Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, A. G. D. da.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Machado, E. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29358
Resumo: Este trabalho discute aspetos das experiências de estudantes bissau-guineenses no ensino superior português, com destaque para as motivações para ingresso, os desafios cotidianos vivenciados, as redes de sociabilidade e as perspetivas futuras de estudantesdo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Metodologicamente,trabalhou-se com pesquisa e análise bibliográfica e documental, aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados destaca-sea importância do protagonismo estudantilna constituição de ações para acolhimento e permanência na educação superior em Portugal e para inscrever no cotidiano académico questões, temas e conteúdos curriculares associados àÁfrica. Ao mesmo tempo, percebe-se a ausência de políticas institucionais de assistência estudantil e de integração que apoiem esses discentes, bem como a ausência de questões, temas e conteúdos curriculares associados a África nas ações institucionais e nos projetos pedagógicos curriculares dos cursos de graduação.
id RCAP_1622ff16f1dfc6ef761294450da77982
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/29358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futurasEstudantes Bissau-GuineensesISCSPEnsino superior e cooperação internacionalPortugalGuiné-BissauEste trabalho discute aspetos das experiências de estudantes bissau-guineenses no ensino superior português, com destaque para as motivações para ingresso, os desafios cotidianos vivenciados, as redes de sociabilidade e as perspetivas futuras de estudantesdo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Metodologicamente,trabalhou-se com pesquisa e análise bibliográfica e documental, aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados destaca-sea importância do protagonismo estudantilna constituição de ações para acolhimento e permanência na educação superior em Portugal e para inscrever no cotidiano académico questões, temas e conteúdos curriculares associados àÁfrica. Ao mesmo tempo, percebe-se a ausência de políticas institucionais de assistência estudantil e de integração que apoiem esses discentes, bem como a ausência de questões, temas e conteúdos curriculares associados a África nas ações institucionais e nos projetos pedagógicos curriculares dos cursos de graduação.Instituto Politécnico de Bragança2023-09-27T15:24:48Z2023-01-01T00:00:00Z20232023-09-27T16:19:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/29358por1645-477410.34620/eduser.v15i1.237Silva, A. G. D. da.Machado, E. G.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:38:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/29358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:33.416587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras
title Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras
spellingShingle Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras
Silva, A. G. D. da.
Estudantes Bissau-Guineenses
ISCSP
Ensino superior e cooperação internacional
Portugal
Guiné-Bissau
title_short Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras
title_full Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras
title_fullStr Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras
title_full_unstemmed Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras
title_sort Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras
author Silva, A. G. D. da.
author_facet Silva, A. G. D. da.
Machado, E. G.
author_role author
author2 Machado, E. G.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, A. G. D. da.
Machado, E. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes Bissau-Guineenses
ISCSP
Ensino superior e cooperação internacional
Portugal
Guiné-Bissau
topic Estudantes Bissau-Guineenses
ISCSP
Ensino superior e cooperação internacional
Portugal
Guiné-Bissau
description Este trabalho discute aspetos das experiências de estudantes bissau-guineenses no ensino superior português, com destaque para as motivações para ingresso, os desafios cotidianos vivenciados, as redes de sociabilidade e as perspetivas futuras de estudantesdo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Metodologicamente,trabalhou-se com pesquisa e análise bibliográfica e documental, aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados destaca-sea importância do protagonismo estudantilna constituição de ações para acolhimento e permanência na educação superior em Portugal e para inscrever no cotidiano académico questões, temas e conteúdos curriculares associados àÁfrica. Ao mesmo tempo, percebe-se a ausência de políticas institucionais de assistência estudantil e de integração que apoiem esses discentes, bem como a ausência de questões, temas e conteúdos curriculares associados a África nas ações institucionais e nos projetos pedagógicos curriculares dos cursos de graduação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-27T15:24:48Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
2023-09-27T16:19:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/29358
url http://hdl.handle.net/10071/29358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-4774
10.34620/eduser.v15i1.237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134734580711424