Relatório de Estágio de Qualificação Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cláudia Daniela Leal da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9991
Resumo: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, parte integrante no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no qual a mestranda reflete sobre a sua prática e os seus processos de aprendizagem profissional desenvolvidos nos contextos educativos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Estabelecendo uma articulação entre os quadros teóricos e a ação desenvolvida na prática, a mestranda teve a oportunidade de, através de uma aproximação à metodologia de investigação-ação, recorrer a estratégias formativas de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que lhe permitiram a compreensão de problemáticas decorrentes da ação, bem como da importância do uso da reflexão diariamente. Concomitantemente, o trabalho cooperativo e colaborativo entre todos os atores educativos e o processo de supervisão inerente à prática revelaram-se fundamentais na co construção de saberes, apoiada numa reflexão conjunta na, para e sobre a ação. Neste sentido, a mestranda foi desenvolvendo atitudes questionadoras, indagadoras e críticas ao longo da sua prática educativa, que culminaram no desenvolvimento de não só conhecimentos e competências profissionais da mesma, como momentos de bem-estar e aprendizagem proporcionadas às crianças. Por fim, a mestranda dá relevo à formação ao longo da vida, sendo que considera necessário o desenvolvimento de novos saberes, de forma gradual, com o objetivo de ser capaz de dar resposta aos diferentes desafios da sociedade vigente e, assim, a todas as necessidades e interesses das crianças.
id RCAP_1683e43efa2b3aca2d4b18af5f9e4616
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Qualificação ProfissionalCrecheCriançaEducação pré-escolarDesenvolvimento profissionalDaycareChildPre-school educationProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, parte integrante no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no qual a mestranda reflete sobre a sua prática e os seus processos de aprendizagem profissional desenvolvidos nos contextos educativos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Estabelecendo uma articulação entre os quadros teóricos e a ação desenvolvida na prática, a mestranda teve a oportunidade de, através de uma aproximação à metodologia de investigação-ação, recorrer a estratégias formativas de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que lhe permitiram a compreensão de problemáticas decorrentes da ação, bem como da importância do uso da reflexão diariamente. Concomitantemente, o trabalho cooperativo e colaborativo entre todos os atores educativos e o processo de supervisão inerente à prática revelaram-se fundamentais na co construção de saberes, apoiada numa reflexão conjunta na, para e sobre a ação. Neste sentido, a mestranda foi desenvolvendo atitudes questionadoras, indagadoras e críticas ao longo da sua prática educativa, que culminaram no desenvolvimento de não só conhecimentos e competências profissionais da mesma, como momentos de bem-estar e aprendizagem proporcionadas às crianças. Por fim, a mestranda dá relevo à formação ao longo da vida, sendo que considera necessário o desenvolvimento de novos saberes, de forma gradual, com o objetivo de ser capaz de dar resposta aos diferentes desafios da sociedade vigente e, assim, a todas as necessidades e interesses das crianças.The present Internship Report within the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, part of the Master's in Pre-School Education, in which the student reflects on her practice and her professional learning processes developed in the educational contexts of Daycare and Pre-School Education. By establishing an articulation between the theoretical concepts and the action developed in practice, the master student had the opportunity to, through an approach to research-action methodology, resort to formative strategies of observation, planning, action, evaluation and reflection that allowed her to understand problems that arise from the action, as well as the importance of daily reflection. Simultaneously, cooperative and collaborative work between all educational actors and the process of supervision inherent to the practice have proved to be fundamental in the development of knowledge, supported by a joint reflection on, for and about action. In this sense, the master’s student began to develop questioning, inquiring and critical attitudes throughout her educational practice, culminating in the development of not only professional knowledge and skills, but also moments of well-being and learning provided to the children. Lastly, the master's student emphasizes lifelong learning and considers that it is necessary to develop new knowledge, in a gradual way, with the aim of being able to respond to the different challenges of the current society and, thus, to all the needs and interests of children.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosEsteves, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Cláudia Daniela Leal da2017-07-04T14:19:51Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9991TID:201711966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:31.843935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
title Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
spellingShingle Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
Rocha, Cláudia Daniela Leal da
Creche
Criança
Educação pré-escolar
Desenvolvimento profissional
Daycare
Child
Pre-school education
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
title_full Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
title_fullStr Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
title_sort Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
author Rocha, Cláudia Daniela Leal da
author_facet Rocha, Cláudia Daniela Leal da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Esteves, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Cláudia Daniela Leal da
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Criança
Educação pré-escolar
Desenvolvimento profissional
Daycare
Child
Pre-school education
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Criança
Educação pré-escolar
Desenvolvimento profissional
Daycare
Child
Pre-school education
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, parte integrante no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no qual a mestranda reflete sobre a sua prática e os seus processos de aprendizagem profissional desenvolvidos nos contextos educativos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Estabelecendo uma articulação entre os quadros teóricos e a ação desenvolvida na prática, a mestranda teve a oportunidade de, através de uma aproximação à metodologia de investigação-ação, recorrer a estratégias formativas de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que lhe permitiram a compreensão de problemáticas decorrentes da ação, bem como da importância do uso da reflexão diariamente. Concomitantemente, o trabalho cooperativo e colaborativo entre todos os atores educativos e o processo de supervisão inerente à prática revelaram-se fundamentais na co construção de saberes, apoiada numa reflexão conjunta na, para e sobre a ação. Neste sentido, a mestranda foi desenvolvendo atitudes questionadoras, indagadoras e críticas ao longo da sua prática educativa, que culminaram no desenvolvimento de não só conhecimentos e competências profissionais da mesma, como momentos de bem-estar e aprendizagem proporcionadas às crianças. Por fim, a mestranda dá relevo à formação ao longo da vida, sendo que considera necessário o desenvolvimento de novos saberes, de forma gradual, com o objetivo de ser capaz de dar resposta aos diferentes desafios da sociedade vigente e, assim, a todas as necessidades e interesses das crianças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-04T14:19:51Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9991
TID:201711966
url http://hdl.handle.net/10400.22/9991
identifier_str_mv TID:201711966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131400749711360