A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Daniel A.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Afonso, Ana Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/87307
Resumo: Neste trabalho analisa-se em que medida os manuais escolares de Física da 10.ª classe do ensino secundário em Angola apresentam, nos capítulos de termodinâmica, propostas pedagógicas promotoras de um ensino com orientações CTS. Para tal, foram analisados os capítulos de termodinâmica de três manuais escolares de Física, disponiveis no mercado livreiro angolano. Fez-se uma análise de conteúdo dos documentos, a qual foi apoiada por uma grelha de análise utilizada noutros estudos. Os resultados obtidos permitem constatar que os capítulos de termodinâmica não são consistentes com um ensino com orientações CTS: as secções destes capítulos encontram-se organizadas por conteúdos académicos; relações CTS são pontualmente inseridas nos textos dos capítulos de termodinâmica e enfatizam uma relação linear da termodinâmica/tecnologia para a sociedade e as poucas atividades propostas não apresentam traços CTS. Estes resultados parecem evidenciar a necessidade de se repensar o paradigma epistemológico didático que sustenta a idealização e conceção destes manuais escolares de modo a que estes posam veicular a ideologia da atual LBSEE.
id RCAP_d91f4fb6f1050fcd31d386f973dbd3b0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmicaSTS perspective in 10th grade Angolan Physics textbooks: an analysis of thermodynamic chaptersAngolaManuais escolares de FísicaEnsino com orientações CTSTermodinâmicaPhysics textbooksSTS perspectiveThermodynamicsLibros de texto de FísicaEnseñanza con orientaciones CTSTermodinámicaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeNeste trabalho analisa-se em que medida os manuais escolares de Física da 10.ª classe do ensino secundário em Angola apresentam, nos capítulos de termodinâmica, propostas pedagógicas promotoras de um ensino com orientações CTS. Para tal, foram analisados os capítulos de termodinâmica de três manuais escolares de Física, disponiveis no mercado livreiro angolano. Fez-se uma análise de conteúdo dos documentos, a qual foi apoiada por uma grelha de análise utilizada noutros estudos. Os resultados obtidos permitem constatar que os capítulos de termodinâmica não são consistentes com um ensino com orientações CTS: as secções destes capítulos encontram-se organizadas por conteúdos académicos; relações CTS são pontualmente inseridas nos textos dos capítulos de termodinâmica e enfatizam uma relação linear da termodinâmica/tecnologia para a sociedade e as poucas atividades propostas não apresentam traços CTS. Estes resultados parecem evidenciar a necessidade de se repensar o paradigma epistemológico didático que sustenta a idealização e conceção destes manuais escolares de modo a que estes posam veicular a ideologia da atual LBSEE.This research analyses to what extent do 10th grade physics textbooks in Angola include educational proposals in thermodynamics that promote STS teaching. Thermodynamics chapters of three textbooks available on the Angolan market were content analysed. This analysis was supported by a grid of analysis used in other studies. Results suggest that these chapters are not consistent with an STS perspective: the sections of these chapters are organized around academic contents, STS relations are occasionally inserted in the text and emphasize linear relations from thermodynamics/ technology to society, and the few practical activities do not have STS marks. These results seem to highlight the need to rethink the didactic epistemological paradigm that supports the idealization and design of these resources so that they can convey the current LBSEE ideology.En este trabajo se analiza en qué medida los libros de texto de Física de 10º grado de la enseñanza secundaria en Angola presentan, en los capítulos de termodinámica, propuestas pedagógicas que promueven la enseñanza con orientaciones CTS. Para ello, fueron analizados los capítulos de termodinámica de los tres libros de texto de Física disponibles en el mercado angoleño para el 10º grado. Se realizó un análisis del contenido de los documentos, que se apoyó en una parrilla de análisis, ya utilizada en otros estudios. Los resultados obtenidos muestran que los capítulos de termodinámica no son consistentes con la enseñanza con orientaciones CTS: las secciones de estos capítulos están organizadas por contenido académico; relaciones CTS son puntualmente fijados en el texto del manual y enfatizan una relación lineal de termodinámica/tecnología para la sociedad, y las pocas actividades propuestas no presentan marcas CTS. Estos resultados parecen resaltar la necesidad de repensar el paradigma didáctico epistemológico que sustenta la idealización y el diseño de estos manuales escolares para que puedan servir la ideología del LBSEE actual.CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTUniversidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)Universidade do MinhoFreitas, Daniel A.Afonso, Ana Sofia2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87307porFreitas, D., & Afonso, A. (2021). A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica. Indagatio Didactica, 13(1), 79-90. https://doi.org/10.34624/id.v13i1.238581647-358210.34624/id.v13i1.23858https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23858info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-25T01:17:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:39.958198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica
STS perspective in 10th grade Angolan Physics textbooks: an analysis of thermodynamic chapters
title A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica
spellingShingle A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica
Freitas, Daniel A.
Angola
Manuais escolares de Física
Ensino com orientações CTS
Termodinâmica
Physics textbooks
STS perspective
Thermodynamics
Libros de texto de Física
Enseñanza con orientaciones CTS
Termodinámica
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica
title_full A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica
title_fullStr A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica
title_full_unstemmed A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica
title_sort A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica
author Freitas, Daniel A.
author_facet Freitas, Daniel A.
Afonso, Ana Sofia
author_role author
author2 Afonso, Ana Sofia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Daniel A.
Afonso, Ana Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Angola
Manuais escolares de Física
Ensino com orientações CTS
Termodinâmica
Physics textbooks
STS perspective
Thermodynamics
Libros de texto de Física
Enseñanza con orientaciones CTS
Termodinámica
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Angola
Manuais escolares de Física
Ensino com orientações CTS
Termodinâmica
Physics textbooks
STS perspective
Thermodynamics
Libros de texto de Física
Enseñanza con orientaciones CTS
Termodinámica
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Neste trabalho analisa-se em que medida os manuais escolares de Física da 10.ª classe do ensino secundário em Angola apresentam, nos capítulos de termodinâmica, propostas pedagógicas promotoras de um ensino com orientações CTS. Para tal, foram analisados os capítulos de termodinâmica de três manuais escolares de Física, disponiveis no mercado livreiro angolano. Fez-se uma análise de conteúdo dos documentos, a qual foi apoiada por uma grelha de análise utilizada noutros estudos. Os resultados obtidos permitem constatar que os capítulos de termodinâmica não são consistentes com um ensino com orientações CTS: as secções destes capítulos encontram-se organizadas por conteúdos académicos; relações CTS são pontualmente inseridas nos textos dos capítulos de termodinâmica e enfatizam uma relação linear da termodinâmica/tecnologia para a sociedade e as poucas atividades propostas não apresentam traços CTS. Estes resultados parecem evidenciar a necessidade de se repensar o paradigma epistemológico didático que sustenta a idealização e conceção destes manuais escolares de modo a que estes posam veicular a ideologia da atual LBSEE.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02
2021-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/87307
url https://hdl.handle.net/1822/87307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Freitas, D., & Afonso, A. (2021). A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica. Indagatio Didactica, 13(1), 79-90. https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23858
1647-3582
10.34624/id.v13i1.23858
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23858
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135495391805440