Percepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raimundo Barbosa de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11452
Resumo: Percepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, Brasil. O estudo pretendeu analisar as percepções e as atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª Séries da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, face à Educação Física de forma a permitir perceber as causas que os/as levam a afastarem-se das aulas dessa disciplina. Para essa pesquisa utilizou-se um questionário adaptado aos objetivos e ao contexto do estudo. Participaram um total de 185 respondentes. Os resultados revelaram que uma pequena parcela dos alunos e das alunas não frequenta as aulas de Educação Física. As principais causas apontadas para que isso aconteça foram: falta de preparo do professor, falta de bom relacionamento professor-aluno, falta de bom relacionamento entre os alunos, esportes competitivos e excludentes, falta de entendimento da importância da atividade física para a qualidade de vida e socialização dos alunos. De entre os alunos e as alunas que participam das aulas, fluem positivamente essas percepções; ### ABSTRACT: Perceptions and attitudes of the pupils of 6th and 7th grades forward to PE lessons School José Duarte de Azevedo, in Macapá, Amapá, Brazil The study sought to examine the perceptions and attitudes of the pupils of 6 th and 7 th Series School José Duarte de Azevedo, in Macapá, in the face of physical education to allow understand the causes that / cause them to move away from lessons that discipline. For this research we used a questionnaire adapted to the objectives and context of the study. Participants a total of 185 respondents. The results revealed that a small proportion of the pupils do not attend physical education classes. The main reasons given for this to happen were: lack of teacher preparation, lack of good teacher-student relationship, lack of good relationships between students, competitive sports and exclusionary, lack of understanding of the importance of physical activity to quality of life and socialization of students. Among the students and the students who participate in classes, flow positive perceptions.
id RCAP_87a09c18deae0730f24425cae9323d5b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11452
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, BrasilEducação físicaPercpeção dos alunosAtitudesMotivaçãoParticipação nas aulasPhysical educationPerceptions of studentsAttitudesMotivationParticipation in classPercepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, Brasil. O estudo pretendeu analisar as percepções e as atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª Séries da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, face à Educação Física de forma a permitir perceber as causas que os/as levam a afastarem-se das aulas dessa disciplina. Para essa pesquisa utilizou-se um questionário adaptado aos objetivos e ao contexto do estudo. Participaram um total de 185 respondentes. Os resultados revelaram que uma pequena parcela dos alunos e das alunas não frequenta as aulas de Educação Física. As principais causas apontadas para que isso aconteça foram: falta de preparo do professor, falta de bom relacionamento professor-aluno, falta de bom relacionamento entre os alunos, esportes competitivos e excludentes, falta de entendimento da importância da atividade física para a qualidade de vida e socialização dos alunos. De entre os alunos e as alunas que participam das aulas, fluem positivamente essas percepções; ### ABSTRACT: Perceptions and attitudes of the pupils of 6th and 7th grades forward to PE lessons School José Duarte de Azevedo, in Macapá, Amapá, Brazil The study sought to examine the perceptions and attitudes of the pupils of 6 th and 7 th Series School José Duarte de Azevedo, in Macapá, in the face of physical education to allow understand the causes that / cause them to move away from lessons that discipline. For this research we used a questionnaire adapted to the objectives and context of the study. Participants a total of 185 respondents. The results revealed that a small proportion of the pupils do not attend physical education classes. The main reasons given for this to happen were: lack of teacher preparation, lack of good teacher-student relationship, lack of good relationships between students, competitive sports and exclusionary, lack of understanding of the importance of physical activity to quality of life and socialization of students. Among the students and the students who participate in classes, flow positive perceptions.Universidade de Évora2014-09-25T16:26:32Z2014-09-252012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11452http://hdl.handle.net/10174/11452porDepartamento de Pedagogia e Educaçãond229Souza, Raimundo Barbosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:06.101743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, Brasil
title Percepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, Brasil
spellingShingle Percepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, Brasil
Souza, Raimundo Barbosa de
Educação física
Percpeção dos alunos
Atitudes
Motivação
Participação nas aulas
Physical education
Perceptions of students
Attitudes
Motivation
Participation in class
title_short Percepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, Brasil
title_full Percepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, Brasil
title_fullStr Percepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, Brasil
title_full_unstemmed Percepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, Brasil
title_sort Percepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, Brasil
author Souza, Raimundo Barbosa de
author_facet Souza, Raimundo Barbosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Raimundo Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Percpeção dos alunos
Atitudes
Motivação
Participação nas aulas
Physical education
Perceptions of students
Attitudes
Motivation
Participation in class
topic Educação física
Percpeção dos alunos
Atitudes
Motivação
Participação nas aulas
Physical education
Perceptions of students
Attitudes
Motivation
Participation in class
description Percepções e atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª séries frente às aulas de Educação Física da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, Amapá, Brasil. O estudo pretendeu analisar as percepções e as atitudes dos alunos e das alunas de 6ª e 7ª Séries da Escola José Duarte de Azevedo, em Macapá, face à Educação Física de forma a permitir perceber as causas que os/as levam a afastarem-se das aulas dessa disciplina. Para essa pesquisa utilizou-se um questionário adaptado aos objetivos e ao contexto do estudo. Participaram um total de 185 respondentes. Os resultados revelaram que uma pequena parcela dos alunos e das alunas não frequenta as aulas de Educação Física. As principais causas apontadas para que isso aconteça foram: falta de preparo do professor, falta de bom relacionamento professor-aluno, falta de bom relacionamento entre os alunos, esportes competitivos e excludentes, falta de entendimento da importância da atividade física para a qualidade de vida e socialização dos alunos. De entre os alunos e as alunas que participam das aulas, fluem positivamente essas percepções; ### ABSTRACT: Perceptions and attitudes of the pupils of 6th and 7th grades forward to PE lessons School José Duarte de Azevedo, in Macapá, Amapá, Brazil The study sought to examine the perceptions and attitudes of the pupils of 6 th and 7 th Series School José Duarte de Azevedo, in Macapá, in the face of physical education to allow understand the causes that / cause them to move away from lessons that discipline. For this research we used a questionnaire adapted to the objectives and context of the study. Participants a total of 185 respondents. The results revealed that a small proportion of the pupils do not attend physical education classes. The main reasons given for this to happen were: lack of teacher preparation, lack of good teacher-student relationship, lack of good relationships between students, competitive sports and exclusionary, lack of understanding of the importance of physical activity to quality of life and socialization of students. Among the students and the students who participate in classes, flow positive perceptions.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-09-25T16:26:32Z
2014-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11452
http://hdl.handle.net/10174/11452
url http://hdl.handle.net/10174/11452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136536319492096