Relatório de Estágio de Qualificação Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Cátia Daniela Cardoso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9989
Resumo: O trabalho realizado no relatório de estágio tem como finalidade, a obtenção do grau de mestre em educação de infância, tendo como propósito a análise crítica e reflexiva de todo o processo desenvolvido nos contextos de creche e pré-escolar. Ao longo deste relatório são abordadas questões de cariz teórico e legal, que sustentaram e orientaram as práticas desenvolvidas ao longo dos estágios. Estão mencionadas referências à imagem de criança como um ser ativo, competente, criativo e autónomo e, o papel do educador enquanto agente ativo, participativo e reflexivo. Tendo este como objetivo observar e interagir com as crianças, tornando-se capaz de escutar as suas vozes, planear, agir e avaliar de forma a responder às suas necessidades e interesses. Neste sentido é imprescindível, adotar uma atitude crítica, reflexiva e indagadora, permitindo responder de forma apropriada a cada grupo e a cada criança, numa perspetiva diferenciada. Sendo esta, uma postura que a mestranda adotou, como forma de compreender a realidade e agir com o intuito de melhorar a qualidade da sua ação educativa. Também, estão mencionados os modelos/perspetivas pedagógicas que a mestranda se identificou ao longo da sua prática, assim como os processos educativos desenvolvidos, a observação, a planificação, a ação, a reflexão e a avaliação. Este relatório surge, também, como uma possibilidade de a mestranda, refletir sobre a aprendizagem, crescimento e evolução, que contribuíram para melhorar a sua prática, assim como todo o caminho que ainda tem que percorrer.
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