Identidade e comunicação visual corporativa em meios analógicos e digitais : estudo de casos em contexto de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Vítor José Pinheiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5328
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
id RCAP_165eb97a141bbad2045eac64dc3e4511
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidade e comunicação visual corporativa em meios analógicos e digitais : estudo de casos em contexto de estágioComunicação visualImagemIdentidade corporativaComunicação corporativaInterfaces digitaisVisual communicationImageIdentityCorporate communicationDigital interfacesDomínio/Área Científica::HumanidadesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.A presente investigação, realizada em contexto de estágio na Câmara Municipal de Penamacor, tratou da importância da comunicação corporativa e no papel que o designer pode desempenhar na definição de estratégias que se consubstanciem na coerência visual entre os diversos meios, analógicos ou digitais, para que a mensagem chegue adequadamente ao público-alvo, tendo como objectivo a construção recíproca entre a própria identidade da autarquia e a qualidade da comunicação das suas acções e eventos com diferentes identidades visuais. Por conseguinte, seguiu-se uma Metodologia Intervencionista Activa firmada nos 4 principais projectos desenvolvidos durante o período de estágio, sendo eles objecto de um estudo exploratório que, após analisados os resultados, permitiu retirar as conclusões que poderão vir a ter utilidade em contexto profissional, aquando da necessidade de dar resposta às exigências e especificidades de futuros projectos na área da comunicação visual.Abstract: This investigation, performed on Internship context at the Municipality of Penamacor, have focused about the importance of the corporate communication and the role that the designer can play in defining strategies which consolidate in the visual coherence between the various media, analog or digital, so that the message properly reach the target audience, having, on this issue, the purpose of mutual construction between the identity of the municipality and the communication quality of their actions and events with different visual identities. Consequently, it was followed an Active Interventional Methodology settled in four main projects developed during the internship period, being them object of an exploratory study that, after analyzing the results, allowed draw the conclusions which may prove to be useful in the professional context, regarding to the needing of respond to the requirements and specificities of future projects in the area of visual communication.Martins, Daniel RaposoSilva, José Miguel Gago daRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, Vítor José Pinheiro2016-07-06T10:47:00Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5328TID:201205041porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:19Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:06.320476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidade e comunicação visual corporativa em meios analógicos e digitais : estudo de casos em contexto de estágio
title Identidade e comunicação visual corporativa em meios analógicos e digitais : estudo de casos em contexto de estágio
spellingShingle Identidade e comunicação visual corporativa em meios analógicos e digitais : estudo de casos em contexto de estágio
Gil, Vítor José Pinheiro
Comunicação visual
Imagem
Identidade corporativa
Comunicação corporativa
Interfaces digitais
Visual communication
Image
Identity
Corporate communication
Digital interfaces
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Identidade e comunicação visual corporativa em meios analógicos e digitais : estudo de casos em contexto de estágio
title_full Identidade e comunicação visual corporativa em meios analógicos e digitais : estudo de casos em contexto de estágio
title_fullStr Identidade e comunicação visual corporativa em meios analógicos e digitais : estudo de casos em contexto de estágio
title_full_unstemmed Identidade e comunicação visual corporativa em meios analógicos e digitais : estudo de casos em contexto de estágio
title_sort Identidade e comunicação visual corporativa em meios analógicos e digitais : estudo de casos em contexto de estágio
author Gil, Vítor José Pinheiro
author_facet Gil, Vítor José Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Daniel Raposo
Silva, José Miguel Gago da
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Vítor José Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação visual
Imagem
Identidade corporativa
Comunicação corporativa
Interfaces digitais
Visual communication
Image
Identity
Corporate communication
Digital interfaces
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Comunicação visual
Imagem
Identidade corporativa
Comunicação corporativa
Interfaces digitais
Visual communication
Image
Identity
Corporate communication
Digital interfaces
Domínio/Área Científica::Humanidades
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06T10:47:00Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5328
TID:201205041
url http://hdl.handle.net/10400.11/5328
identifier_str_mv TID:201205041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130820907106304