A autodireção na aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho da Silva, José Luís
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Soares, Joana, Mendes, Lídia Estevez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/72510
Resumo: O desenvolvimento da autonomia do aluno como uma finalidade da educação em Ciências, em articulação com um paradigma epistemológico-pedagógico de cariz socioconstrutivista pode ser conseguido através do desenvolvimento da autodireção do aluno, envolvendo-o na estruturação e condução do processo de aprendizagem. É neste âmbito que se procedeu à conceção, implementação e avaliação de uma estratégia pedagógica na disciplina de Ciências Naturais do 9º ano de escolaridade. Caracteriza-se, globalmente, pela transferência progressiva da responsabilidade da estruturação e condução do processo de aprendizagem do professor para os alunos. Uma avaliação da intervenção pedagógica permite evidenciar o impacto no envolvimento e na motivação dos alunos no processo de aprendizagem, mas assinalar, também, dificuldades sentidas pelos alunos na seleção e estruturação das atividades a adotar para a aprendizagem.
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spelling A autodireção na aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo de caso no 9º ano de escolaridadeSelf-direction in Natural Sciences learning: a case study in the 9th gradeLa autodirección en el aprendizaje de las Ciencias Naturales: un estudio de caso en el 9º gradoEducação em CiênciasAutonomiaNegociação pedagógicaPercursos de aprendizagemScience EducationAutonomyPedagogical negotiationLearning pathwaysEnseñanza de las CienciasNegociación pedagógicaItinerarios de aprendizajeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO desenvolvimento da autonomia do aluno como uma finalidade da educação em Ciências, em articulação com um paradigma epistemológico-pedagógico de cariz socioconstrutivista pode ser conseguido através do desenvolvimento da autodireção do aluno, envolvendo-o na estruturação e condução do processo de aprendizagem. É neste âmbito que se procedeu à conceção, implementação e avaliação de uma estratégia pedagógica na disciplina de Ciências Naturais do 9º ano de escolaridade. Caracteriza-se, globalmente, pela transferência progressiva da responsabilidade da estruturação e condução do processo de aprendizagem do professor para os alunos. Uma avaliação da intervenção pedagógica permite evidenciar o impacto no envolvimento e na motivação dos alunos no processo de aprendizagem, mas assinalar, também, dificuldades sentidas pelos alunos na seleção e estruturação das atividades a adotar para a aprendizagem.The development of students’ autonomy as a purpose of science education, in conjunction with an epistemological-pedagogical paradigm of socioconstructivist nature can be achieved through the development of students’ self-direction, involving them in structuring and conducting the learning process. It is in this context that we designed, implementated and evaluated a pedagogical strategy in the context of the discipline of Natural Sciences in the 9th grade. It is characterised, globally, by the progressive transfer of responsibility for the structuring and conduction of the learning process from the teacher to the students. An evaluation of the pedagogical intervention highlights the impact on students’ engagement and motivation in the learning process, but also points out difficulties experienced by students in selecting and structuring the activities to be adopted for learning.El desarrollo de la autonomía del alumno como propósito de la enseñanza de las ciencias, en conjunción con un paradigma epistemológico-pedagógico de carácter socioconstructivista puede lograrse a través del desarrollo de la autodirección del alumno, involucrándolo en la estructuración y conducción del proceso de aprendizaje. Es en este contexto que se procedió al diseño, implementación y evaluación de una estrategia pedagógica en la asignatura de Ciencias Naturales en el 9º grado. Se caracteriza, de forma global, por una transferencia progresiva de la responsabilidad de la estructuración y conducción del proceso de aprendizaje del profesor para los alumnos. La evaluación de la intervención pedagógica pone de manifiesto el impacto en el compromiso y la motivación de los estudiantes en el proceso de aprendizaje, pero también señala las dificultades experimentadas por los estudiantes a la hora de seleccionar y estructurar las actividades a adoptar para el aprendizaje.Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC)Universidade do MinhoCoelho da Silva, José LuísSoares, JoanaMendes, Lídia Estevez2021-04-282021-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/72510porCoelho da Silva, J. L., Soares, J., & Mendes, L. E. (2021). A autodireção na aprendizagem de Ciências Naturais: Um estudo de caso no 9º ano de escolaridade. APEduC Revista, Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, 2(1), 12-30.2184-7436https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/176info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:40.731962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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