Saber ler para saber pensar : uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Isabel de Moura Leitão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17683
Resumo: Descreve-se nesta reflexão uma proposta de trabalho que procura respostas para a inquietação relacionada com a aprendizagem da leitura ao longo de 25 anos de docência. De facto, os indicadores nacionais e internacionais revelam níveis de literacia inferiores ao desejado e descredibilizam as estratégias usadas nas salas de aula. Nesse sentido, é feita uma reflexão teoricamente fundamentada sobre as práticas levadas a cabo pela docente ao longo da sua experiência profissional, pois o professor quando termina a sua formação académica está longe de ser encarado como um profissional amadurecido, na medida em que os conhecimentos que adquiriu são insuficientes para o exercício das suas funções ao longo da carreira, reconhecendo, assim, numa atitude autorreflexiva, a necessidade de crescimento. O ensino explícito da compreensão de textos e a definição de estratégias de aprendizagem de forma autorregulada tornam-se cruciais para a formação das jovens gerações, que necessitam desenvolver estratégias cognitivas e metacognitivas para obtenção de informação emanada dos textos escritos. Se ensinar a ler é um desafio estimulante, ousar ensinar a pensar é um desafio mais estimulante ainda.
id RCAP_167d8c6b70d97c1fcf70dfa2f93de913
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17683
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Saber ler para saber pensar : uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua maternaLeituraMetacogniçãoEstratégias de aprendizagemReadingMetacognitionLearning strategiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDescreve-se nesta reflexão uma proposta de trabalho que procura respostas para a inquietação relacionada com a aprendizagem da leitura ao longo de 25 anos de docência. De facto, os indicadores nacionais e internacionais revelam níveis de literacia inferiores ao desejado e descredibilizam as estratégias usadas nas salas de aula. Nesse sentido, é feita uma reflexão teoricamente fundamentada sobre as práticas levadas a cabo pela docente ao longo da sua experiência profissional, pois o professor quando termina a sua formação académica está longe de ser encarado como um profissional amadurecido, na medida em que os conhecimentos que adquiriu são insuficientes para o exercício das suas funções ao longo da carreira, reconhecendo, assim, numa atitude autorreflexiva, a necessidade de crescimento. O ensino explícito da compreensão de textos e a definição de estratégias de aprendizagem de forma autorregulada tornam-se cruciais para a formação das jovens gerações, que necessitam desenvolver estratégias cognitivas e metacognitivas para obtenção de informação emanada dos textos escritos. Se ensinar a ler é um desafio estimulante, ousar ensinar a pensar é um desafio mais estimulante ainda.This reflection describes a work proposal that seeks answers to the restlessness related to teaching reading over 25 years. In fact, the national and international indicators denote literacy levels below the desired, discrediting strategies used in classrooms. In this sense, a theoretic reflection is made on the practices carried out by the teacher throughout her professional experience. A graduated teacher is far from being seen as a professional completely finished and matured. The knowledge acquired during initial training is insufficient for the exercise during their career, thus recognizing in a self-reflective attitude, the need for growth. The explicit teaching of reading comprehension, the definition of learning self-regulated strategies become crucial for the formation of young people who need to develop cognitive and metacognitive skills for obtaining information from the written texts. If teaching reading is an exciting challenge, having the courage to teach to think is a challenge even more exciting.Xavier, Maria Raul Andrade Martins LoboVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Maria Isabel de Moura Leitão2015-05-19T14:22:32Z2013-0220132013-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17683porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:52:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:46.074414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Saber ler para saber pensar : uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua materna
title Saber ler para saber pensar : uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua materna
spellingShingle Saber ler para saber pensar : uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua materna
Santos, Maria Isabel de Moura Leitão
Leitura
Metacognição
Estratégias de aprendizagem
Reading
Metacognition
Learning strategies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Saber ler para saber pensar : uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua materna
title_full Saber ler para saber pensar : uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua materna
title_fullStr Saber ler para saber pensar : uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua materna
title_full_unstemmed Saber ler para saber pensar : uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua materna
title_sort Saber ler para saber pensar : uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua materna
author Santos, Maria Isabel de Moura Leitão
author_facet Santos, Maria Isabel de Moura Leitão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Maria Raul Andrade Martins Lobo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Isabel de Moura Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Metacognição
Estratégias de aprendizagem
Reading
Metacognition
Learning strategies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Leitura
Metacognição
Estratégias de aprendizagem
Reading
Metacognition
Learning strategies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Descreve-se nesta reflexão uma proposta de trabalho que procura respostas para a inquietação relacionada com a aprendizagem da leitura ao longo de 25 anos de docência. De facto, os indicadores nacionais e internacionais revelam níveis de literacia inferiores ao desejado e descredibilizam as estratégias usadas nas salas de aula. Nesse sentido, é feita uma reflexão teoricamente fundamentada sobre as práticas levadas a cabo pela docente ao longo da sua experiência profissional, pois o professor quando termina a sua formação académica está longe de ser encarado como um profissional amadurecido, na medida em que os conhecimentos que adquiriu são insuficientes para o exercício das suas funções ao longo da carreira, reconhecendo, assim, numa atitude autorreflexiva, a necessidade de crescimento. O ensino explícito da compreensão de textos e a definição de estratégias de aprendizagem de forma autorregulada tornam-se cruciais para a formação das jovens gerações, que necessitam desenvolver estratégias cognitivas e metacognitivas para obtenção de informação emanada dos textos escritos. Se ensinar a ler é um desafio estimulante, ousar ensinar a pensar é um desafio mais estimulante ainda.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02
2013
2013-02-01T00:00:00Z
2015-05-19T14:22:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17683
url http://hdl.handle.net/10400.14/17683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131826067865600