A Química Orgânica e a perspetiva CTS: um estudo com professores e manuais escolares do 1.º ciclo do ensino secundário angolano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dulo, Nelson António Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/60691
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
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spelling A Química Orgânica e a perspetiva CTS: um estudo com professores e manuais escolares do 1.º ciclo do ensino secundário angolanoOrganic Chemistry and STS perspetive: a study with teachers and textbooks of the 1st cycle of secundary school in AngolaAngolaConceções de professoresManual escolarPerspetiva CTSQuímica OrgânicaOrganic ChemistrySTS perspectiveTeachers’ conceptionsTextbookCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)O ensino das ciências com orientação CTS tem vindo a ser considerado adequado, quando se pretende formar cidadãos cientificamente cultos, responsáveis e atuantes na sociedade em que vivem. Esta educação dos cidadãos constitui também uma das finalidades do sistema educativo em Angola. No currículo de Química para o 1.º ciclo do ensino secundário, 9.ª Classe, aborda-se a “Química Orgânica”, a qual apresenta potencialidades para ser abordada numa perspetiva CTS. Embora o programa de Química da 9.ª Classe se organize em torno de temas científicos, inclui alguns subtemas com relevância social, como é o caso do “Petróleo”. Ensinar Química com orientação CTS requer que o professor seja capaz de reorganizar os conteúdos do programa. Também é necessário que o professor seja capaz de analisar criticamente o recurso que mais utiliza nas suas aulas, isto é, o manual escolar. Esta investigação envolve dois estudos complementares – um estudo centrado no manual escolar de Química da 9.ª Classe e outro estudo envolvendo professores – que tinham como objetivos: 1) averiguar em que medida o capítulo “Química Orgânica” do manual escolar é consistente com a perspetiva CTS; 2) relacionar as conceções e as representações de práticas de professores de Química do 1.º ciclo do ensino secundário angolano relativas à abordagem da Química Orgânica numa perspetiva CTS e 3) averiguar o que pensam os professores de Química de escolas do 1.º ciclo do ensino secundário angolano acerca da relação entre a perspetiva CTS e o modo como o manual escolar de Química aborda a Química Orgânica. A analise da consistência do capítulo “Química Orgânica” com a perspetiva CTS foi efetuada com o auxílio de uma grelha de análise. No estudo com professores, inquiriram-se, por entrevista, 19 professores de Química com experiência na lecionação da 9.ª Classe e que trabalhavam em escolas da região de Dundo/Lunda-Norte, em Angola. A análise de dados, revelou que o capítulo “Química Orgânica” do manual escolar é pouco consistente com a perspetiva CTS, que alguns professores de Química se dizem familiarizados com esta perspetiva, mas possuem conceções ingénuas sobre esta perspetiva, as quais se refletem nas representações das suas práticas. No que se refere à opinião dos professores sobre o manual escolar e a perspetiva CTS, estes apenas se pronunciaram sobre os excertos do manual escolar que lhes foram apresentados, considerando-os inconsistentes, principalmente, por não tornarem explícitas as relações C-T-S. Os resultados deste estudo indicam a necessidade de se reformular o capítulo Química Orgânica do manual escolar e de formar professores capazes de implementar um ensino da Química Orgânica com orientação CTS.Teaching science with an STS approach has been considered important, to promote well educated, responsible and active citizens, for the society in which they live. This education of citizens is also one of the aims of the school educational system in Angola. Organic Chemistry is part of the Chemistry syllabus for the 1st cycle of secondary education, 9th Grade, and has been considered a subject with potentialities to be taught in an STS perspective. However, the Chemistry syllabus for this cycle is organized in a traditional way, i.e., with an emphasis on scientific content. Nevertheless, the Chemistry syllabus also includes some subthemes, such as oil, which is relevant for society. Teaching science with an STS approach, requires teachers’ ability to reorganize the contents of the syllabus, for example, according to an STS perspective in order to contribute to the purposes of the educational system in Angola. In addition, teachers also need to be able to critically analyze the textbook they often use in the classroom. This research involves two complementary studies – a study focused on the 9th grade Chemistry textbook used in Angola, and another study involving 9 th grade Angolan teachers – whose aims are: 1) to analyze to what extent is the 9th grade textbook compatible with the STS perspective, regarding Organic Chemistry; 2) to relate the conceptions and representations of practices of 9th chemistry teachers, regarding an STS perspective in Organic Chemistry, and 3) to analyze teachers’ opinions about how the textbook addresses the content topic in an STS perspective. A grid of analysis was used to evaluate the consistency of the chapter “Organic Chemistry” of the Chemistry textbook, with an STS perspective. 19 Chemistry teachers, with experience in teaching 9th grade in schools of the Dundo/Lunda-Norte region of Angola were interviewed. Data analysis revealed that the chapter “Organic Chemistry” is not consistent with an STS perspective; that some Chemistry teachers, who said to be familiar with an STS perspective, hold naive conceptions about it. These conceptions are reflected in the representations of their practices. Regarding teachers' opinions about the consistency of the chapter “Organic Chemistry” with an STS perspective, they only commented on the excerpts of the textbook presented to them, which were considered inconsistent, mainly, because they did not make STS relations explicit. The results of this study suggest the need to restructure the chapter “Organic Chemistry” of the textbook and to engage teachers in teacher training courses, in which STS perspectives are discussed.Afonso, Ana SofiaUniversidade do MinhoDulo, Nelson António Vieira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60691por202255468info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:29.384948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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