Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Ana Paula Beleza Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8418
Resumo: A preocupação cada vez maior que se verifica em melhorar os níveis de aprendizagem dos alunos deverá motivar os docentes para uma atualização constante e uma atitude reflexiva da sua prática profissional. Esta pode advir de forma privilegiada da supervisão da prática letiva em sala de aula, nomeadamente na vertente de observação de aulas, que é aqui entendida na modalidade formativa centrada nas possibilidades de desenvolvimento, a partir de um processo de observação de aulas entre pares; não tem carácter avaliativo nem inspetivo. Este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender a perceção que os docentes de um Agrupamento de Escolas do Concelho do Porto têm sobre supervisão e sobre o modelo de observação de aulas, baseado uma perspetiva formativa e de colaboração entre pares, a ser posto em prática no Agrupamento. A partir desse estudo, foi proposto um Plano de Ação a ser implementado no Agrupamento em causa, tendo sempre em consideração que os docentes devem ser envolvidos naquele processo. Só assim se poderá desenvolver um dispositivo de observação de aulas aceite e partilhado.
id RCAP_3689a31b8a8d6d1ca2f6e29863b67e35
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulasSupervisãoObservação de aulasTrabalho colaborativoSupervisor/supervisionadoSupervisionClass observationCollaborative workSupervisor/superviseeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoA preocupação cada vez maior que se verifica em melhorar os níveis de aprendizagem dos alunos deverá motivar os docentes para uma atualização constante e uma atitude reflexiva da sua prática profissional. Esta pode advir de forma privilegiada da supervisão da prática letiva em sala de aula, nomeadamente na vertente de observação de aulas, que é aqui entendida na modalidade formativa centrada nas possibilidades de desenvolvimento, a partir de um processo de observação de aulas entre pares; não tem carácter avaliativo nem inspetivo. Este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender a perceção que os docentes de um Agrupamento de Escolas do Concelho do Porto têm sobre supervisão e sobre o modelo de observação de aulas, baseado uma perspetiva formativa e de colaboração entre pares, a ser posto em prática no Agrupamento. A partir desse estudo, foi proposto um Plano de Ação a ser implementado no Agrupamento em causa, tendo sempre em consideração que os docentes devem ser envolvidos naquele processo. Só assim se poderá desenvolver um dispositivo de observação de aulas aceite e partilhado.The increasing concern that exists in improving the students' learning levels should motivate teachers to consistently improve and adopt a reflective attitude towards their professional practice. This can come, preferably, from supervision of the teaching practice in the classroom, particularly in aspects of classroom observation, which is understood here in a training method centered on development possibilities, from a process of observing lessons among peers; it is neither evaluative nor inspective in nature. This project’s work ultimate purpose is to understand the perception that teachers of a Porto County Group of Schools have on supervision and on the model of classes’ observation, based on a training perspective and peer collaboration, to be applied in this Group. From this study, an Action Plan was proposed to be implemented in the above-mentioned Group, taking into consideration that teachers should be involved in this process. Only then can the development of a class observation process be accepted and shared.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDiogo, Fernando Luís TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNobre, Ana Paula Beleza Gomes2016-07-05T15:08:45Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8418TID:201205963porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:15.203100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas
title Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas
spellingShingle Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas
Nobre, Ana Paula Beleza Gomes
Supervisão
Observação de aulas
Trabalho colaborativo
Supervisor/supervisionado
Supervision
Class observation
Collaborative work
Supervisor/supervisee
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da Educação
title_short Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas
title_full Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas
title_fullStr Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas
title_full_unstemmed Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas
title_sort Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas
author Nobre, Ana Paula Beleza Gomes
author_facet Nobre, Ana Paula Beleza Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diogo, Fernando Luís Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Ana Paula Beleza Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Observação de aulas
Trabalho colaborativo
Supervisor/supervisionado
Supervision
Class observation
Collaborative work
Supervisor/supervisee
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da Educação
topic Supervisão
Observação de aulas
Trabalho colaborativo
Supervisor/supervisionado
Supervision
Class observation
Collaborative work
Supervisor/supervisee
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da Educação
description A preocupação cada vez maior que se verifica em melhorar os níveis de aprendizagem dos alunos deverá motivar os docentes para uma atualização constante e uma atitude reflexiva da sua prática profissional. Esta pode advir de forma privilegiada da supervisão da prática letiva em sala de aula, nomeadamente na vertente de observação de aulas, que é aqui entendida na modalidade formativa centrada nas possibilidades de desenvolvimento, a partir de um processo de observação de aulas entre pares; não tem carácter avaliativo nem inspetivo. Este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender a perceção que os docentes de um Agrupamento de Escolas do Concelho do Porto têm sobre supervisão e sobre o modelo de observação de aulas, baseado uma perspetiva formativa e de colaboração entre pares, a ser posto em prática no Agrupamento. A partir desse estudo, foi proposto um Plano de Ação a ser implementado no Agrupamento em causa, tendo sempre em consideração que os docentes devem ser envolvidos naquele processo. Só assim se poderá desenvolver um dispositivo de observação de aulas aceite e partilhado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05T15:08:45Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8418
TID:201205963
url http://hdl.handle.net/10400.22/8418
identifier_str_mv TID:201205963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131388952182784