Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Joana Nobre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7058
Resumo: Serve o presente relatório, para relatar e refletir todos os acontecimentos vivenciados ao longo de um ano letivo de um Estágio Profissional na área de Educação Física, no agrupamento de Escolas de Tarouca, na cidade de tarouca. Ser professor, exige mais do que o escrito nos livros, mais do que um simples aplicar de fórmulas ou métodos, o sucesso provem de uma planificação adequação e contante observação e sobretudo reflexão. A principal preocupação tida em conta na realização deste relatório consiste na análise e descrição dos acontecimentos que foram vivenciados, os problemas identificados e as dificuldades ultrapassadas. É feito também um enquadramento sobre a escola atual, o modelo de ensino e a sua interpretação pelos agentes intervenientes. Dentro desta temática foi focado e justificado o processo de planificação, intervenção e avaliação das unidades didáticas durante sua implementação na turma. Foi com base na reflexão, espírito crítico a busca incondicional de saberes e conhecimentos que culminou com uma melhor adequação das estratégias, permitindo assim atingir os objetivos propostos. A ligação estabelecida entre a comunidade escolar permitiu um crescimento pessoal, capaz de superar de forma autónoma os desafios educativos e as realidades respeitando sempre o disposto no programa nacional de educação, e as criticas recebidas durante todo o processo.
id RCAP_3818d5da02908b0f5a2266b53489272b
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7058
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planificação, intervenção e avaliação em Educação FísicaEducação físicaPlanificaçãoIntervençãoObservaçãoReflexãoAvaliaçãoServe o presente relatório, para relatar e refletir todos os acontecimentos vivenciados ao longo de um ano letivo de um Estágio Profissional na área de Educação Física, no agrupamento de Escolas de Tarouca, na cidade de tarouca. Ser professor, exige mais do que o escrito nos livros, mais do que um simples aplicar de fórmulas ou métodos, o sucesso provem de uma planificação adequação e contante observação e sobretudo reflexão. A principal preocupação tida em conta na realização deste relatório consiste na análise e descrição dos acontecimentos que foram vivenciados, os problemas identificados e as dificuldades ultrapassadas. É feito também um enquadramento sobre a escola atual, o modelo de ensino e a sua interpretação pelos agentes intervenientes. Dentro desta temática foi focado e justificado o processo de planificação, intervenção e avaliação das unidades didáticas durante sua implementação na turma. Foi com base na reflexão, espírito crítico a busca incondicional de saberes e conhecimentos que culminou com uma melhor adequação das estratégias, permitindo assim atingir os objetivos propostos. A ligação estabelecida entre a comunidade escolar permitiu um crescimento pessoal, capaz de superar de forma autónoma os desafios educativos e as realidades respeitando sempre o disposto no programa nacional de educação, e as criticas recebidas durante todo o processo.The following report is meant to address and reflect all events experienced over a school year of an Internship in the area of Physical Education, in the school department of Tarouca, in the very same city. To be a teacher you have got to go further than what it is written in the books. It requires more than simply applying a formula or methods. The one success comes from his ability to be detail-oriented and insightful. The primary concern addressed in the production of this report is to analyze and describe: the events which were experienced, the identified problems and solved difficulties. It is also required to do a framework on the current school, the teaching model and its interpretation on the subjects involved. Inside this topic has been focused and justified the planning process, the intervention and evaluation of teaching units during its implementation in the classroom. It was based on reflection, critical spirit unconditional search of knowledge and expertise, that ended up with a more appropriate strategies allowing to achieve the proposed objectives. The link established between the school community allowed for personal growth, capable of autonomously overcome the educational challenges and realities while always respecting the stipulated national education program, and criticisms received throughout the process.2016-12-12T14:38:24Z2016-12-12T00:00:00Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7058porBatista, Joana Nobreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:21Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:23.050454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física
title Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física
spellingShingle Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física
Batista, Joana Nobre
Educação física
Planificação
Intervenção
Observação
Reflexão
Avaliação
title_short Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física
title_full Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física
title_fullStr Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física
title_full_unstemmed Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física
title_sort Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física
author Batista, Joana Nobre
author_facet Batista, Joana Nobre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Joana Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Planificação
Intervenção
Observação
Reflexão
Avaliação
topic Educação física
Planificação
Intervenção
Observação
Reflexão
Avaliação
description Serve o presente relatório, para relatar e refletir todos os acontecimentos vivenciados ao longo de um ano letivo de um Estágio Profissional na área de Educação Física, no agrupamento de Escolas de Tarouca, na cidade de tarouca. Ser professor, exige mais do que o escrito nos livros, mais do que um simples aplicar de fórmulas ou métodos, o sucesso provem de uma planificação adequação e contante observação e sobretudo reflexão. A principal preocupação tida em conta na realização deste relatório consiste na análise e descrição dos acontecimentos que foram vivenciados, os problemas identificados e as dificuldades ultrapassadas. É feito também um enquadramento sobre a escola atual, o modelo de ensino e a sua interpretação pelos agentes intervenientes. Dentro desta temática foi focado e justificado o processo de planificação, intervenção e avaliação das unidades didáticas durante sua implementação na turma. Foi com base na reflexão, espírito crítico a busca incondicional de saberes e conhecimentos que culminou com uma melhor adequação das estratégias, permitindo assim atingir os objetivos propostos. A ligação estabelecida entre a comunidade escolar permitiu um crescimento pessoal, capaz de superar de forma autónoma os desafios educativos e as realidades respeitando sempre o disposto no programa nacional de educação, e as criticas recebidas durante todo o processo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12T14:38:24Z
2016-12-12T00:00:00Z
2016-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7058
url http://hdl.handle.net/10348/7058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137119170461696