A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Ana Carolina Caldeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12807
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_d2cad720b053d17ee2dff5c24dab8869
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12807
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das criançasMateriais não estruturadosMateriais semiestruturadosBrincarCriançasChildren’s playNon-structured materialsSemi-structured materialsRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório apresenta, de forma fundamentada e reflexiva, a minha intervenção em Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), num Jardim de Infância da rede pública, com um grupo de crianças de 3 a 6 anos de idade. Apresenta-se também um estudo sobre a importância e as potencialidades dos materiais não estruturados e semiestruturados no brincar das crianças. O interesse pelo tema surgiu a partir da observação de uma brincadeira de uma criança, que manifestou uma grande curiosidade e envolvimento em brincar dentro de uma “casa”, construída com uma caixa de cartão. A metodologia adotada para a investigação foi o estudo de caso. Procurou-se compreender como as crianças e a educadora valorizavam a exploração destes materiais, recolhendo-se evidências através de notas de campo, da observação participante e da implementação de entrevistas/questionários. Verificou-se que as crianças demonstraram interesse em explorar, construir e interagir com brinquedos feitos a partir de materiais não-estruturados e semiestruturados e que isso potencia a imaginação, a criatividade e a interação entre as crianças. A equipa educativa também atribuiu valor educativo àqueles materiais. Concluiu-se que usar materiais não estruturados e semiestruturados é uma estratégia educativa que deve ser potenciada para estimular o brincar das crianças em Jardim de Infância.ABSTRACT A theoretically justified and reflexive report about my internship in Supervised Professional Practice (PPS II), that took place in a state run kindergarten, with 3 to 6-year-old children, is presented here. A study on the importance and educational power of using non-structured and semi-structured materials to enhance children’s play is also described. This study emerged from an observation of a child’s intensive curiosity and involvement when playing inside a cardboard box, his “house”. A case-study methodology was used in order to understanding how children and pre-school staff valued the use of those materials. Evidence was collected through field notes, participant observation and questionnaires. Results showed that children showed great interest in exploring, building and interacting with non-structured and semi-structured “toys”. This enhanced their imagination, creativity, and quality of play interactions. Pre-school staff also stressed the educational value of those materials. We concluded that using non-structured and semi-structured materials must be viewed as an educational strategy to enhancing children’s play, in kindergarten.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, JoãoRCIPLPestana, Ana Carolina Caldeira2021-02-10T10:30:19Z2020-07-162020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12807TID:202628698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:49.804929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças
title A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças
spellingShingle A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças
Pestana, Ana Carolina Caldeira
Materiais não estruturados
Materiais semiestruturados
Brincar
Crianças
Children’s play
Non-structured materials
Semi-structured materials
title_short A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças
title_full A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças
title_fullStr A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças
title_full_unstemmed A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças
title_sort A importância dos materiais não estruturados e semiestruturados nas brincadeiras das crianças
author Pestana, Ana Carolina Caldeira
author_facet Pestana, Ana Carolina Caldeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Ana Carolina Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais não estruturados
Materiais semiestruturados
Brincar
Crianças
Children’s play
Non-structured materials
Semi-structured materials
topic Materiais não estruturados
Materiais semiestruturados
Brincar
Crianças
Children’s play
Non-structured materials
Semi-structured materials
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16
2020-07-16T00:00:00Z
2021-02-10T10:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12807
TID:202628698
url http://hdl.handle.net/10400.21/12807
identifier_str_mv TID:202628698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133478320603136