Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Cesaroni Henriques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4658
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_16ed246df2a5786d530cf838d14db50c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTPIdentidade visual corporativaDesign corporativoPlataformas digitaisComunicação digitalWeb 2.0Redes sociaisGestão de identidadeCorporate visual identityCorporate designDigital mediaDigital communicationWeb 2.0Social mediaIdentity managementRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Cada organização possui uma identidade própria e há cada vez mais preocupação com a expressão visual da mesma. Idealizada para transmitir os valores, a cultura, o posicionamento da organização e ainda para esta alcançar vantagem competitiva como se verifica ao longo do presente Relatório de Estágio, a Identidade Visual Corporativa está presente em diversas plataformas. O aparecimento e desenvolvimento das novas tecnologias impulsionaram grande parte das organizações a estarem presentes nos diversos meios de expressão digitais. Apostam em websites cada vez mais dinâmicos e interativos, aplicações móveis, redes sociais como o Facebook, Twitter, Youtube,entre outros. Ainda assim, há que saber onde estar e como estar em cada uma destas plataformas. Por esse motivo, o presente Relatório de Estágio defende que, uma boa gestão nos meios digitais deve ser inerente a qualquer organização. A fim de relacionar os conceitos teóricos com a realidade organizacional foi realizado um estágio com a duração de três meses na mais antiga estação televisiva de Portugal, a RTP. O estágio foi dividido em duas fases obtendo assim uma maior perceção da realidade organizacional. A primeira fase realizou-se no Departamento de Grafismo onde se contactou directamente com as artes finais. A segunda fase teve como objectivo o estudo da vertente mais estratégica da organização, tendo sido realizada no Departamento de Marketing.Each organization presents its own identity and nowadays there is more and more concern regarding its visual expression. Idealized to transmit the organization’s values, culture and market positioning as well as to achieve competitive advantage, the corporate visual identity is presente in diferente platforms. The new technologies’ development has pushed the majority of the organizations to be present in a wide range of digital expression media. They care more and more for having dynamic and interactive websites or mobile apps and being present in many social media networks (like Facebook, Twitter, YouTube and many others). Yet, they should be able to decide whether to be presentin this or that platform according to the organization’s image, balancing the pros and cons adequately. For that reason, the present Internship Report, stands that a good management in the digital media should be inherent to every organization. Aiming at corresponding theoretical concepts to the organizational practice, an internship with period of three months was performed at the oldest Portuguese TV station, RTP. The Internship was split in two stages in order to obtain a wider perspective of the organization’s reality. The first stage was conducted in the Graphics Department where the author has had direct contact to the production and development of the final arts. The second stage aimed at studying the most strategic matters of the organization, having taken place in the Marketing Department.Escola Superior de Comunicação SocialAbreu, João Gomes deRCIPLSilva, Carolina Cesaroni Henriques2015-06-16T14:38:35Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4658TID:201095050porSilva, Carolina Cesaroni Henriques - Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Relatório de estágio.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:04.262530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP
title Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP
spellingShingle Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP
Silva, Carolina Cesaroni Henriques
Identidade visual corporativa
Design corporativo
Plataformas digitais
Comunicação digital
Web 2.0
Redes sociais
Gestão de identidade
Corporate visual identity
Corporate design
Digital media
Digital communication
Web 2.0
Social media
Identity management
title_short Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP
title_full Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP
title_fullStr Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP
title_full_unstemmed Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP
title_sort Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP
author Silva, Carolina Cesaroni Henriques
author_facet Silva, Carolina Cesaroni Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, João Gomes de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carolina Cesaroni Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade visual corporativa
Design corporativo
Plataformas digitais
Comunicação digital
Web 2.0
Redes sociais
Gestão de identidade
Corporate visual identity
Corporate design
Digital media
Digital communication
Web 2.0
Social media
Identity management
topic Identidade visual corporativa
Design corporativo
Plataformas digitais
Comunicação digital
Web 2.0
Redes sociais
Gestão de identidade
Corporate visual identity
Corporate design
Digital media
Digital communication
Web 2.0
Social media
Identity management
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11
2014-11-01T00:00:00Z
2015-06-16T14:38:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4658
TID:201095050
url http://hdl.handle.net/10400.21/4658
identifier_str_mv TID:201095050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Carolina Cesaroni Henriques - Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Relatório de estágio.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133397550891008