Design for equality: building tomorrow´s creative universities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Raquel Cristina Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30284
Resumo: Embora os números de disparidade de gênero mostrem uma evolução significativa na educação, as discrepâncias ainda prevalecem em muitos segmentos de trabalho e perpetuam-se desigualdades. Nesse contexto, os componentes de igualdade e diversidade tornaram-se ativos para as empresas, onde tem sido cada vez mais demandada. Assim, torna-se uma questão a ser trabalhada pelas universidades, seja no contexto interno de instituição, seja na formação de estudantes e futuros profissionais. Ao olhar de forma ampla para a jornada das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade, este estudo tem como objetivo desenvolver um plano de ação aplicável usando para isso o mindset do design, de forma a criar políticas de inserção da equidade de gênero no contexto interdisciplinar e operacional da instituição de ensino aqui analisada. Desse modo, as universidades teriam um papel mais ativo não apenas na formação de indivíduos preparados para as necessidades do mercado, mas para atuar em uma sociedade mais igualitária e consciente.
id RCAP_16c26a8cdab32a2f60fab2e60a4bdd22
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design for equality: building tomorrow´s creative universitiesGéneroIgualdadeDesignEstratégiaUniversidades criativasGestão do designEmbora os números de disparidade de gênero mostrem uma evolução significativa na educação, as discrepâncias ainda prevalecem em muitos segmentos de trabalho e perpetuam-se desigualdades. Nesse contexto, os componentes de igualdade e diversidade tornaram-se ativos para as empresas, onde tem sido cada vez mais demandada. Assim, torna-se uma questão a ser trabalhada pelas universidades, seja no contexto interno de instituição, seja na formação de estudantes e futuros profissionais. Ao olhar de forma ampla para a jornada das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade, este estudo tem como objetivo desenvolver um plano de ação aplicável usando para isso o mindset do design, de forma a criar políticas de inserção da equidade de gênero no contexto interdisciplinar e operacional da instituição de ensino aqui analisada. Desse modo, as universidades teriam um papel mais ativo não apenas na formação de indivíduos preparados para as necessidades do mercado, mas para atuar em uma sociedade mais igualitária e consciente.Although gender disparity numbers show a significant evolution in education, discrepancies still prevail in many segments of work and inequalities are perpetuated. In this context, the components of equality and diversity have become active for business, where it has been increasingly in demand. Thus, it becomes an issue to be addressed by universities, either in the internal context of an institution or in the training of students and future professionals. When looking broadly at the women's journey in the labor market and in society, by using mixed methodologies, this study aims to develop an applicable action plan using the design mindset, in order to create policies for insertion of gender equity into the context interdisciplinary and operational of the educational institution analyzed here. In this way, universities would play a more active role not only in training individuals prepared for the needs of the market but in acting in a more egalitarian and conscious society.Gancho, SaraRepositório ComumLima, Raquel Cristina Oliveira2019-11-26T10:19:09Z2019-10-01T00:00:00Z2019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30284202313158enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:22.345911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design for equality: building tomorrow´s creative universities
title Design for equality: building tomorrow´s creative universities
spellingShingle Design for equality: building tomorrow´s creative universities
Lima, Raquel Cristina Oliveira
Género
Igualdade
Design
Estratégia
Universidades criativas
Gestão do design
title_short Design for equality: building tomorrow´s creative universities
title_full Design for equality: building tomorrow´s creative universities
title_fullStr Design for equality: building tomorrow´s creative universities
title_full_unstemmed Design for equality: building tomorrow´s creative universities
title_sort Design for equality: building tomorrow´s creative universities
author Lima, Raquel Cristina Oliveira
author_facet Lima, Raquel Cristina Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gancho, Sara
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Raquel Cristina Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Género
Igualdade
Design
Estratégia
Universidades criativas
Gestão do design
topic Género
Igualdade
Design
Estratégia
Universidades criativas
Gestão do design
description Embora os números de disparidade de gênero mostrem uma evolução significativa na educação, as discrepâncias ainda prevalecem em muitos segmentos de trabalho e perpetuam-se desigualdades. Nesse contexto, os componentes de igualdade e diversidade tornaram-se ativos para as empresas, onde tem sido cada vez mais demandada. Assim, torna-se uma questão a ser trabalhada pelas universidades, seja no contexto interno de instituição, seja na formação de estudantes e futuros profissionais. Ao olhar de forma ampla para a jornada das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade, este estudo tem como objetivo desenvolver um plano de ação aplicável usando para isso o mindset do design, de forma a criar políticas de inserção da equidade de gênero no contexto interdisciplinar e operacional da instituição de ensino aqui analisada. Desse modo, as universidades teriam um papel mais ativo não apenas na formação de indivíduos preparados para as necessidades do mercado, mas para atuar em uma sociedade mais igualitária e consciente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T10:19:09Z
2019-10-01T00:00:00Z
2019-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30284
202313158
url http://hdl.handle.net/10400.26/30284
identifier_str_mv 202313158
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130001307598848