A voz aos alunos : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rui Ricardo Vieira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28892
Resumo: Este trabalho refere-se ao relatório final de uma investigação intitulada “A Voz aos Alunos, um estudo de caso” e conducente à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. Partindo de reconhecimento do estatuto de cidadania da infância e consequente valorização dos alunos como atores e coautores do seu conhecimento, o estudo tentou perceber em que medida as nossas escolas escutam, valorizam e promovem a participação dos alunos na vida escolar. Para este efeito, foi realizado um estudo de caso, abordando uma comunidade educativa em concreto, referente a uma escola do primeiro ciclo do ensino básico. Em coerência com os objetivos enunciados, do ponto de vista teórico optou-se por um enquadramento em torno das noções de educação, de infância, do perfil de docente do perfil de aluno, tendo em referência a literatura científica mas também as recomendações de política educativa atuais. O estudo partiu-nos concluir que a valorização da palavra dos alunos e dos seus espaços de participação na vida escolar constitui uma das prioridades educativas, numa perspetiva de promoção de aprendizagens significativas em contexto de uma escola humanista e democrática.
id RCAP_16173ed077d1d2f538e4498d775b6b45
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28892
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A voz aos alunos : um estudo de casoAlunosPerceçãoParticipaçãoEscolaStudentsPerceptionsParticipationSchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho refere-se ao relatório final de uma investigação intitulada “A Voz aos Alunos, um estudo de caso” e conducente à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. Partindo de reconhecimento do estatuto de cidadania da infância e consequente valorização dos alunos como atores e coautores do seu conhecimento, o estudo tentou perceber em que medida as nossas escolas escutam, valorizam e promovem a participação dos alunos na vida escolar. Para este efeito, foi realizado um estudo de caso, abordando uma comunidade educativa em concreto, referente a uma escola do primeiro ciclo do ensino básico. Em coerência com os objetivos enunciados, do ponto de vista teórico optou-se por um enquadramento em torno das noções de educação, de infância, do perfil de docente do perfil de aluno, tendo em referência a literatura científica mas também as recomendações de política educativa atuais. O estudo partiu-nos concluir que a valorização da palavra dos alunos e dos seus espaços de participação na vida escolar constitui uma das prioridades educativas, numa perspetiva de promoção de aprendizagens significativas em contexto de uma escola humanista e democrática.This document refers to the final report of an investigation entitled “Students voice - a case study" and leading to a Master's degree in Educational Sciences - Universidade Católica Portuguesa, Porto. Based on recognition of the citizenship status of children and the consequent appreciation of students as actors and co-authors of their knowledge, the study tried to understand the extent to which our schools listen, value and promote the participation of students in school life. For this purpose, the study was carried out addressing a concrete educational community, referring to a school in the first cycle of basic education. Consistent with the stated objectives, from the theoretical point of view, was chosen a framework around the notions of education, childhood, the teacher profile of the student profile, taking into account the scientific literature but also the current Recommendations produced in educational field. The study was based on the conclusion that the appreciation of students' words and their spaces of participation in school life should be one of the educational priorities, in a perspective of promoting meaningful learning in the context of a humanist and democratic school.Baptista, Isabel Maria de CarvalhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Rui Ricardo Vieira da2019-12-02T11:05:33Z2019-07-0820192019-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28892TID:202298833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:08.383590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A voz aos alunos : um estudo de caso
title A voz aos alunos : um estudo de caso
spellingShingle A voz aos alunos : um estudo de caso
Silva, Rui Ricardo Vieira da
Alunos
Perceção
Participação
Escola
Students
Perceptions
Participation
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A voz aos alunos : um estudo de caso
title_full A voz aos alunos : um estudo de caso
title_fullStr A voz aos alunos : um estudo de caso
title_full_unstemmed A voz aos alunos : um estudo de caso
title_sort A voz aos alunos : um estudo de caso
author Silva, Rui Ricardo Vieira da
author_facet Silva, Rui Ricardo Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Isabel Maria de Carvalho
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rui Ricardo Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Perceção
Participação
Escola
Students
Perceptions
Participation
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Alunos
Perceção
Participação
Escola
Students
Perceptions
Participation
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho refere-se ao relatório final de uma investigação intitulada “A Voz aos Alunos, um estudo de caso” e conducente à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. Partindo de reconhecimento do estatuto de cidadania da infância e consequente valorização dos alunos como atores e coautores do seu conhecimento, o estudo tentou perceber em que medida as nossas escolas escutam, valorizam e promovem a participação dos alunos na vida escolar. Para este efeito, foi realizado um estudo de caso, abordando uma comunidade educativa em concreto, referente a uma escola do primeiro ciclo do ensino básico. Em coerência com os objetivos enunciados, do ponto de vista teórico optou-se por um enquadramento em torno das noções de educação, de infância, do perfil de docente do perfil de aluno, tendo em referência a literatura científica mas também as recomendações de política educativa atuais. O estudo partiu-nos concluir que a valorização da palavra dos alunos e dos seus espaços de participação na vida escolar constitui uma das prioridades educativas, numa perspetiva de promoção de aprendizagens significativas em contexto de uma escola humanista e democrática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02T11:05:33Z
2019-07-08
2019
2019-07-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28892
TID:202298833
url http://hdl.handle.net/10400.14/28892
identifier_str_mv TID:202298833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131939023618048