Design for equality: building tomorrow´s creative universities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30284 |
Resumo: | Embora os números de disparidade de gênero mostrem uma evolução significativa na educação, as discrepâncias ainda prevalecem em muitos segmentos de trabalho e perpetuam-se desigualdades. Nesse contexto, os componentes de igualdade e diversidade tornaram-se ativos para as empresas, onde tem sido cada vez mais demandada. Assim, torna-se uma questão a ser trabalhada pelas universidades, seja no contexto interno de instituição, seja na formação de estudantes e futuros profissionais. Ao olhar de forma ampla para a jornada das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade, este estudo tem como objetivo desenvolver um plano de ação aplicável usando para isso o mindset do design, de forma a criar políticas de inserção da equidade de gênero no contexto interdisciplinar e operacional da instituição de ensino aqui analisada. Desse modo, as universidades teriam um papel mais ativo não apenas na formação de indivíduos preparados para as necessidades do mercado, mas para atuar em uma sociedade mais igualitária e consciente. |
id |
RCAP_16c26a8cdab32a2f60fab2e60a4bdd22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30284 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design for equality: building tomorrow´s creative universitiesGéneroIgualdadeDesignEstratégiaUniversidades criativasGestão do designEmbora os números de disparidade de gênero mostrem uma evolução significativa na educação, as discrepâncias ainda prevalecem em muitos segmentos de trabalho e perpetuam-se desigualdades. Nesse contexto, os componentes de igualdade e diversidade tornaram-se ativos para as empresas, onde tem sido cada vez mais demandada. Assim, torna-se uma questão a ser trabalhada pelas universidades, seja no contexto interno de instituição, seja na formação de estudantes e futuros profissionais. Ao olhar de forma ampla para a jornada das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade, este estudo tem como objetivo desenvolver um plano de ação aplicável usando para isso o mindset do design, de forma a criar políticas de inserção da equidade de gênero no contexto interdisciplinar e operacional da instituição de ensino aqui analisada. Desse modo, as universidades teriam um papel mais ativo não apenas na formação de indivíduos preparados para as necessidades do mercado, mas para atuar em uma sociedade mais igualitária e consciente.Although gender disparity numbers show a significant evolution in education, discrepancies still prevail in many segments of work and inequalities are perpetuated. In this context, the components of equality and diversity have become active for business, where it has been increasingly in demand. Thus, it becomes an issue to be addressed by universities, either in the internal context of an institution or in the training of students and future professionals. When looking broadly at the women's journey in the labor market and in society, by using mixed methodologies, this study aims to develop an applicable action plan using the design mindset, in order to create policies for insertion of gender equity into the context interdisciplinary and operational of the educational institution analyzed here. In this way, universities would play a more active role not only in training individuals prepared for the needs of the market but in acting in a more egalitarian and conscious society.Gancho, SaraRepositório ComumLima, Raquel Cristina Oliveira2019-11-26T10:19:09Z2019-10-01T00:00:00Z2019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30284202313158enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:22.345911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design for equality: building tomorrow´s creative universities |
title |
Design for equality: building tomorrow´s creative universities |
spellingShingle |
Design for equality: building tomorrow´s creative universities Lima, Raquel Cristina Oliveira Género Igualdade Design Estratégia Universidades criativas Gestão do design |
title_short |
Design for equality: building tomorrow´s creative universities |
title_full |
Design for equality: building tomorrow´s creative universities |
title_fullStr |
Design for equality: building tomorrow´s creative universities |
title_full_unstemmed |
Design for equality: building tomorrow´s creative universities |
title_sort |
Design for equality: building tomorrow´s creative universities |
author |
Lima, Raquel Cristina Oliveira |
author_facet |
Lima, Raquel Cristina Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gancho, Sara Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Raquel Cristina Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Género Igualdade Design Estratégia Universidades criativas Gestão do design |
topic |
Género Igualdade Design Estratégia Universidades criativas Gestão do design |
description |
Embora os números de disparidade de gênero mostrem uma evolução significativa na educação, as discrepâncias ainda prevalecem em muitos segmentos de trabalho e perpetuam-se desigualdades. Nesse contexto, os componentes de igualdade e diversidade tornaram-se ativos para as empresas, onde tem sido cada vez mais demandada. Assim, torna-se uma questão a ser trabalhada pelas universidades, seja no contexto interno de instituição, seja na formação de estudantes e futuros profissionais. Ao olhar de forma ampla para a jornada das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade, este estudo tem como objetivo desenvolver um plano de ação aplicável usando para isso o mindset do design, de forma a criar políticas de inserção da equidade de gênero no contexto interdisciplinar e operacional da instituição de ensino aqui analisada. Desse modo, as universidades teriam um papel mais ativo não apenas na formação de indivíduos preparados para as necessidades do mercado, mas para atuar em uma sociedade mais igualitária e consciente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T10:19:09Z 2019-10-01T00:00:00Z 2019-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/30284 202313158 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/30284 |
identifier_str_mv |
202313158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130001307598848 |