Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8418 |
Resumo: | A preocupação cada vez maior que se verifica em melhorar os níveis de aprendizagem dos alunos deverá motivar os docentes para uma atualização constante e uma atitude reflexiva da sua prática profissional. Esta pode advir de forma privilegiada da supervisão da prática letiva em sala de aula, nomeadamente na vertente de observação de aulas, que é aqui entendida na modalidade formativa centrada nas possibilidades de desenvolvimento, a partir de um processo de observação de aulas entre pares; não tem carácter avaliativo nem inspetivo. Este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender a perceção que os docentes de um Agrupamento de Escolas do Concelho do Porto têm sobre supervisão e sobre o modelo de observação de aulas, baseado uma perspetiva formativa e de colaboração entre pares, a ser posto em prática no Agrupamento. A partir desse estudo, foi proposto um Plano de Ação a ser implementado no Agrupamento em causa, tendo sempre em consideração que os docentes devem ser envolvidos naquele processo. Só assim se poderá desenvolver um dispositivo de observação de aulas aceite e partilhado. |
id |
RCAP_3689a31b8a8d6d1ca2f6e29863b67e35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8418 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulasSupervisãoObservação de aulasTrabalho colaborativoSupervisor/supervisionadoSupervisionClass observationCollaborative workSupervisor/superviseeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoA preocupação cada vez maior que se verifica em melhorar os níveis de aprendizagem dos alunos deverá motivar os docentes para uma atualização constante e uma atitude reflexiva da sua prática profissional. Esta pode advir de forma privilegiada da supervisão da prática letiva em sala de aula, nomeadamente na vertente de observação de aulas, que é aqui entendida na modalidade formativa centrada nas possibilidades de desenvolvimento, a partir de um processo de observação de aulas entre pares; não tem carácter avaliativo nem inspetivo. Este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender a perceção que os docentes de um Agrupamento de Escolas do Concelho do Porto têm sobre supervisão e sobre o modelo de observação de aulas, baseado uma perspetiva formativa e de colaboração entre pares, a ser posto em prática no Agrupamento. A partir desse estudo, foi proposto um Plano de Ação a ser implementado no Agrupamento em causa, tendo sempre em consideração que os docentes devem ser envolvidos naquele processo. Só assim se poderá desenvolver um dispositivo de observação de aulas aceite e partilhado.The increasing concern that exists in improving the students' learning levels should motivate teachers to consistently improve and adopt a reflective attitude towards their professional practice. This can come, preferably, from supervision of the teaching practice in the classroom, particularly in aspects of classroom observation, which is understood here in a training method centered on development possibilities, from a process of observing lessons among peers; it is neither evaluative nor inspective in nature. This project’s work ultimate purpose is to understand the perception that teachers of a Porto County Group of Schools have on supervision and on the model of classes’ observation, based on a training perspective and peer collaboration, to be applied in this Group. From this study, an Action Plan was proposed to be implemented in the above-mentioned Group, taking into consideration that teachers should be involved in this process. Only then can the development of a class observation process be accepted and shared.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDiogo, Fernando Luís TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNobre, Ana Paula Beleza Gomes2016-07-05T15:08:45Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8418TID:201205963porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:15.203100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas |
title |
Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas |
spellingShingle |
Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas Nobre, Ana Paula Beleza Gomes Supervisão Observação de aulas Trabalho colaborativo Supervisor/supervisionado Supervision Class observation Collaborative work Supervisor/supervisee Domínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da Educação |
title_short |
Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas |
title_full |
Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas |
title_fullStr |
Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas |
title_full_unstemmed |
Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas |
title_sort |
Supervisão da prática letiva em sala de aula / observação de aulas |
author |
Nobre, Ana Paula Beleza Gomes |
author_facet |
Nobre, Ana Paula Beleza Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diogo, Fernando Luís Teixeira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Ana Paula Beleza Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Observação de aulas Trabalho colaborativo Supervisor/supervisionado Supervision Class observation Collaborative work Supervisor/supervisee Domínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da Educação |
topic |
Supervisão Observação de aulas Trabalho colaborativo Supervisor/supervisionado Supervision Class observation Collaborative work Supervisor/supervisee Domínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da Educação |
description |
A preocupação cada vez maior que se verifica em melhorar os níveis de aprendizagem dos alunos deverá motivar os docentes para uma atualização constante e uma atitude reflexiva da sua prática profissional. Esta pode advir de forma privilegiada da supervisão da prática letiva em sala de aula, nomeadamente na vertente de observação de aulas, que é aqui entendida na modalidade formativa centrada nas possibilidades de desenvolvimento, a partir de um processo de observação de aulas entre pares; não tem carácter avaliativo nem inspetivo. Este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender a perceção que os docentes de um Agrupamento de Escolas do Concelho do Porto têm sobre supervisão e sobre o modelo de observação de aulas, baseado uma perspetiva formativa e de colaboração entre pares, a ser posto em prática no Agrupamento. A partir desse estudo, foi proposto um Plano de Ação a ser implementado no Agrupamento em causa, tendo sempre em consideração que os docentes devem ser envolvidos naquele processo. Só assim se poderá desenvolver um dispositivo de observação de aulas aceite e partilhado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05T15:08:45Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8418 TID:201205963 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8418 |
identifier_str_mv |
TID:201205963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131388952182784 |