Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15672 |
Resumo: | Estudos relacionados à criatividade e ao papel fundamental da escola na formação de profissionais criativos têm ocupado espaço na sociedade contemporânea, através da crença de que, a instituição educativa (e de modo particular o ensino superior) pode, por meio de estratégias específicas ser um ambiente facilitador para o desenvolvimento do potencial criativo dos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo principal, avaliar os efeitos de um programa de desenvolvimento da criatividade, em docentes do Ensino Superior. A amostra foi composta de 240 participantes, sendo 30 professores e 210 estudantes universitários de uma universidade comunitária do interior de São Paulo. Quinze docentes participaram do programa de desenvolvimento da criatividade, constituindo o Grupo Experimental e 15 participaram de um programa de estudos pedagógicos, sendo o Grupo Controle. A investigação se deu por meio da aplicação de questionários e dos Testes de Torrance, Pensando Criativamente com Palavras. Os resultados sugerem que, o Programa de Desenvolvimento de Criatividade contribuiu, favoravelmente, para o desenvolvimento das habilidades criativas. Os dados demonstraram, ainda, influência do programa na percepção do ambiente criativo, tanto para os professores que participaram do programa, quanto para seus estudantes. |
id |
PUC_CAMP-5_48a4b6b720e03480b3ab1fde90abf70f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15672 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superiorEvaluation of a program of creativity for higher education teacherscriatividadeaprendizagemprofessoresensino superiorcreativitylearningprofessorshigher educationEstudos relacionados à criatividade e ao papel fundamental da escola na formação de profissionais criativos têm ocupado espaço na sociedade contemporânea, através da crença de que, a instituição educativa (e de modo particular o ensino superior) pode, por meio de estratégias específicas ser um ambiente facilitador para o desenvolvimento do potencial criativo dos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo principal, avaliar os efeitos de um programa de desenvolvimento da criatividade, em docentes do Ensino Superior. A amostra foi composta de 240 participantes, sendo 30 professores e 210 estudantes universitários de uma universidade comunitária do interior de São Paulo. Quinze docentes participaram do programa de desenvolvimento da criatividade, constituindo o Grupo Experimental e 15 participaram de um programa de estudos pedagógicos, sendo o Grupo Controle. A investigação se deu por meio da aplicação de questionários e dos Testes de Torrance, Pensando Criativamente com Palavras. Os resultados sugerem que, o Programa de Desenvolvimento de Criatividade contribuiu, favoravelmente, para o desenvolvimento das habilidades criativas. Os dados demonstraram, ainda, influência do programa na percepção do ambiente criativo, tanto para os professores que participaram do programa, quanto para seus estudantes.Studies related to creativity and to the fundamental role of the school in the formation of creative professionals have occupied space in contemporary society through the belief that the educational institution (and particularly at the higher education level) can, through specific strategies, be a catalyst environment to the development of potentially creative students. The present work had as its main objective to validate the effects of a program for the development of creativity on teachers of Higher Education. The sample was composed of 240 participants, being 30 teachers and 210 university students from a private university located in Sao Paulo State. The Experimental Group was formed of 15 teachers who participated of the program of development of creativity, whereas the Control Group was formed of other 15 teachers who participated of a program of pedagogical studies. The research was conducted through the application of questions and Torrance Tests of Thinking Creatively with Words. The results suggest that the Program of Development of Creativity favorably contributed for the development of creative abilities. The results also demonstrate the influence of the program in the perception of creative environment both for teachers that participated of the program as well as for their students.PUC-CampinasWechsler, Solange MugliaPontifícia Universidade Católica de CampinasFadel, Susana de Jesus2022-02-16T18:40:52Z2022-02-16T18:40:52Z2010-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156727221164912271641porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:57Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15672Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:57Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior Evaluation of a program of creativity for higher education teachers |
title |
Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior |
spellingShingle |
Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior Fadel, Susana de Jesus criatividade aprendizagem professores ensino superior creativity learning professors higher education |
title_short |
Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior |
title_full |
Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior |
title_fullStr |
Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior |
title_sort |
Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior |
author |
Fadel, Susana de Jesus |
author_facet |
Fadel, Susana de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wechsler, Solange Muglia Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fadel, Susana de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criatividade aprendizagem professores ensino superior creativity learning professors higher education |
topic |
criatividade aprendizagem professores ensino superior creativity learning professors higher education |
description |
Estudos relacionados à criatividade e ao papel fundamental da escola na formação de profissionais criativos têm ocupado espaço na sociedade contemporânea, através da crença de que, a instituição educativa (e de modo particular o ensino superior) pode, por meio de estratégias específicas ser um ambiente facilitador para o desenvolvimento do potencial criativo dos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo principal, avaliar os efeitos de um programa de desenvolvimento da criatividade, em docentes do Ensino Superior. A amostra foi composta de 240 participantes, sendo 30 professores e 210 estudantes universitários de uma universidade comunitária do interior de São Paulo. Quinze docentes participaram do programa de desenvolvimento da criatividade, constituindo o Grupo Experimental e 15 participaram de um programa de estudos pedagógicos, sendo o Grupo Controle. A investigação se deu por meio da aplicação de questionários e dos Testes de Torrance, Pensando Criativamente com Palavras. Os resultados sugerem que, o Programa de Desenvolvimento de Criatividade contribuiu, favoravelmente, para o desenvolvimento das habilidades criativas. Os dados demonstraram, ainda, influência do programa na percepção do ambiente criativo, tanto para os professores que participaram do programa, quanto para seus estudantes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-05 2022-02-16T18:40:52Z 2022-02-16T18:40:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15672 7221164912271641 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15672 |
identifier_str_mv |
7221164912271641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210237510287360 |