Professores generalistas : um desafio para a educação pré-escolar e para o 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérez, Virgínia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1250
Resumo: Este relatório tem como principal objetivo demonstrar a prática vivenciada no âmbito do Estágio I em Educação Pré-Escolar e, no âmbito do Estágio II em 1º Ciclo do Ensino Básico. Com a sua elaboração é possível olhar de um modo mais aprofundado para estes contextos, compreender o modo como se desenvolvem, como são avaliados e os instrumentos que podem ser utilizados na observação do ambiente educativo em cada instituição. Ao longo de toda a prática pedagógica no contexto de Educação Pré-escolar privilegiou-se a Metodologia de Trabalho de Projeto centrada na criança, nomeadamente nos seus conhecimentos e criatividade; por outro lado, no contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico foi colocado em prática o MEM (Movimento de Escola Moderna). As duas metodologias eram semelhantes pois ambas valorizam a participação das (os) crianças/alunos, sendo fulcral a intervenção das mesmas de forma ativa e constante. Esta participação é um fator importantíssimo para o sucesso da aprendizagem. No presente relatório são enunciadas diversas temáticas relacionadas com a educação, sendo também mencionado um perfil de profissional de educação, assim como todo o trabalho desenvolvido nas duas instituições. Neste sentido, todos os parâmetros que devem ser seguidos pelo educador e professor estão descritos neste relatório, tais como a observação, a planificação, a intervenção e a avaliação que podem ser feitas sobre todo o ambiente educativo, ou seja, sobre o grupo, a turma e as atividades realizadas. A nível metodológico são referidos diversos instrumentos de registos de observação e avaliação utilizados no decorrer de toda a prática. O estudo é de carácter qualitativo, prevalecendo a observação direta. Assim sendo, este trabalho apresenta de forma breve a intervenção no contexto de Educação Pré-escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico em instituições distintas.This report has as main objective to demonstrate the practice experienced within the Stage I in Pre-school Education and under the Stage II in the 1st Cycle of Basic Education. With its elaboration is possible to look in more depth to these contexts, to understand how they develop, how they are evaluated and instruments that can be used in environmental monitoring at each educational institution. Throughout the pedagogical practice in the context of the Preschool Education privileged to Work Methodology Project centered on the child, particularly in their knowledge and creativity, on the other hand, in the context of the 1st Primary School was put into practice MEM (Modern School Movement). The two methods were similar for both value the participation of children / students, being pivotal to the same intervention in an active and steady. This participation is an important factor for successful learning. In this report are set out various themes related to education, and also mentioned a profile of professional education, as well as all the work done in the two institutions. In this sense, all the parameters that must be followed by the educator and teacher are described in this report, such as observation, planning, intervention and evaluation that can be made about the entire educational environment, ie, on the group, class and activities performed. The tiers are referred to various instruments of observation and assessment records used throughout the entire practice. The study is qualitative in nature, whichever direct observation. Therefore, this work presents briefly the intervention in the context of Pre-school Education and 1st cycle of basic education in different institutions.
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