O encontro afetivo em sala de aula : um estudo com professoras de alunos com deficiencia mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Adriana Rocha Figueiredo
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586507
Resumo: Orientador: Isaura Figueiredo Guimarães
id UNICAMP-30_0ab2db9d21d15fc222b5d8b7c48496dd
oai_identifier_str oai::134303
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O encontro afetivo em sala de aula : um estudo com professoras de alunos com deficiencia mentalProfessorasDeficiência mentalAprendizagemOrientador: Isaura Figueiredo GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho procura aprofundar a questão da afetividade da professora do deficiente mental, esclarecendo os fenômenos que interagem de forma significativa no encontro de sala de aula. O questionamento central da pesquisa é a subjetividade da professora, sua construção afetiva, revelada em sua própria história de vida e na sua ação profissional. O trabalho discute a interação no processo educacional, tanto ligada à circunstâncias da instituição como às trocas entre a professora e os alunos com deficiência mental. Foi tomado como referencial teórico a psicanálise, pela ênfase dada à construção afetiva na personalidade do sujeito e a teoria psicogenética para maior compreensão do processo ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada segundo o paradigma da metodologia qualitativa, usando relatos de história de vida de professoras da APAE de Uberaba, MG. Após estágio de observação na entidade e questionário de sondagem com sujeitos interessados na investigação do tema. Foram levantadas três categorias de análise: 1. A construção da subjetividade do ser mulher; 2. A mulher como mobilizadora do crescimento do outro; 3. A educadora de uma demanda especial. A autora conclui que a construção da afetividade da mulher/professora, reflete diretamente em sua vida profissional e defende um espaço onde esta educadora tenha maior probabilidade de se construir, aproveitando os desafios diários em sala de aulaAbstract: The research is devoted to emotional development of teachers working with persons with mental retardation. Chapters are focused on issues of whether teachers - pupil interaction in classroom is related to the teachers constructed subjectivity. The author assessed a group of teachers working in the Mental Health institution, called AP AE (Parents and Friends of Mental Retardation People Association) in Uberaba, MG, Brazil, interested in collaborated with research. The main objective of the study was to understand the life history of the teachers, exploring significant events of their childhood, adolescence and the family environment and education, connecting that to their career choice of working with mental retardation education. The theoretical framework the problem are the psychoanalysis of Freud for understands the teachers emotional development and the Piaget cognitive theory to approach the teaching-learning process The research followed the qualitative methodology paradigm, using the history of life us strategy of collecting data and the qualitative analysis and interpretation in the evaluation process The main findings of the research was: the traditional female education of the teachers reveled reinforcement on passivity and dependency and value the sensitive behavior; the teachers perception of themselves us nurturing persons, responsible for the growth of others; the teachers success to work with mental retardation persons was related to an openness of mind, coming from positive emotional experiences in the development. Concluding the author recommended programs of support for those teachers, where they can revue and reconstructed their emotional life to improve their interaction with the mental retardation personsMestradoPsicologia da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Guimarães, Isaura Rocha Figueiredo, 1940-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFranco, Adriana Rocha Figueiredo1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf91f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586507FRANCO, Adriana Rocha Figueiredo. O encontro afetivo em sala de aula: um estudo com professoras de alunos com deficiencia mental. 1998. 91f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586507. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134303porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:49:50Zoai::134303Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:49:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O encontro afetivo em sala de aula : um estudo com professoras de alunos com deficiencia mental
title O encontro afetivo em sala de aula : um estudo com professoras de alunos com deficiencia mental
spellingShingle O encontro afetivo em sala de aula : um estudo com professoras de alunos com deficiencia mental
Franco, Adriana Rocha Figueiredo
Professoras
Deficiência mental
Aprendizagem
title_short O encontro afetivo em sala de aula : um estudo com professoras de alunos com deficiencia mental
title_full O encontro afetivo em sala de aula : um estudo com professoras de alunos com deficiencia mental
title_fullStr O encontro afetivo em sala de aula : um estudo com professoras de alunos com deficiencia mental
title_full_unstemmed O encontro afetivo em sala de aula : um estudo com professoras de alunos com deficiencia mental
title_sort O encontro afetivo em sala de aula : um estudo com professoras de alunos com deficiencia mental
author Franco, Adriana Rocha Figueiredo
author_facet Franco, Adriana Rocha Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Isaura Rocha Figueiredo, 1940-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Adriana Rocha Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Professoras
Deficiência mental
Aprendizagem
topic Professoras
Deficiência mental
Aprendizagem
description Orientador: Isaura Figueiredo Guimarães
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586507
FRANCO, Adriana Rocha Figueiredo. O encontro afetivo em sala de aula: um estudo com professoras de alunos com deficiencia mental. 1998. 91f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586507. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586507
identifier_str_mv FRANCO, Adriana Rocha Figueiredo. O encontro afetivo em sala de aula: um estudo com professoras de alunos com deficiencia mental. 1998. 91f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586507. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
91f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188814697005056