Importância dos materiais não estruturados e semiestruturados para a promoção da criatividade de um grupo de crianças de 3 e 4 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Cláudia Sofia Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14473
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_16c4b335804edab1a6a49bdb13263e4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância dos materiais não estruturados e semiestruturados para a promoção da criatividade de um grupo de crianças de 3 e 4 anosBrincarMateriais não estruturadosMateriais semiestruturadosCriatividade.PlayUnstructured materialsSemi-structured materialsCreativityRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorre do processo de intervenção na valência de pré-escolar, experienciado a partir da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II. Fruto de uma observação constante e do registo dos comportamentos alusivos ao grupo, foi possível perceber que as crianças demonstravam bastante interesse pela manipulação de materiais não estruturados e semiestruturados, criando brincadeiras e interações com os mesmos bastante criativas. Posto isto, optei por desenvolver um estudo relacionado com esta temática, tendo em vista compreender a importância do contacto com estes materiais para a promoção da criatividade das crianças. Para responder a esta questão, enveredei por um estudo de caso de natureza qualitativa, no qual foram delineados três objetivos, sendo eles: (i) “Quais as potencialidades dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças?”; (ii) “Como é que os materiais não estruturados e semiestruturados promovem a criatividade das crianças?”; e (iii) “Que estratégias pode o educador adotar para promover a criatividade das crianças através da exploração dos materiais não estruturados e semiestruturados?”. Quanto aos instrumentos da investigação, importa referir que selecionei notas de campo, registos fotográficos, entrevistas a uma amostra de educadoras de infância e de crianças e, ainda, análise de conteúdo. Através do presente estudo, compreendi que materiais não estruturados e semiestruturados são bastante versáteis nos momentos de brincadeira, apresentando diversas potencialidades, entre elas, a promoção da criatividade. Considerando a multiplicidade de potencialidades destes materiais, torna-se relevante que o educador recorra aos mesmos para promover a criatividade das crianças. Considero que tanto a intervenção como a realização do presente relatório se revelaram imprescindíveis para a construção da minha profissionalidade, na medida em que tive a oportunidade de refletir acerca da minha prática e adequar a mesma ao contexto no qual fui inserida. Adicionalmente, penso que o desenvolvimento da presente investigação me proporcionou grandes oportunidades de aprendizagem, uma vez que me apropriei de uma série de conhecimentos que espero pôr em prática em breve.ABSTRACT This report stems from the intervention process in the preschool valence, experienced from the Supervised Professional Practice Curricular Unit II. As a result of a constant observation and the registration of behaviors allusive to the group, it was possible to notice that the children showed a great deal of interest in the manipulation of unstructured and semi-structured materials, creating games and interactions with them very creative. Having said that, I chose to develop a study related to this theme, with a view to understanding the importance of contact with these materials for the promotion of children's creativity. To answer this question, I went through a qualitative case study, in which three objectives were outlined: (i) "What are the potentialities of unstructured and semi-structured materials in children's play?"; (ii) "How do unstructured and semi-structured materials promote children's creativity? "; and (iii) "What strategies can the educator adopt to promote children's creativity through the exploitation of unstructured and semi-structured materials?". As for the instruments of investigation, it should be noted that I selected field notes, photographic records, interviews with a sample of educators of children and children and, also, content analysis. Through the present study, I understood that unstructured and semi-structured materials are quite veritable in the moments of play, presenting several potentialities, among them, the promotion of creativity. Considering the multiplicity of potentialities of these materials, it is relevant that the educator resorts to them to promote children's creativity. I believe that both the intervention and the realization of this report proved essential for the construction of my professionality, to the extent that I had the opportunity to reflect on my practice and adapt it to the context in which I was inserted. In addition, I believe that the development of this research has given me great learning opportunities, as I have appropriated a range of knowledge that I hope to put into practice soon.Lino, DalilaRCIPLFigueiredo, Cláudia Sofia Santos2022-03-15T14:11:29Z2021-07-202021-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14473TID:202935434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:16.504022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância dos materiais não estruturados e semiestruturados para a promoção da criatividade de um grupo de crianças de 3 e 4 anos
title Importância dos materiais não estruturados e semiestruturados para a promoção da criatividade de um grupo de crianças de 3 e 4 anos
spellingShingle Importância dos materiais não estruturados e semiestruturados para a promoção da criatividade de um grupo de crianças de 3 e 4 anos
Figueiredo, Cláudia Sofia Santos
Brincar
Materiais não estruturados
Materiais semiestruturados
Criatividade.
Play
Unstructured materials
Semi-structured materials
Creativity
title_short Importância dos materiais não estruturados e semiestruturados para a promoção da criatividade de um grupo de crianças de 3 e 4 anos
title_full Importância dos materiais não estruturados e semiestruturados para a promoção da criatividade de um grupo de crianças de 3 e 4 anos
title_fullStr Importância dos materiais não estruturados e semiestruturados para a promoção da criatividade de um grupo de crianças de 3 e 4 anos
title_full_unstemmed Importância dos materiais não estruturados e semiestruturados para a promoção da criatividade de um grupo de crianças de 3 e 4 anos
title_sort Importância dos materiais não estruturados e semiestruturados para a promoção da criatividade de um grupo de crianças de 3 e 4 anos
author Figueiredo, Cláudia Sofia Santos
author_facet Figueiredo, Cláudia Sofia Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Cláudia Sofia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Materiais não estruturados
Materiais semiestruturados
Criatividade.
Play
Unstructured materials
Semi-structured materials
Creativity
topic Brincar
Materiais não estruturados
Materiais semiestruturados
Criatividade.
Play
Unstructured materials
Semi-structured materials
Creativity
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-20
2021-07-20T00:00:00Z
2022-03-15T14:11:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14473
TID:202935434
url http://hdl.handle.net/10400.21/14473
identifier_str_mv TID:202935434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494580871168