Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/4658 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
id |
RCAP_16ed246df2a5786d530cf838d14db50c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4658 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTPIdentidade visual corporativaDesign corporativoPlataformas digitaisComunicação digitalWeb 2.0Redes sociaisGestão de identidadeCorporate visual identityCorporate designDigital mediaDigital communicationWeb 2.0Social mediaIdentity managementRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Cada organização possui uma identidade própria e há cada vez mais preocupação com a expressão visual da mesma. Idealizada para transmitir os valores, a cultura, o posicionamento da organização e ainda para esta alcançar vantagem competitiva como se verifica ao longo do presente Relatório de Estágio, a Identidade Visual Corporativa está presente em diversas plataformas. O aparecimento e desenvolvimento das novas tecnologias impulsionaram grande parte das organizações a estarem presentes nos diversos meios de expressão digitais. Apostam em websites cada vez mais dinâmicos e interativos, aplicações móveis, redes sociais como o Facebook, Twitter, Youtube,entre outros. Ainda assim, há que saber onde estar e como estar em cada uma destas plataformas. Por esse motivo, o presente Relatório de Estágio defende que, uma boa gestão nos meios digitais deve ser inerente a qualquer organização. A fim de relacionar os conceitos teóricos com a realidade organizacional foi realizado um estágio com a duração de três meses na mais antiga estação televisiva de Portugal, a RTP. O estágio foi dividido em duas fases obtendo assim uma maior perceção da realidade organizacional. A primeira fase realizou-se no Departamento de Grafismo onde se contactou directamente com as artes finais. A segunda fase teve como objectivo o estudo da vertente mais estratégica da organização, tendo sido realizada no Departamento de Marketing.Each organization presents its own identity and nowadays there is more and more concern regarding its visual expression. Idealized to transmit the organization’s values, culture and market positioning as well as to achieve competitive advantage, the corporate visual identity is presente in diferente platforms. The new technologies’ development has pushed the majority of the organizations to be present in a wide range of digital expression media. They care more and more for having dynamic and interactive websites or mobile apps and being present in many social media networks (like Facebook, Twitter, YouTube and many others). Yet, they should be able to decide whether to be presentin this or that platform according to the organization’s image, balancing the pros and cons adequately. For that reason, the present Internship Report, stands that a good management in the digital media should be inherent to every organization. Aiming at corresponding theoretical concepts to the organizational practice, an internship with period of three months was performed at the oldest Portuguese TV station, RTP. The Internship was split in two stages in order to obtain a wider perspective of the organization’s reality. The first stage was conducted in the Graphics Department where the author has had direct contact to the production and development of the final arts. The second stage aimed at studying the most strategic matters of the organization, having taken place in the Marketing Department.Escola Superior de Comunicação SocialAbreu, João Gomes deRCIPLSilva, Carolina Cesaroni Henriques2015-06-16T14:38:35Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4658TID:201095050porSilva, Carolina Cesaroni Henriques - Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Relatório de estágio.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:04.262530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP |
title |
Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP |
spellingShingle |
Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP Silva, Carolina Cesaroni Henriques Identidade visual corporativa Design corporativo Plataformas digitais Comunicação digital Web 2.0 Redes sociais Gestão de identidade Corporate visual identity Corporate design Digital media Digital communication Web 2.0 Social media Identity management |
title_short |
Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP |
title_full |
Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP |
title_fullStr |
Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP |
title_full_unstemmed |
Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP |
title_sort |
Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP |
author |
Silva, Carolina Cesaroni Henriques |
author_facet |
Silva, Carolina Cesaroni Henriques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, João Gomes de RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carolina Cesaroni Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade visual corporativa Design corporativo Plataformas digitais Comunicação digital Web 2.0 Redes sociais Gestão de identidade Corporate visual identity Corporate design Digital media Digital communication Web 2.0 Social media Identity management |
topic |
Identidade visual corporativa Design corporativo Plataformas digitais Comunicação digital Web 2.0 Redes sociais Gestão de identidade Corporate visual identity Corporate design Digital media Digital communication Web 2.0 Social media Identity management |
description |
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11 2014-11-01T00:00:00Z 2015-06-16T14:38:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/4658 TID:201095050 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/4658 |
identifier_str_mv |
TID:201095050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Carolina Cesaroni Henriques - Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTP. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Relatório de estágio. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133397550891008 |