Criatividade no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduarda Marlene Oliveira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20974
Resumo: Este relatório resultou de um estudo efetuado a uma turma de 11º ano, do curso de Design e Multimédia, que decorreu no ano letivo de 2012/2013, que teve como objetivo explorar o tema “Criatividade no contexto escolar”. O leque de alunos, com o qual trabalhei, apresentava falta de interesse e motivação, carência de bagagem anterior, revelando pouca sensibilidade a estímulos visuais, entre outros. Para este tipo de alunos, é necessário que o professor seja persistente, inovador, metódico e que, essencialmente, não desista e que seja uma inspiração para os seus alunos. É importante que haja motivação para uma determinada tarefa, capacidade e conhecimento num domínio, competências cognitivas e de um trabalho concentrado e enérgico, já que, até obtermos o produto final, serão necessárias muitas horas de trabalho e muitas ideias, que serão confrontadas e refletidas de forma a facilitar o restante processo. Com efeito, os fatores cognitivos, motivacionais, sociais e personológicos influenciam no processo criativo. O aluno, para ser criativo, deve acreditar em si próprio, confiar nas suas capacidades e sentir prazer em realizar as tarefas de forma persistente, elaborada e sem nunca desistir, mesmo que, muitas vezes, tudo pareça anunciar um fracasso. Tendo em conta todo este cenário, ao longo do meu relatório, questionei-me diversas vezes sobre determinados assuntos, tais como: um professor, considerado mais criativo e aberto ao que é novo, inspira os alunos, levando-os a produzir trabalhos mais originais? Como é que as organizações podem fomentar o ato criativo? O ambiente de sala de aula reflete o trabalho executado pelo aluno? É de salientar que, na sociedade pós-moderna, a inserção social, e mesmo a sobrevivência, residem, fundamentalmente, na criatividade.
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