Ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amado, Nélia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3350
Resumo: A criatividade é uma característica inerente ao saber matemático e embora esteja, muitas vezes, associada à genialdade ou a habilidades excecionais, ela pode ser amplamente estimulada na população escolar em geral. É uma capacidade que nem sempre é visível em contexto de sala de aula, sobretudo devido à falta de tempo e de espaço para atividades livres, bem como para refl exões informais, dois aspetos, entre outros, importantes para desenvolver ideias espontâneas e iluminações que provêm do senso comum.
id RCAP_169dd2636e2bafb9d6d3aafebdee3ab8
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3350
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anosMatemáticaCriatividadeA criatividade é uma característica inerente ao saber matemático e embora esteja, muitas vezes, associada à genialdade ou a habilidades excecionais, ela pode ser amplamente estimulada na população escolar em geral. É uma capacidade que nem sempre é visível em contexto de sala de aula, sobretudo devido à falta de tempo e de espaço para atividades livres, bem como para refl exões informais, dois aspetos, entre outros, importantes para desenvolver ideias espontâneas e iluminações que provêm do senso comum.Associação Portuguesa de MatemáticaSapientiaAmado, NéliaFerreira, Rosa2014-01-22T14:20:36Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3350por0871-7222AUT: NAM01269;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:24Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:56.091252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos
title Ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos
spellingShingle Ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos
Amado, Nélia
Matemática
Criatividade
title_short Ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos
title_full Ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos
title_fullStr Ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos
title_full_unstemmed Ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos
title_sort Ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos
author Amado, Nélia
author_facet Amado, Nélia
Ferreira, Rosa
author_role author
author2 Ferreira, Rosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Amado, Nélia
Ferreira, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Criatividade
topic Matemática
Criatividade
description A criatividade é uma característica inerente ao saber matemático e embora esteja, muitas vezes, associada à genialdade ou a habilidades excecionais, ela pode ser amplamente estimulada na população escolar em geral. É uma capacidade que nem sempre é visível em contexto de sala de aula, sobretudo devido à falta de tempo e de espaço para atividades livres, bem como para refl exões informais, dois aspetos, entre outros, importantes para desenvolver ideias espontâneas e iluminações que provêm do senso comum.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-22T14:20:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3350
url http://hdl.handle.net/10400.1/3350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-7222
AUT: NAM01269;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133178978369536