O mal-estar discente numa escola de outro século : olhares de alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/21672 |
Resumo: | O presente estudo assenta no propósito de tentar compreender as perceções e as experiências de alunos do ensino básico e do ensino secundário sobre as suas vivências e experiências escolares. Sabemos pouco sobre o que os bons alunos (com resultados académicos elevados) pensam sobre a escola, sobre o seu processo de escolarização. Esta ignorância foi a nossa motivação maior e a área de investigação escolhida. Trata-‐se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo dentro do paradigma qualitativo, pretendendo-‐se retratar a visão e as experiências escolares dos discentes. Este estudo entra, assim, no mundo pessoal dos participantes, normalmente ignorados nas decisões relativas ao processo de escolarização (nos diferentes níveis: sala de aula, escola, ministério da educação). Encarando a realidade escolar como uma realidade complexa que exige uma análise em diferentes ângulos, esta investigação problematiza os desafios que se colocam atualmente às escolas através da voz dos alunos, sendo que os dados foram recolhidos numa escola secundária urbana no centro do Porto, junto de alunos dos 9º, 10º e 12º anos. A técnica de recolha de dados usada nesta investigação foi a do “Focus Group”. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitem-‐nos concluir que, na generalidade, o processo de escolarização revela lacunas graves no seu decorrer e é perspetivada uma falta de sentido nas práticas escolares vivenciadas pelos alunos. Os discentes apresentam uma visão tendencialmente negativa das dimensões relacionadas com a aula, a avaliação e o professor, manifestando uma visão mais equilibrada da escola em geral. |
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O mal-estar discente numa escola de outro século : olhares de alunosVoz dos alunosPerceções dos alunosSentido(s) da escolaPupil’s voicePupils’ perceptionsMeaning(s) of schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo assenta no propósito de tentar compreender as perceções e as experiências de alunos do ensino básico e do ensino secundário sobre as suas vivências e experiências escolares. Sabemos pouco sobre o que os bons alunos (com resultados académicos elevados) pensam sobre a escola, sobre o seu processo de escolarização. Esta ignorância foi a nossa motivação maior e a área de investigação escolhida. Trata-‐se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo dentro do paradigma qualitativo, pretendendo-‐se retratar a visão e as experiências escolares dos discentes. Este estudo entra, assim, no mundo pessoal dos participantes, normalmente ignorados nas decisões relativas ao processo de escolarização (nos diferentes níveis: sala de aula, escola, ministério da educação). Encarando a realidade escolar como uma realidade complexa que exige uma análise em diferentes ângulos, esta investigação problematiza os desafios que se colocam atualmente às escolas através da voz dos alunos, sendo que os dados foram recolhidos numa escola secundária urbana no centro do Porto, junto de alunos dos 9º, 10º e 12º anos. A técnica de recolha de dados usada nesta investigação foi a do “Focus Group”. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitem-‐nos concluir que, na generalidade, o processo de escolarização revela lacunas graves no seu decorrer e é perspetivada uma falta de sentido nas práticas escolares vivenciadas pelos alunos. Os discentes apresentam uma visão tendencialmente negativa das dimensões relacionadas com a aula, a avaliação e o professor, manifestando uma visão mais equilibrada da escola em geral.This study is based on the purpose of trying to understand the perceptions and experiences of students of primary and secondary school about their personal and school experiences. We know little about what good students (with high academic results) think about school, about their education process. This ignorance was our greatest motivation and the chosen research area. It is, therefore, an exploratory, descriptive and interpretive study within the qualitative paradigm intending to portray students’ vision and school experiences. Thus, this study gets in the personal world of the participants, usually ignored in decisions about schooling process (at different levels: classroom, school, ministry of education). Facing the school reality as a complex reality that requires an analysis at different angles, this research discusses the challenges that schools are currently facing through the voice of the students. The data was collected from students from 9th, 10th and 12th grade, in an urban high school in the center of Oporto. The data collection technique used in this research was the "Focus Group". The collected and analyzed data in this study allow us to conclude that, in general, the process of schooling reveals serious shortcomings in its course and it is perceived a lack of direction in school practices experienced by students. The students tend to have a negative view of the dimensions related to the lesson, to the assessment and to the teacher, revealing a more balanced view of the school in general.Alves, José Joaquim Ferreira MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBaptista, Carla Manuela Pimentel Fernandes2017-03-09T09:19:59Z2016-04-2120162016-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21672TID:201463164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:02.514023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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