Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Relação com o Cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Catarina Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100702
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_1659c0a7732d98aef4fea46e55c0a3c7
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/100702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Relação com o ClienteInfluence of Corporate Social Responsibility on Customer RelationshipResponsabilidade social corporativaRelação com o clienteLealdade do clienteEDPEstágio CurricularCorporate social responsibilityCustomer relationshipCustomer loyaltyEDPCurricular InternshipRelatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de EconomiaAo longo da última década temos assistido a uma evolução coletiva quanto à perceção da sustentabilidade e responsabilidade social que as empresas assumem, no âmbito da crescente e imperativa importância em proteger e dar ao Planeta Terra mais longevidade e, consequentemente, receber dele uma maior qualidade de vida. As empresas, assim, têm vindo a aplicar diversas medidas a fim de promoverem a sustentabilidade ambiental e económica das mesmas, no entanto, se houver mudanças a serem aplicadas no meio interno da organização, haverá também alterações que impactarão, por exemplo, a experiência do consumidor. É, pois, realidade que se verifica, em larga escala, na empresa EDP Comercial S.A., organização descrita e analisada, ao longo deste trabalho, no âmbito da realização do estágio curricular, integrado na equipa de Customer Experience e Parcerias, que decorreu durante o período de tempo de dezembro de 2020 e abril de 2021, ingressado no Mestrado de Marketing da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A EDP compromete-se diariamente nos valores que partilha com os seus consumidores em tomar decisões ponderadas e que visam proteger o meio ambiente, tendo sido, inclusive, criado um projeto que se integra em todos os projetos EDP, denominado de “Planeta Zero” que tem como principal objetivo promover, educar e, através de dicas e sugestões, ajudar o consumidor a tornar-se mais sustentável e, assim, diminuir a sua pegada ambiental. Posto isto, ao longo do estágio, foram, por exemplo, realizadas análises e, consequentemente, sugestões de melhoria às comunicações que diariamente são enviadas para os diferentes clientes que compõem a carteira da EDP em Portugal, sempre com o objetivo de transmitir uma experiência mais completa e verde. De um modo geral, este trabalho tem como principal objetivo estudar e evidenciar as mudanças que da sustentabilidade advém e como é que elas impactam a experiência e relação com o consumidor.Over the last decade we have witnessed a collective evolution in the perception of sustainability and social responsibility that companies assume, within the growing and imperative importance of protecting and giving Planet Earth more longevity and, consequently, receive from it a higher quality of life. Companies, thus, have been applying several measures in order to promote their environmental and economic sustainability, however, if there are changes to be applied in the organization's internal environment, there will also be changes that will impact, for example, the consumer's experience. It is, therefore, a reality that is largely verified in the company EDP Comercial S.A., organization described and analyzed throughout this work, within the scope of the curricular internship, integrated in the Customer Experience and Partnerships team, which took place during the period of time from December 2020 to April 2021, entered in the Master of Marketing of the Faculty of Economics, University of Coimbra. EDP commits itself daily in the values it shares with its consumers to make considered decisions and that aim to protect the environment, having even created a project that is integrated in all EDP projects, called "Planet Zero" that has as its main objective to promote, educate and, through tips and suggestions, help the consumer to become more sustainable and thus reduce its environmental footprint. That said, throughout the internship, were carried out, for example, analysis and, consequently, suggestions for improvement to the communications that are sent daily to the different customers that make up the portfolio of EDP in Portugal, always with the aim of transmitting a more complete and green experience. In general, this work has as its main objective to study and highlight the changes that come from sustainability and how they impact the experience and relationship with the consumer.2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/100702http://hdl.handle.net/10316/100702TID:203033418porPinto, Ana Catarina Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-09T20:34:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:02.058668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Relação com o Cliente
Influence of Corporate Social Responsibility on Customer Relationship
title Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Relação com o Cliente
spellingShingle Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Relação com o Cliente
Pinto, Ana Catarina Marques
Responsabilidade social corporativa
Relação com o cliente
Lealdade do cliente
EDP
Estágio Curricular
Corporate social responsibility
Customer relationship
Customer loyalty
EDP
Curricular Internship
title_short Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Relação com o Cliente
title_full Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Relação com o Cliente
title_fullStr Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Relação com o Cliente
title_full_unstemmed Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Relação com o Cliente
title_sort Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Relação com o Cliente
author Pinto, Ana Catarina Marques
author_facet Pinto, Ana Catarina Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ana Catarina Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social corporativa
Relação com o cliente
Lealdade do cliente
EDP
Estágio Curricular
Corporate social responsibility
Customer relationship
Customer loyalty
EDP
Curricular Internship
topic Responsabilidade social corporativa
Relação com o cliente
Lealdade do cliente
EDP
Estágio Curricular
Corporate social responsibility
Customer relationship
Customer loyalty
EDP
Curricular Internship
description Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/100702
http://hdl.handle.net/10316/100702
TID:203033418
url http://hdl.handle.net/10316/100702
identifier_str_mv TID:203033418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134075645067264