Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiroa, Alcina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Coelho da Silva, José Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44388
Resumo: O potencial contributo de quatro manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos, através das atividades de aprendizagem de lápis e papel do domínio ‘A água, as rochas e o solo - materiais terrestres’, constitui o enfoque deste estudo. A promoção da autodireção dos alunos está, principalmente, restrita à gestão da estratégia, em tarefas de pesquisa de informação, e à tomada de iniciativa na realização de tarefas de autoavaliação da aprendizagem. Importa incrementar espaços orientados para o envolvimento do aluno na gestão de outras componentes de aprendizagem (objetivos, processos de aprendizagem, etc.).
id RCAP_b6c4c4c3b01ddfdc61974e9995c6ff06
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44388
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º anoDevelopment of self-direction in students through 5th grade natural sciences textbooksAutodireçãoAutonomiaAtividades de aprendizagemManuais escolaresCiências NaturaisAuto-direcciónAutonomíaActividades de aprendizajeLibros escolaresCiencias NaturalesSelf-directionAutonomyLearning activitiesTextbooksNatural ScienceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO potencial contributo de quatro manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos, através das atividades de aprendizagem de lápis e papel do domínio ‘A água, as rochas e o solo - materiais terrestres’, constitui o enfoque deste estudo. A promoção da autodireção dos alunos está, principalmente, restrita à gestão da estratégia, em tarefas de pesquisa de informação, e à tomada de iniciativa na realização de tarefas de autoavaliação da aprendizagem. Importa incrementar espaços orientados para o envolvimento do aluno na gestão de outras componentes de aprendizagem (objetivos, processos de aprendizagem, etc.).La potencial contribución de cuatro libros escolares de Ciencias Naturales del 5° año en el desarrollo de la autodirección de los estudiantes, a través de las actividades de aprendizaje de lápiz y papel en el dominio ‘El agua, rocas y el suelo - materiales de la Tierra’, es el foco de este estudio. La promoción de la auto-dirección está restringida principalmente a la gestión de la estrategia, a las tareas de búsqueda de información, y a la iniciativa en la realización de tareas de autoevaluación de aprendizaje. Es importante incrementar espacios orientados a la participación de los estudiantes en el manejo de otros componentes de aprendizaje (objetivos, procesos de aprendizaje, etc.).The potential contribution of four Natural Science 5th grade textbooks in the development of students’ self-direction, through paper and pencil learning activities within the domain ‘Water, rocks and soil - Earth materials’, is the focus of this study. The promotion of students’ self-direction is mainly restricted to strategy management, in information searching tasks, and taking the initiative in learning self-assessment tasks. It is important to increment oriented spaces for the student involvement in the management of other learning components (objectives, learning processes, etc.).Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)Universidade do MinhoFigueiroa, AlcinaCoelho da Silva, José Luís2016-112016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44388porFigueiroa, Alcina & Coelho da Silva, José Luís (2016). Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano. Indagatio Didactica, 8(4), pp. 42-52.1647-3582http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/306info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:47.183836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano
Development of self-direction in students through 5th grade natural sciences textbooks
title Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano
spellingShingle Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano
Figueiroa, Alcina
Autodireção
Autonomia
Atividades de aprendizagem
Manuais escolares
Ciências Naturais
Auto-dirección
Autonomía
Actividades de aprendizaje
Libros escolares
Ciencias Naturales
Self-direction
Autonomy
Learning activities
Textbooks
Natural Science
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano
title_full Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano
title_fullStr Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano
title_full_unstemmed Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano
title_sort Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano
author Figueiroa, Alcina
author_facet Figueiroa, Alcina
Coelho da Silva, José Luís
author_role author
author2 Coelho da Silva, José Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiroa, Alcina
Coelho da Silva, José Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Autodireção
Autonomia
Atividades de aprendizagem
Manuais escolares
Ciências Naturais
Auto-dirección
Autonomía
Actividades de aprendizaje
Libros escolares
Ciencias Naturales
Self-direction
Autonomy
Learning activities
Textbooks
Natural Science
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Autodireção
Autonomia
Atividades de aprendizagem
Manuais escolares
Ciências Naturais
Auto-dirección
Autonomía
Actividades de aprendizaje
Libros escolares
Ciencias Naturales
Self-direction
Autonomy
Learning activities
Textbooks
Natural Science
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O potencial contributo de quatro manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos, através das atividades de aprendizagem de lápis e papel do domínio ‘A água, as rochas e o solo - materiais terrestres’, constitui o enfoque deste estudo. A promoção da autodireção dos alunos está, principalmente, restrita à gestão da estratégia, em tarefas de pesquisa de informação, e à tomada de iniciativa na realização de tarefas de autoavaliação da aprendizagem. Importa incrementar espaços orientados para o envolvimento do aluno na gestão de outras componentes de aprendizagem (objetivos, processos de aprendizagem, etc.).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11
2016-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44388
url http://hdl.handle.net/1822/44388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiroa, Alcina & Coelho da Silva, José Luís (2016). Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano. Indagatio Didactica, 8(4), pp. 42-52.
1647-3582
http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132784420192256