A perceção dos professores face à importância da família e da escola no desenvolvimento do aluno com deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Paulo Guilherme Valadão Coelho Rocha de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5081
Resumo: No presente estudo pretendeu-se conhecer as perceções dos professores face à importância da família e da escola no desenvolvimento do aluno com deficiência mental. Neste sentido, foi delineada uma pesquisa tendo como instrumento de recolha de dados, um inquérito questionário, administrado a 106 professores de vários níveis de ensino dos Agrupamentos de Escolas do Douro e Távora. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos professores inquiridos considera que deveria de existir mais formação em educação especial. A maioria dos inquiridos defende, também, a ideia que os professores em geral não possuem formação para ensinarem alunos com deficiência mental. Verificamos que os professores, percecionam o trabalho conjunto entre a família e a escola como um fator que beneficia o desenvolvimento do aluno com deficiência mental. E, a maioria dos inquiridos concordam parcialmente que a inclusão dos alunos deficientes mentais em turmas regulares, será benéfico para o seu desenvolvimento. Por fim, são discutidos os aspetos mais relevantes decorrentes do trabalho de investigação e formuladas algumas propostas que poderão contribuir ou constituir motivo para outras investigações.
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