A voz aos alunos : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28892 |
Resumo: | Este trabalho refere-se ao relatório final de uma investigação intitulada “A Voz aos Alunos, um estudo de caso” e conducente à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. Partindo de reconhecimento do estatuto de cidadania da infância e consequente valorização dos alunos como atores e coautores do seu conhecimento, o estudo tentou perceber em que medida as nossas escolas escutam, valorizam e promovem a participação dos alunos na vida escolar. Para este efeito, foi realizado um estudo de caso, abordando uma comunidade educativa em concreto, referente a uma escola do primeiro ciclo do ensino básico. Em coerência com os objetivos enunciados, do ponto de vista teórico optou-se por um enquadramento em torno das noções de educação, de infância, do perfil de docente do perfil de aluno, tendo em referência a literatura científica mas também as recomendações de política educativa atuais. O estudo partiu-nos concluir que a valorização da palavra dos alunos e dos seus espaços de participação na vida escolar constitui uma das prioridades educativas, numa perspetiva de promoção de aprendizagens significativas em contexto de uma escola humanista e democrática. |
id |
RCAP_16173ed077d1d2f538e4498d775b6b45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28892 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A voz aos alunos : um estudo de casoAlunosPerceçãoParticipaçãoEscolaStudentsPerceptionsParticipationSchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho refere-se ao relatório final de uma investigação intitulada “A Voz aos Alunos, um estudo de caso” e conducente à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. Partindo de reconhecimento do estatuto de cidadania da infância e consequente valorização dos alunos como atores e coautores do seu conhecimento, o estudo tentou perceber em que medida as nossas escolas escutam, valorizam e promovem a participação dos alunos na vida escolar. Para este efeito, foi realizado um estudo de caso, abordando uma comunidade educativa em concreto, referente a uma escola do primeiro ciclo do ensino básico. Em coerência com os objetivos enunciados, do ponto de vista teórico optou-se por um enquadramento em torno das noções de educação, de infância, do perfil de docente do perfil de aluno, tendo em referência a literatura científica mas também as recomendações de política educativa atuais. O estudo partiu-nos concluir que a valorização da palavra dos alunos e dos seus espaços de participação na vida escolar constitui uma das prioridades educativas, numa perspetiva de promoção de aprendizagens significativas em contexto de uma escola humanista e democrática.This document refers to the final report of an investigation entitled “Students voice - a case study" and leading to a Master's degree in Educational Sciences - Universidade Católica Portuguesa, Porto. Based on recognition of the citizenship status of children and the consequent appreciation of students as actors and co-authors of their knowledge, the study tried to understand the extent to which our schools listen, value and promote the participation of students in school life. For this purpose, the study was carried out addressing a concrete educational community, referring to a school in the first cycle of basic education. Consistent with the stated objectives, from the theoretical point of view, was chosen a framework around the notions of education, childhood, the teacher profile of the student profile, taking into account the scientific literature but also the current Recommendations produced in educational field. The study was based on the conclusion that the appreciation of students' words and their spaces of participation in school life should be one of the educational priorities, in a perspective of promoting meaningful learning in the context of a humanist and democratic school.Baptista, Isabel Maria de CarvalhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Rui Ricardo Vieira da2019-12-02T11:05:33Z2019-07-0820192019-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28892TID:202298833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:08.383590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A voz aos alunos : um estudo de caso |
title |
A voz aos alunos : um estudo de caso |
spellingShingle |
A voz aos alunos : um estudo de caso Silva, Rui Ricardo Vieira da Alunos Perceção Participação Escola Students Perceptions Participation School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A voz aos alunos : um estudo de caso |
title_full |
A voz aos alunos : um estudo de caso |
title_fullStr |
A voz aos alunos : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A voz aos alunos : um estudo de caso |
title_sort |
A voz aos alunos : um estudo de caso |
author |
Silva, Rui Ricardo Vieira da |
author_facet |
Silva, Rui Ricardo Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Isabel Maria de Carvalho Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rui Ricardo Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos Perceção Participação Escola Students Perceptions Participation School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Alunos Perceção Participação Escola Students Perceptions Participation School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este trabalho refere-se ao relatório final de uma investigação intitulada “A Voz aos Alunos, um estudo de caso” e conducente à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. Partindo de reconhecimento do estatuto de cidadania da infância e consequente valorização dos alunos como atores e coautores do seu conhecimento, o estudo tentou perceber em que medida as nossas escolas escutam, valorizam e promovem a participação dos alunos na vida escolar. Para este efeito, foi realizado um estudo de caso, abordando uma comunidade educativa em concreto, referente a uma escola do primeiro ciclo do ensino básico. Em coerência com os objetivos enunciados, do ponto de vista teórico optou-se por um enquadramento em torno das noções de educação, de infância, do perfil de docente do perfil de aluno, tendo em referência a literatura científica mas também as recomendações de política educativa atuais. O estudo partiu-nos concluir que a valorização da palavra dos alunos e dos seus espaços de participação na vida escolar constitui uma das prioridades educativas, numa perspetiva de promoção de aprendizagens significativas em contexto de uma escola humanista e democrática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-02T11:05:33Z 2019-07-08 2019 2019-07-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/28892 TID:202298833 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/28892 |
identifier_str_mv |
TID:202298833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131939023618048 |