“Fidjus di Tchon na terra di djintis”: as experiências de integração social e académica de estudantes Bissau-guineenses do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23780 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Estudos Africanos |
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“Fidjus di Tchon na terra di djintis”: as experiências de integração social e académica de estudantes Bissau-guineenses do Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasEstudantes Bissau-guineensesISCSPEnsino Superior e CooperaçãoIntegraçãoPortugalGuiné-BissauISCSPPortugalBissau-Guinean studentsUniversity Education and CooperationIntegrationGuinea-BissauDissertação de Mestrado em Estudos AfricanosEntre decisões individuais e/ou coletivas, o ato de partir para o estrangeiro em busca de uma formação superior é sempre um movimento corajoso. Esses/as estudantes trazem consigo, não apenas suas bagagens, mas também motivações, desejos, sonhos e expetativas. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal compreender a mobilidade internacional dos/as estudantes Bissau-guineenses do ISCSP-Universidade de Lisboa e conhecer as experiências de integração social e académica dos/as estudantes. Guiné-Bissau é um país da África Ocidental que proclamou sua independência em 24 de setembro de 1973. No entanto, com quase meio século, o país ainda apresenta sérios problemas na área da educação, em particular no Ensino Superior, motivando assim, de certo modo, o deslocamento de estudantes Bissau-guineenses para o estrangeiro em busca de formação superior, no caso particular, para Portugal. Notou-se, portanto, ao decorrer da pesquisa, que a presença dos/as estudantes Bissau guineenses no ISCSP-ULisboa está relacionada com dois fatores: As relações e acordos de cooperação no âmbito do Ensino Superior entre Portugal e a Guiné-Bissau e a carência de universidades de qualidade na Guiné-Bissau. No que diz respeito às opções metodológicas, utilizou-se o estudo de caso, haja vista que a pesquisa trata de um grupo específico que são os/as estudantes Bissau guineenses dos cursos de Licenciaturas do ISCSP. Para a recolha de dados, utilizou-se a pesquisa e análise bibliográfica e documental, aplicação de inquéritos por questionário e de entrevistas semiestruturadas, ambos realizados via online. A partir dos dados colhidos, adotámos a análise de conteúdo, permitindo assim trazer várias análises sobre as experiências de integração social e académica de estudantes Bissau-guineenses do ISCSP.Between individual and/or collective decisions, the act of going abroad in search of higher education is always a courageous move. These students bring with them not only their luggage, but also motivations, desires, dreams and expectations. In this context, the main objective of this work is to understand the international mobility of Bissau Guinean students from the ISCSP-University of Lisbon and learn about the students' experiences of social and academic integration. Guinea-Bissau is a country in West Africa that proclaimed its independence on September 24, 1973. However, with almost half a century, the country still presents serious problems in the area of education, particularly in higher education, thus motivating, of course, way, the displacement of Bissau-Guinean students abroad in search of higher education, in the particular case, to Portugal. It was noted, therefore, during the research, that the presence of Bissau-Guinean students at ISCSP-ULisboa is related by two factors: The relations and cooperation agreements in the context of higher education between Portugal and Guinea-Bissau and lack of quality universities in the country. With regard to the methodological options, the case study method was used, given that the research is about a specific group which are the Bissau-Guinean students of the ISCSP Licentiate Courses. For data collection, bibliographic and document analysis, questionnaire surveys and semi-structured interviews were used, both carried out online. From the data collected, we adopted content analysis, thus allowing us to bring various analyzes on the experiences ofsocial and academic integration of Bissau-Guinean students at ISCSP.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCunha, Albino Pereira Guimarães daRepositório da Universidade de LisboaSilva, António Gislailson Delfino da2022-03-14T17:17:54Z2022-01-282022-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23780TID:202957365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:55.620090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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