O brincador: a interação adulto-criança no momento da brincadeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Mariana Mateus Dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3977
Resumo: Relatório da UC Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_d4bbb800cbbbdf224c37e4f29147676c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3977
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O brincador: a interação adulto-criança no momento da brincadeiraBrincarTempo-espaço da criançaInteração adulto-criançaParticipação do adultoPlayChildren’s time-spaceInteractionAdult’s participationRelatório da UC Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarComo culminar de todas as aprendizagens adquiridas ao longo da formação académica na área da Educação, surge o presente relatório como espelho da Prática Profissional Supervisionada (PPS) realizada no Mestrado em Educação Pré-Escolar, em contextos de Creche e de Jardim de Infância (JI). É objetivo deste texto concretizar a análise crítica e reflexiva da intervenção desenvolvida em ambos os contextos educativos, desde as intenções delineadas para uma ação pedagógica coerente e significativa à sua ilustração com a própria prática experienciada. Fruto dos diversos estágios, surge um aspeto – que dá título ao relatório – a destacar de entre os outros decorrentes da intervenção educativa. Aborda-se a interação adultocriança no momento da brincadeira, querendo assumir o adulto como brincador, valorizando-se o brincar como fonte de aprendizagens significativas para as crianças. Assim, são vistos os conceitos de brincar, tempo-espaço das crianças e participação do adulto, também com o intuito de se compreender qual o papel do adulto e quais as estratégias a adotar para uma abordagem não intrusiva na brincadeira. Este tema emerge também da própria postura de futura educadora que tentei construir ao longo das intervenções pedagógicas que pude realizar. Só assim, refletindo a prática, é que se poderá traçar o perfil mais adequado do profissional de educação pré-escolar.ABSTRACT As a result of all the apprenticeship acquired throughout the academic formation in the area of Education, comes the present report as a mirror of the Supervised Professional Practice (SPP) developed in Master Degree in Pre-School Education, in the social and educational contexts of nursery and kindergarten. It is the purpose of this text to establish the critical and reflexive analysis of the intervention developed in both educative contexts, from the intentions lined for a coherent and meaningful pedagogical action to an illustration of its own experienced practice. As an outcome of the different internships, one aspect – which gives name to this report – stands out above others resulting from the educational intervention. It addresses the adult-child interaction during the play time, wanting to assume the adult as a player, valuing the playing as source of meaningful apprenticeships for children. Therefore are revised the concepts of playing, children’s time-space and the adult’s participation, also with the goal of understanding what’s the role of the adult and which are the strategies to adopt for an non-intrusive approach to the play time. This subject emerges also from my own posture of future educator that I’ve been trying to build over the pedagogical interventions I went through. Only reflecting about the practice can you establish a more suitable profile of a Pre-School Education’s professional.Silva, Mary KatherineRCIPLLopes, Mariana Mateus Dos Santos2014-11-28T10:46:18Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3977TID:201358735porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:29.884105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O brincador: a interação adulto-criança no momento da brincadeira
title O brincador: a interação adulto-criança no momento da brincadeira
spellingShingle O brincador: a interação adulto-criança no momento da brincadeira
Lopes, Mariana Mateus Dos Santos
Brincar
Tempo-espaço da criança
Interação adulto-criança
Participação do adulto
Play
Children’s time-space
Interaction
Adult’s participation
title_short O brincador: a interação adulto-criança no momento da brincadeira
title_full O brincador: a interação adulto-criança no momento da brincadeira
title_fullStr O brincador: a interação adulto-criança no momento da brincadeira
title_full_unstemmed O brincador: a interação adulto-criança no momento da brincadeira
title_sort O brincador: a interação adulto-criança no momento da brincadeira
author Lopes, Mariana Mateus Dos Santos
author_facet Lopes, Mariana Mateus Dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mary Katherine
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Mariana Mateus Dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Tempo-espaço da criança
Interação adulto-criança
Participação do adulto
Play
Children’s time-space
Interaction
Adult’s participation
topic Brincar
Tempo-espaço da criança
Interação adulto-criança
Participação do adulto
Play
Children’s time-space
Interaction
Adult’s participation
description Relatório da UC Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-28T10:46:18Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3977
TID:201358735
url http://hdl.handle.net/10400.21/3977
identifier_str_mv TID:201358735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391959883776