A autodireção na aprendizagem das Ciências Naturais: uma intervenção pedagógica na temática Sistema Circulatório do 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Joana Dantas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/57259
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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spelling A autodireção na aprendizagem das Ciências Naturais: uma intervenção pedagógica na temática Sistema Circulatório do 9º ano de escolaridadeSelf-direction in Natural Science Learning: a pedagogical intervention in the Circulatory System of the 9th year of schoolingAutonomiaAutodireçãoNegociaçãoCiências naturaisAutonomySelf-directionNegotiationNatural sciencesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioA assunção intencional e explícita do desenvolvimento da autonomia dos alunos como uma finalidade educativa conduziu à conceção, implementação e avaliação de uma estratégia pedagógica que se identifica pela transferência progressiva do professor para os alunos da responsabilidade na estruturação do processo de aprendizagem. A estratégia pedagógica incidiu na exploração da temática Sistema Circulatório do 9º ano de escolaridade e envolveu uma turma constituída por 19 alunos. Está estruturada em três momentos que implicam os alunos em processos de reflexão e negociação, conducentes à tomada de decisão acerca das atividades de aprendizagem a implementar. O primeiro e terceiro momentos incidem na análise da estratégia seguida na estruturação do processo de aprendizagem. O segundo momento está estruturado em quatro fases que se distinguem pelo grau de decisão assumido pelo professor e pelos alunos na definição do plano de aula. A avaliação da estratégia pedagógica incidiu na análise do processo de tomada de decisão adotado pelos alunos nos momentos de planificação da aprendizagem, das vantagens educativas do envolvimento dos alunos na tomada de decisão e das dificuldades experienciadas pelos alunos. Os resultados apontam para a adoção de três processos de tomada de decisão que assentam, respetivamente, na concordância inicial, na aceitação do interesse manifestado por alguns alunos e na confrontação de ideias. A participação dos alunos na tomada de decisão é por eles valorizada, indicando a repercussão no maior envolvimento e responsabilidade na realização das atividades de aprendizagem e na maior motivação para aprender. As dificuldades associadas pelos alunos e o tipo de tomada de decisão por eles adotado sugere a importância do incremento de práticas de reflexão metacognitiva associada às práticas de tomada de decisão, do desenvolvimento da compreensão da argumentação na tomada de decisão, do desenvolvimento da compreensão da natureza e das consequências de adoção de diferentes estilos de decisão.The intentional and explicit assumption of the development of student autonomy as an educational purpose has led to the conception, implementation and evaluation of a pedagogical strategy that is identified by the progressive transference of the teacher to the students, the responsibility in structuring the learning process. The pedagogical strategy focused on the exploration of the Circulatory System theme of the 9th year of schooling that involved a class of 19 students. It is structured in three moments that involve the students in processes of reflection and negotiation, leading to the decision making about the learning activities to be implemented. The first and third moments focus on the analysis of the strategy followed in structuring the learning process. The second moment is structured in four phases that are distinguished by the degree of decision taken by the teacher and the students in the definition of the lesson plan. The evaluation of the pedagogical strategy focused on the analysis of the decision-making process adopted by the students in the moments of learning planning, the educational advantages of the students' involvement in decision making and the difficulties experienced by the students. The results point to the adoption of three decision-making processes that are based, respectively, on the initial agreement, on the acceptance of the interest shown by some students and on the confrontation of ideas. The participation of the students in the decision making is valued by them, indicating the repercussion in the greater involvement and responsibility in the accomplishment of the learning activities and in the greater motivation to learn. The difficulties associated with the students and the type of decision-making adopted by them suggest the importance of increasing the practices of metacognitive reflection associated with decision-making practices, the development of understanding of argumentation in decision-making, the development of the understanding of nature and the consequences of adopting different styles of decision.Coelho da Silva, José LuísUniversidade do MinhoSoares, Joana Dantas20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57259por202058964info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:14.398445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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