40 preschool children and 6 adults participated in a playful activity of joint construction with pre-defined materials for 15 minutes, i.e., in the Tandem situation, in order to understand if there was a transfer of the model from the adult to the child and from this to other children. The results of our study suggest that there is no transfer of adult models in all cases or always in the same direction. Nevertheless, there is evidence of model transfer and communicative behavior. The present study aims to contribute, with its results, to scientific research and to the improvement of Childhood Education and Early Intervention practices, particularly with regard to the importance of the role of the adult (Educator and Assistant), as a model of interaction and participation, for children and respect for children's rights, especially their right to participation and free expression as a subject and agent of the educational process itself.Fuertes, MarinaFernandes, IsabelRCIPLAzevedo, Ana Rita Fanha2024-02-08T09:53:04Z2023-11-082023-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17074TID:203525850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-14T02:16:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:11.676107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar
title Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar
Azevedo, Ana Rita Fanha
Participação da criança
Interações adulto/criança
Interação entre crianças
Modelos cooperativos
Transferência de modelos
Child participation
Adult/child interactions
Interaction between children
Cooperative models
Model transfer
title_short Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar
title_full Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar
title_sort Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar
author Azevedo, Ana Rita Fanha
author_facet Azevedo, Ana Rita Fanha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fuertes, Marina
Fernandes, Isabel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Ana Rita Fanha
dc.subject.por.fl_str_mv Participação da criança
Interações adulto/criança
Interação entre crianças
Modelos cooperativos
Transferência de modelos
Child participation
Adult/child interactions
Interaction between children
Cooperative models
Model transfer
topic Participação da criança
Interações adulto/criança
Interação entre crianças
Modelos cooperativos
Transferência de modelos
Child participation
Adult/child interactions
Interaction between children
Cooperative models
Model transfer
description Dissertação entregue à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Intervenção Precoce
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08
2023-11-08T00:00:00Z
2024-02-08T09:53:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/17074
TID:203525850
url http://hdl.handle.net/10400.21/17074
identifier_str_mv TID:203525850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551055721857024